Buscar

Prova Objetiva 3 topicos hsitoria geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Voltar
JONAS BRASIL
RU: 1550625Avisos 
CURSO: BACHARELADO EM HISTÓRIA - DISTÂNCIA
AVALIAÇÃO »  NOVO
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
 PROTOCOLO: 20231205155062563DF0BE JONAS HEITICH BRASIL - RU: 1550625 Nota: 70
Disciplina(s):
Tópicos de História Geral
Data de início: 05/12/2023 09:38
Prazo máximo entrega: 05/12/2023 10:38
Data de entrega: 05/12/2023 09:59
Questão 1/12 - Tópicos de História Geral
Leia o trecho a seguir: "Foi apenas no século XVIII que os estudiosos humanistas, que se voltavam ao homem, sua sociedade e sua produção cultural, fizeram reviver o pensamento crítico dos filósofos e historiadores da antiguidade clássica."
 
 
Considerando essas informações e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 4 - História e Historiografia de Tópicos de História Geral, sobre a produção do conhecimento historiográfico, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Foi na Rússia do século XXI que se desenvolveu a preocupação em tornar a História uma ciência.
B O historiador Leopold von Ranke foi um dos principais nomes da chamada Nova História.
C Na perspectiva da Nova História, a produção do conhecimento histórico deveria estar associada exclusivamente as instituições oficiais.
D No século XIX, Karl Marx e Friedrich Engels elaboraram estudos acerca da sociedade em que estavam, desenvolvendo críticas ao sistema capitalista.
Você assinalou essa alternativa (D)
E A história chamada positivista se interessava pelo estudo das mentalidades e do cotidiano.
Questão 2/12 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“Os historiadores, ao escreverem sobre a história (Historiografia), procuram organizar o conhecimento de forma didática a fim de fornecer uma forma adequada ao entendimento do passado da humanidade.”
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 1 - O que é História? sobre a divisão da história em períodos, assinale a alternativa
Nota: 0.0 Você não pontuou essa questão
A Muitos historiadores questionaram a divisão tradicional da História, e hoje adotamos a divisão entre História Moderna e Pós-Moderna.
Você assinalou essa alternativa (A)
B A divisão da História em quatro períodos sofreu diversas críticas, por ser eurocêntrica e privilegiar os acontecimentos políticos em vez dos de ordem econômica, social e cultural.
C A separação da História nessas quatro Idades se deve sobretudo pela análise das transformações econômicas e tecnológicas, como os modos de produção e os avanços tecnológicos.
D A divisão quadripartite da História é aceita até hoje por todos os historiadores, por considerar não apenas os acontecimentos do Ocidente como também os do Oriente.
E A temporalidade histórica possui inúmeras possíveis divisões e formas de separação. Portanto, essa divisão em quatro partes simplesmente caiu em desuso.
Questão 3/12 - Tópicos de História Geral
Leia o trecho a seguir: "A decadência do sistema feudal, o desenvolvimento do comércio e o crescimento das cidades caracterizaram o processo de passagem da Idade Média para a Idade Moderna." 
 
 
Considerando essas informações e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 1 - Monarquias Nacionais de Tópicos de História Geral, sobre as monarquias nacionais, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Podemos citar o fortalecimento da burguesia e a centralização do poder político nos reis, como os dois principais fatores de formação das monarquias nacionais.
Você assinalou essa alternativa (A)
B Foi o poder local das nobrezas feudais que permitiram o crescimento das cidades e o processo de urbanização.
C Durante o contexto feudal houve a unificação dos impostos de forma nacional, o que incentivou as atividades comerciais.
D A realeza e a burguesia ficaram em lados opostos, sendo que esta polarização levou a formação dos estados nacionais.
E Os Estados modernos surgiram a partir do século XIX, marcados pela descentralização política entre pequenas cidades.
Questão 4/12 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“A Revolução Industrial marcou-se pelo chamado nascimento das fábricas e por transformações que se relacionaram diretamente à substituição do trabalho artesanal, que utilizava ferramentas, pelo trabalho assalariado, em que predominava o uso 
das máquinas.”
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 4 - Modernidade sobre as consequências da Revolução Industrial, assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0 Você não pontuou essa questão
A O esvaziamento dos grandes centros urbanos, pois as regiões fabris passaram a ser mais atrativas, o que prejudicou o crescimento das cidades.
B O surgimento de movimentos dos trabalhadores e de suas ideologias, como o socialismo e o anarquismo.
C O surgimento da divisão entre a classe operária e o proletariado.
D O nascimento da classe burguesa, proprietária de propriedades exclusivamente indústrias.
E O êxodo rural, consequência do processo de cercamento dos campos, que resultou no decréscimo da produção agrícola.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 5/12 - Tópicos de História Geral
Leia o trecho a seguir: "A história da civilização egípcia ainda exerce grande fascínio e curiosidade. Muito do que se sabe sobre o Egito Antigo está ligado à preocupação de seus habitantes com a vida após a morte."
 
