Buscar

Prova Objetiva topicos gerais em historia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Voltar
JONAS BRASIL
RU: 1550625Avisos 
CURSO: BACHARELADO EM HISTÓRIA - DISTÂNCIA
AVALIAÇÃO »  NOVO
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
 PROTOCOLO: 2023120715506256406195 JONAS HEITICH BRASIL - RU: 1550625 Nota: 90
Disciplina(s):
Tópicos de História Geral
Data de início: 07/12/2023 21:39
Prazo máximo entrega: -
Data de entrega: 07/12/2023 21:57
Questão 1/10 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“Os seguidores de Maomé, após a morte dele, reuniram seus ensinamentos no Corão ou Alcorão (a leitura) – livro sagrado do islamismo que serve como um código de justiça, de moral e de normas sociais.”
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 3 - Idade Média sobre o islamismo durante a Idade Média, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A A divisão e fragmentação de inúmeros califados por todo mundo islâmico impediu que esse povo constituísse um império sólido e coeso, como outros povos desenvolveram.
B A expansão islâmica se deu através da imposição da fé em Maomé em todos os seus territórios, onde eram proibidas as religiões cristãs e judaicas.
C A formação do Império Turco Otomano, em franca expansão durante a Idade Média, foi o único califado existente, restringindo-se ao Oriente Médio e ao leste europeu.
D Sucessores de Maomé, os califas comandaram a expansão territorial pelo Oriente Médio, norte da Índia e da África, regiões da Ásia Central, ilhas do Mediterrâneo e parte da Península Ibérica.
Você assinalou essa alternativa (D)
E Os califados, ao longo da história, se desenvolveram sem tensões e atritos internos, o que permitiu sua expansão em perfeita harmonia e unidade política.
Questão 2/10 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“No princípio, os cruzados conseguiram reconquistar Jerusalém [...], cometendo um violento massacre que não poupou nem sequer os cristãos que viviam na cidade sagrada – conforme um relato da época, as ruas foram cobertas de sangue”.
 
 
Considerando o fragmento de texto a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 3 - Idade Média sobre as cruzadas durante a Idade Média, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0 Você não pontuou essa questão
A Com a reconquista de Jerusalém, que impôs sérios sacrifícios aos missionários, a Igreja Católica finalmente conseguiu consolidar seu poder no Oriente Médio.
Você assinalou essa alternativa (A)
B Apesar de ter falhado na reconquista de Jerusalém, as cruzadas permitiram à Igreja expandir sua influência para o restante da Europa e da Ásia Ocidental.
C A queda de Jerusalém foi o primeiro passo para a expansão do Império Turco Otomano, que em seguida conquista Constantinopla.
D O avanço das cruzadas incentivou a construção de diversos grupos de Cavaleiros Templários, que respondiam diretamente aos senhores feudais.
E As cruzadas foram acompanhadas pelos Tribunais da Santa Inquisição, que promoveram casos emblemáticos como o das bruxas de Salém.
Questão 3/10 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“Com um controle maior sobre a natureza, foi possível produzir além do estritamente necessário à sobrevivência do grupo, levando ao surgimento do excedente de produção (sobra) e, com ele, à ideia de propriedade.”
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 1 - O que é História?, sobre o surgimento das primeiras civilizações, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A A complexidade das sociedades pode ser observada com o surgimento das crenças e do misticismo.
B As grandes civilizações se caracterizavam por serem sociedades igualitárias, formadas pelo trabalho cooperado e sem divisões sociais.
C O desenvolvimento de sociedades complexas pode ser observado com o nascimento dos Estados e da divisão social do trabalho.
Você assinalou essa alternativa (C)
D O aumento da produção nas primeiras civilizações permitiu um grande excedente de produção, que era dividido igualitariamente entre toda a sociedade.
E O desenvolvimento de sociedades complexas se caracterizava pela divisão em três Estados: clero, nobreza e plebe.
Questão 4/10 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“Segundo Schneider [...], ‘cultura é um sistema de símbolos e significados'. [...] Assim, estudar uma cultura é estudar um código de símbolos partilhados pelos membros de determinada comunidade.”
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 1 - O que é História? sobre a relação entre as distintas culturas e as diferentes formas de se perceber a passagem do tempo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A As diferentes culturas, crenças e tradições desenvolvem diferentes formas de apreender a marcação do tempo, como vemos no caso dos judeus, muçulmanos e cristãos.
Você assinalou essa alternativa (A)
B Ainda que existam culturas diferentes, o sistema de calendário é único, como é o caso entre japoneses e alemães.
C As tradições culturais produzem diferentes formas de contagem do tempo, por isso cada país possui uma contagem diferente do tempo.
D Diferentes formas de se contar o tempo não significa culturas e crenças diferentes, pois este é um fenômeno unicamente político.
E Sistemas de crenças semelhantes produzem diferentes formas de contar o tempo, como é o caso entre católicos e protestantes.
Questão 5/10 - Tópicos de História Geral
Leia o trecho a seguir: "Nas sociedades surgidas na Grécia e em Roma, a divisão em classes envolvia, de um lado, os homens livres (grandes proprietários e pequenos produtores), e, de outro, os escravos." 
 