 
Considerando essas informações e os conteúdos Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 2 - Antigo Egito "Uma Dádiva do Nilo" de Tópicos de História Geral, sobre o Antigo Egito, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A As pirâmides e túmulos construídos no Egito Antigo permitem a sociedade contemporânea conhecer diversos aspectos dessa civilização.
Você assinalou essa alternativa (A)
B O Egito Antigo se localizava somente no continente asiático.
C Os egípcios nunca conseguiram aprender a lidar com o Rio Nilo, e por isso sofreram com suas cheias.
D Os primeiros grupos que se instalaram no Egito Antigo chegaram somente após o ano 1.000.
E Os egípcios não possuíam nenhum tipo de crença religiosa.
Questão 6/12 - Tópicos de História Geral
Leia o trecho a seguir: "Após muitas guerras, as cidades-Estado gregas acabaram sendo invadidas, inicialmente, pelo exército da Macedônia, comandado por Felipe II, pai de Alexandre Magno e, mais tarde, por aquele que viria a se tornar o maior 
império da época, Roma."
 
 
Considerando essas informações e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 4 - Grécia Antiga de Tópicos de História Geral sobre as cidades-Estado da Grécia Antiga, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Entre as pólis gregas, podemos citar Esparta como a responsável pelo legado da democracia.
B A democracia na Grécia Antiga era estendida á toda sociedade, incluindo mulheres e estrangeiros. 
C As decisões relacionadas ao governo ateniense eram feitas na Eclésia, uma assembleia popular.
Você assinalou essa alternativa (C)
D O governo de Péricles foi marcado por medidas extremamente ditatoriais e discriminatórias.
E Clístenes ficou conhecido como o maior ditador da Grécia Antiga, tendo governado Esparta.
Questão 7/12 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“Em virtude do colonialismo europeu do século XV, a cultura cristã espalhou-se pelos continentes, tornando-se hegemônica no mundo. Apesar disso, as diversas culturas ainda mantêm, particularmente, seus costumes, tradições e a maneira de contar 
e demarcar o tempo.”
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 1 - O que é História? sobre o calendário gregoriano, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A O Papa Gregório XIII considerou a criação do mundo por Deuscomo o ponto inicial de seu calendário, dividindo a história em antes da Criação (a.C.) e depois da Criação (d.C.).
B Com a bula papal em 1582, o calendário foi zerado e passaram a considerar a contagem dos anos a partir daquele ponto.
C O Concílio de Trento unificou o calendário entre cristãos, judeus e muçulmanos, passando a adotar o Calendário Gregoriano como o principal em todo o Ocidente até o Oriente Médio.
D O calendário gregoriano considera o nascimento de Jesus Cristo como marco inicial, separando a história em dois períodos: antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.)
Você assinalou essa alternativa (D)
E O papado, com o objetivo de considerar o respeito à diversidade cultural, optou pela denominação antes da Era Comum (AEC) e depois da Era Comum (EC).
Questão 8/12 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“No princípio, os cruzados conseguiram reconquistar Jerusalém [...], cometendo um violento massacre que não poupou nem sequer os cristãos que viviam na cidade sagrada – conforme um relato da época, as ruas foram cobertas de sangue”.
 
 
Considerando o fragmento de texto a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 3 - Idade Média sobre as cruzadas durante a Idade Média, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0 Você não pontuou essa questão
A Com a reconquista de Jerusalém, que impôs sérios sacrifícios aos missionários, a Igreja Católica finalmente conseguiu consolidar seu poder no Oriente Médio.
B Apesar de ter falhado na reconquista de Jerusalém, as cruzadas permitiram à Igreja expandir sua influência para o restante da Europa e da Ásia Ocidental.
C A queda de Jerusalém foi o primeiro passo para a expansão do Império Turco Otomano, que em seguida conquista Constantinopla.
Você assinalou essa alternativa (C)
D O avanço das cruzadas incentivou a construção de diversos grupos de Cavaleiros Templários, que respondiam diretamente aos senhores feudais.
E As cruzadas foram acompanhadas pelos Tribunais da Santa Inquisição, que promoveram casos emblemáticos como o das bruxas de Salém.
Questão 9/12 - Tópicos de História Geral
Leia o trecho a seguir: "O território denominado pelos gregos de Mesopotâmia (terra entre rios) compreendia uma estreita faixa entre os rios Tigre e Eufrates e estava enquadrado no chamado Crescente Fértil, área que compreendia desde o Egito até 
o Rio Tigre."
 
 
Considerando essas informações e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 1 - Civilizações Mesopotâmicas de Tópicos de História Geral sobre as civilizações mesopotâmicas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Apesar de ser uma região extensa, não possuía recursos naturais suficientes para o estabelecimento de comunidades humanas.
B Os primeiros grupos urbanos que surgiram na região da Mesopotâmia foi em torno de 2.000 a.C.
C O território da Mesopotâmia pertencia ao chamado Crescente Fértil.
Você assinalou essa alternativa (C)
D Apesar de haver muitos povos desenvolvidos nessa região, nenhum deles praticava o comércio.
E Havia muito trabalho agrário, mas todos os camponeses eram trabalhadores remunerados.
Questão 10/12 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“Após vencer Cartago, os romanos dirigiram seu imperialismo sobre Grécia, Macedônia, Egito e regiões da Ásia Menor. Por fim, o Mar Mediterrâneo foi inteiramente controlado e chamado de mare nostrum (nosso mar).“
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 2 - Antiguidade sobre o período imperial romano, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A O aumento das províncias romanas impõe uma necessidade de mediação para com os povos dominados e, partir disso, criaram-se ferramentas administrativas para a descentralização do poder.
B A expansão territorial de Roma implicou na emergência de forças políticas que demandavam uma centralização do poder, principalmente por parte dos generais conquistadores.
Você assinalou essa alternativa (B)
C Toda a ebulição social, somada às tensões provocadas pelas conquistas territoriais desenvolvidas por Roma colocaram em xeque a centralização do poder promovida pelo Senado, o que resultou em sua dissolução e na construção de
uma república democrática.
D Descontentes com as medidas adotadas pelo Senado, que beneficiavam os plebeus, os patrícios o depuseram, montando o Tribuno, comandado pelo primeiro imperador Tibério.
E Os méritos militares durante o período de expansão territorial romana recaíram sobre o Senado, que teve seu poder reconhecido e assim reconhecido como o poder central do novo Império.
Questão 11/12 - Tópicos de História Geral (questão opcional)
Leia o fragmento de texto:
“A Europa Ocidental saía da crise do século XIV, que criaram essa necessidade de se lançarem ao mar e foi levada a novos desafios que resultariam na expansão para outros territórios.”