 
Considerando essas informações e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 4 - Grécia Antiga de Tópicos de História Geral sobre a Grécia Antiga, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Na Grécia Antiga existiram somente duas classes, os escravos e os comerciantes.
B O território grego foi habitados pelos helenos, que eram compostos entre outros povos, pelos aqueus e jônios.
Você assinalou essa alternativa (B)
C Diferentemente de Roma, a Grécia não possuía trabalho escravo.
D A única forma de escravidão aceita na Grécia Antiga era a decorrente de dívida.
E O nome Grécia se originou por conta da ocupação dos eólios que inspiraram o termo.
Questão 6/10 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“Dentre os povos bárbaros, os germânicos foram os que mais contribuíram para a desintegração do Império Romano do Ocidente e para a formação do feudalismo.”
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 3 - Idade Média sobre a formação das sociedades na Europa medieval, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A A expansão germânica resultou na fusão da cultura latina dos romanos com a cultura desses povos, ao passo que o Cristianismo se consolidava.
Você assinalou essa alternativa (A)
B O estabelecimento dos germânicos teve como consequência a erradicação da cultura latina romana, com a substituição da mitologia greco-romana pelo cristianismo germânico.
C No processo de formação da Europa medieval, a fragmentação do Império Romano resultou no desenvolvimento de uma grande diversidade de povos, que já não possuíam quaisquer ligações entre si.
D A construção da sociedade medieval europeia perpassa pela mistura entre povos bárbaros e latinos, os chamados latino-americanos.
E Com a queda de Roma pelos bárbaros germânicos, tivemos a dissolução da Igreja Católica, um dos motivos pelos quais essa época é chamada de “Idade das Trevas”.
Questão 7/10 - Tópicos de História Geral
Leia o trecho a seguir: "Nos séculos XVI e XVII, quando os países europeus, em função de sua expansão comercial, conquistaram toda a América,essa prática de dominação ficou conhecida como colonialismo."
 