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 4 - Modernidade sobre as consequências da expansão comercial marítima europeia, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0 Você não pontuou essa questão
A Uma de suas consequências foi a chamada acumulação primitiva de Capital nas colônias, de onde se extraíam os metais preciosos.
B O poder absoluto do Rei teve como consequência direta o empobrecimento da burguesia, uma vez que a intervenção do Estado sufocava o livre-comércio.
C A expansão comercial no século XVI resultou na formação de grandes impérios coloniais, provocando a partilha da África e a dominação da China.
D Com a expansão comercial, tivemos o enriquecimento da burguesia, assim como o fortalecimento do poder do rei.
E A metrópole que mais acumulou Capital durante esse período foi a Grã Bretanha, pois possuía maior número de colônias.
Questão 12/12 - Tópicos de História Geral (questão opcional)
Leia o fragmento de texto:
“Com o tempo, surgiram diferentes correntes religiosas internas que questionavam alguns dogmas cristãos. Esses questionamentos originaram as chamadas heresias, ou seja, crimes contra a fé católica por discordarem da doutrina oficial da Igreja em 
Roma.”
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 3 - Idade Média sobre o Cisma do Oriente, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0 Você não pontuou essa questão
A O Cisma originou a divisão entre duas Igrejas: a Católica Apostólica Romana no Ocidente, e a Ortodoxa Grega no Oriente.
B O Cisma do Oriente representou a ruptura entre o Império Romano do Oriente e do Ocidente, sem, contudo, interferir muito em questões religiosas.
C Logo após ao Cisma ocorreu as invasões bárbaras que derrubaram o Império Romano, tornando, portanto, essas divisões de pouca relevância.
D Os interesses políticos e as diferenças de dogmas e de rituais provocaram um desgaste na Igreja Romana, que resultou em sua dissolução no Oriente, restando apenas a católica.
E Foi a tomada de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano um dos principais fatores que desencadearam o Cisma.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Osvaldo Luís Meza. Rota de Aprendizagem da Aula 6. Tópicos de História Geral, Curitiba, Intersaberes, p. 8.
Você acertou!
Comentário: "Ainda no século XIX, Karl Marx e Friedrich Engels, ao fazerem a crítica da sociedade em que viviam, e apresentarem propostas para sua transformação, elaboraram uma nova concepção filosófica de mundo, que mudou definitivamente a
forma de pensar e produzir história. Os referidos pensadores estudaram, por intermédio do materialismo histórico (categoria de análise desenvolvida por ambos), as características políticas e econômicas do projeto social dominante na modernidade: o
capitalismo." (texto-base, p. 9)
DB – Entender, Lembrar (C), Percepção Posicionamento (P)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 1 - O que é História?, p. 5.
Comentário: “Essa divisão quadripartite da história, de origem francesa, apesar de ainda bastante utilizada,é considerada uma visão eurocêntrica, com apenas acontecimentos europeus como marcos divisórios entre os períodos. Outro fator de crítica
também é o fato de basear todos os marcos em acontecimentos políticos. Nem todos os historiadores concordam com essa divisão tradicional com base na história política e propõem outras divisões, como a dos modos de produção. Com enfoque
econômico e tecnológico, essa divisão não segue a ordem cronológica da periodização, observando, apenas, como cada grupo humano produz sua sobrevivência e riqueza ao longo do tempo.” (texto-base, p. 6)