 
Considerando essas informações e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 2 - Imperialismo ou Neocolonialismo de Tópicos de História Geral, sobre o neocolonialismo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Colonialismo é sinônimo de imperialismo, não tendo diferenças expressivas entre esses dois conceitos.
B O imperialismo foi decorrente do contexto das Grandes Navegações, tendo se desenvolvido entre os séculos XV e XVI.
C A Ásia foi a principal responsável pelo processo de imperialismo sobre o continente africano.
D Entre os principais objetivos do imperialismo estava o acúmulo de matérias-primas, a conquista de mercados consumidores e de mão de obra barata.
Você assinalou essa alternativa (D)
E O único componente relevante no contexto de dominação do imperialismo foi o viés econômico.
Questão 8/10 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“Pelas suas características, são chamadas de sociedades agrárias ou férteis, caracterizadas como impérios teocráticos da Antiguidade Oriental.”
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 2 - Antiguidade sobre o papel político da religião na antiga mesopotâmia, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Podemos considerar essas sociedades como teocráticas, pois os templos dispunham de grande poder político e o Rei era considerado um representante dos deuses.
Você assinalou essa alternativa (A)
B Sendo politeístas, o poder religioso encontrava-se fragmentado em diferentes cultos e culturas, o que enfraquecia os reis e Estados.
C Apesar do papel central da questão religiosa, o poder político era separado do religioso.
D Os templos dispunham de grande influência política no processo eleitoral desses povos.
E Sendo os reis considerados representantes dos deuses, estes estavam totalmente submetidos à vontade dos sacerdotes.
Questão 9/10 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“De acordo com Bergmann [...], a história tem por preocupação ‘possibilitar uma consciência histórica’, de tal maneira que forneça uma identificação do indivíduo com o coletivo e dele mesmo como agente do processo histórico”.
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 1 - O que é História? sobre o ofício do historiador e a consciência histórica, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A A pesquisa do passado permite uma compreensão do presente, mas não o suficiente para nos entendermos enquanto parte desse processo histórico.
B Entender o passado significa compreender o presente e prever com precisão o futuro.
C O ofício do historiador possibilita a compreensão do passado e presente, permitindo que possamos nos reconhecer enquanto sujeitos históricos.
Você assinalou essa alternativa (C)
D Para nos perceber como agentes de transformação da história, é desnecessária a compreensão do passado.
E A investigação das fontes históricas nos permite recriar perfeitamente o passado, nos permitindo assim compreender cada agente de transformação da história.
Questão 10/10 - Tópicos de História Geral
Leia o fragmento de texto:
“Com o tempo, surgiram diferentes correntes religiosas internas que questionavam alguns dogmas cristãos. Esses questionamentos originaram as chamadas heresias, ou seja, crimes contra a fé católica por discordarem da doutrina oficial da Igreja em 
Roma.”
 
 
Considerando o fragmento de texto e a Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 3 - Idade Média sobre o Cisma do Oriente, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A O Cisma originou a divisão entre duas Igrejas: a Católica Apostólica Romana no Ocidente, e a Ortodoxa Grega no Oriente.
Você assinalou essa alternativa (A)
B O Cisma do Oriente representou a ruptura entre o Império Romano do Oriente e do Ocidente, sem, contudo, interferir muito em questões religiosas.
C Logo após ao Cisma ocorreu as invasões bárbaras que derrubaram o Império Romano, tornando, portanto, essas divisões de pouca relevância.
D Os interesses políticos e as diferenças de dogmas e de rituais provocaram um desgaste na Igreja Romana, que resultou em sua dissolução no Oriente, restando apenas a católica.
E Foi a tomada de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano um dos principais fatores que desencadearam o Cisma.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 3 - Idade Média, p. 13.
Você acertou!
Comentário: “Os chamados califas (sucessores de Maomé) iniciaram uma sequência de conquistas territoriais, as quais permitiram aos árabes dominarem o Oriente Médio, norte da Índia e da África, regiões da Ásia Central, ilhas do Mediterrâneo e parte
da Península Ibérica.” (texto-base, p. 13)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 3 - Idade Média, p. 15.
Comentário: "Na Idade Média, a Igreja Católica consolidou sua influência e poder sobre a Europa Ocidental; porém, por meio das cruzadas, criou um mecanismo com o qual também poderia expandir seu domínio para o restante da Europa e da Ásia
Ocidental, principalmente, na busca de refazer a unidade cristã, rompida com o Cisma do Oriente de 1054". (texto-base, p. 14)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 1 - O que é História?, p. 10.
Você acertou!
Comentário: “A civilização representaria, então, o estágio de maior complexidade de vida em sociedade, em que já se tem uma cultura própria, um Estado constituído com corpo administrativo e força militar, diferentes grupos sociais e divisão social do
trabalho, isto é, cada grupo produzindo de acordo com seu nível social.” (texto-base, p. 10)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 1 - O que é História?, p. 4.
Você acertou!
Comentário: “Nesse sentido, o tempo pode ser compreendido das mais diversas formas, dependendo da cultura em questão, sendo marcos relevantes de temporalidade expressos por meio de diferentes crenças, tradições e entendimento de mundo.
Podemos destacar como exemplo dessa diversidade os judeus, os muçulmanos e os cristãos, que apresentam diferentes formas de marcar o tempo.” (Texto-base, p. 4.)