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Osvaldo Luís Meza. Rota de Aprendizagem da Aula 4. Tópicos de História Geral, Curitiba, Intersaberes, p. 2.
Você acertou!
Comentário: "A decadência do sistema feudal, o desenvolvimento do comércio e o crescimento das cidades caracterizaram o processo de passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Essas transformações, ocorridas na Europa Ocidental,
provocaram mudanças sociais e políticas: o fortalecimento da burguesia (composta por artesãos e comerciantes) e a centralização do poder político nas mãos dos reis, o que levou à formação das monarquias nacionais." (texto-base, p. 2)
DB – Entender, Lembrar (C), Percepção Posicionamento (P)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível na Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 4 - Modernidade, p. 19.
Comentário: “Podemos citar como consequências da Revolução Industrial iniciada no século XVIII:
O êxodo rural;
O crescimento urbano desordenado;
O surgimento da classe operária (proletariado) e de movimentos de trabalhadores;
O aparecimento de novas doutrinas antiburguesas, como o socialismo e o anarquismo” (texto-base, p. 20)

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Osvaldo Luís Meza. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Tópicos de História Geral, Curitiba, Intersaberes, p. 3.
Você acertou!
Comentário: "A história da civilização egípcia ainda exerce grande fascínio e curiosidade. Muito do que se sabe sobre o Egito Antigo está ligado à preocupação de seus habitantes com a vida após a morte. Pirâmides e túmulos, encontrados até hoje,
ajudam os cientistas a conhecerem um pouco mais desse povo, de sua vida, crenças e cotidiano." (texto-base, p. 3)
Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Osvaldo Luís Meza. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Tópicos de História Geral, Curitiba, Intersaberes, p. 9.
Você acertou!
Comentário: "Dentre as pólis gregas, Atenas, por suas contribuições para nossos tempos atuais, tem um destaque especial na História. Foram os atenienses que nos deixaram como legados a democracia e o conceito de participação do indivíduo nos
assuntos da cidade, a chamada cidadania. Em 506 a.C., Clístenes, denominado o “pai da democracia”, assumiu o governo, baseando-se em princípios de igualdade política e de participação de todos nas decisões do
governo (o princípio da isonomia). Porém, foi durante o governo de Péricles (461 a 429 a.C.) que a democracia ateniense atingiu a plenitude. As decisões governamentais eram tomadas em uma assembleia popular, a Eclésia, realizada ao ar livre, na qual
todos os cidadãos do sexo masculino e com mais de 18 anos podiam participar." (texto-base, p. 10)
Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 1 - O que é História?, p. 4.
Você acertou!
Comentário: “O calendário cristão ocidental em uso atualmente é o calendário gregoriano, proposto pelo Papa Gregório, no século XVI. Esse calendário tem o nascimento de Jesus como marco inicial e considera, a princípio, dois períodos: antes de Cristo
(a.C.) e depois de Cristo (d.C.).” (texto-base, p. 4)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 3 - Idade Média, p. 15.
Comentário: "Na Idade Média, a Igreja Católica consolidou sua influência e poder sobre a Europa Ocidental; porém, por meio das cruzadas, criou um mecanismo com o qual também poderia expandir seu domínio para o restante da Europa e da Ásia
Ocidental, principalmente, na busca de refazer a unidade cristã, rompida com o Cisma do Oriente de 1054". (texto-base, p. 14)

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Osvaldo Luís Meza. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Tópicos de História Geral, Curitiba, Intersaberes, p. 2.
Você acertou!
Comentário: "O território denominado pelos gregos de Mesopotâmia (terra entre rios) compreendia uma estreita faixa entre os rios Tigre e Eufrates e estava enquadrado no chamado Crescente Fértil, área que compreendia desde o Egito até o Rio Tigre.
Era uma extensa região que reunia condições naturais para que grupos de agricultores lá se fixassem. Por volta de 4.000 a.C., surgiram os primeiros núcleos urbanos na região, desenvolvendo um sistema hidráulico que incluía desde canais de irrigação
até o controle das cheias dos rios. Por ser uma vasta área de planícies férteis, extremamente propícia à ocupação humana, atraiu diversos povos – como sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus – que, combatendo uns aos outros, sucederam-se
no domínio da região." (texto-base, p. 3)
Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 2 - Antiguidadee, p. 14.
Você acertou!
Comentário: “À medida que a expansão territorial prosseguia, alguns generais conquistadores começaram a tentar estabelecer o controle sobre Roma, o que, por fim, acabou levando ao estabelecimento do Império.” (texto-base, p. 15)

Fonte: Texto criado pelo autor da questão.
Comentário: “A ampliação das atividades comerciais possibilitou o enriquecimento da burguesia, bem como o fortalecimento do poder do rei. Descobrindo novos continentes, os Estados nacionais europeus fundaram impérios coloniais com os quais se
extraíam muitas riquezas, principalmente metais preciosos, permitindo um significativo aumento da quantidade de moedas circulantes.” (texto-base, p. 9)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 3 - Idade Média, p. 9.
Comentário: “Os interesses políticos e as diferenças de dogmas e de rituais provocaram uma série de atritos entre Roma e Constantinopla. Finalmente em 1054, deu-se o rompimento, o chamado Cisma do Oriente, originando duas Igrejas antagônicas:
Igreja Católica Apostólica Romana, com sede em Roma, comandada pelo papa; e Igreja Cristã Ortodoxa Grega, com sede em Bizâncio, comandada pelo patriarca de Constantinopla” (texto-base, p. 9)


Roteiro de Estudo

Avaliações

Trabalhos

Livro da Disciplina

Central de Vídeos

Aula Ao Vivo

Tutoria

Fórum

Chat

Avisos
TÓPICOS DE HISTÓRIA GERAL
javascript:%20void(0)
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso/home
http://www.uninter.com/
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/roteiro-de-estudo/jkqdhr1VAf5zpf8%2BArBHYA%3D%3D
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/5
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertamoipobra
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/centralvideos
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertaconferencia
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/4
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/2
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/chat
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso

Continue navegando