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Osvaldo Luís Meza. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Tópicos de História Geral, Curitiba, Intersaberes, p. 8.
Você acertou!
Comentário: "Mas surgiram também outras sociedades cuja principal característica era o predomínio das relações escravistas de produção, tal como existiram na Grécia e em Roma; ali, a produção se baseava no trabalho escravo sob o domínio de uma
elite de grandes proprietários de terras e escravos. Inicialmente, a escravidão era limitada aos prisioneiros de guerra, e com o tempo desenvolveu-se, também, a escravidão por dívida. Nas sociedades surgidas na Grécia e em Roma, a divisão em classes
envolvia, de um lado, os homens livres (grandes proprietários e pequenos produtores), e, de outro, os escravos. Paralelamente, a expansão escravista impulsionou o crescimento do comércio, que levou ao surgimento de uma classe intermediária formada
por grandes comerciantes, artesãos e armadores. O território que hoje chamamos de Grécia já foi o centro de uma rica civilização na Antiguidade. Era conhecido por Hélade, pois foi habitado pelos helenos (povos indo-europeus provenientes da Ásia:
aqueus, jônios, eólios e dórios). O nome Grécia originou-se da palavra graeci, um dos povos que habitaram primitivamente a região." (texto-base, p. 8).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 3 - Idade Média, p. 2.
Você acertou!
Comentário: “Os germânicos se espalharam por diversas regiõesdo antigo Império do Ocidente e fundaram vários reinos. A principal característica dos novos reinos foi a mistura de elementos germânicos com os da cultura latino-romana.
O cristianismo foi incorporado por esses novos reinos, e as línguas bárbaras se misturaram ao latim, dando origem aos idiomas falados até hoje na Europa como francês, italiano e espanhol.” (texto-base, p. 3)”

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Osvaldo Luís Meza. Rota de Aprendizagem da Aula 5. Tópicos de História Geral, Curitiba, Intersaberes, p. 6.
Você acertou!
Comentário: "As potências europeias e industriais – posteriormente, também com a participação de EUA e Japão – dividiram, sobretudo, a Ásia e a África para subjugá-las em seus domínios, inclusive os povos que já habitavam as regiões. O objetivo era
alcançar matérias-primas, mercados consumidores e mão de obra barata (e altamente explorada). Além disso, o imperialismo está diretamente conectado ao fenômeno do nacionalismo e do Estado-Nação, tão típicos do
século XIX, e que acirraram as disputas políticas e econômicas entre as nações." (texto-base, p. 6)
Dimensão de Bloom: Entender, Lembrar (C), Resposta, Receptividade (A)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 2 - Antiguidade, p. 2.
Você acertou!
Comentário: “No plano político, o rei era considerado um representante dos deuses e sua autoridade estendia-se a todas as cidades. Ele era auxiliado por ministros e sacerdotes, governando em nome das divindades.” (texto-base, p. 3)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 1 - O que é História?, p. 3
Você acertou!
Comentário: “O conhecimento compilado pelos historiadores, ao investigarem as fontes históricas, leva o ser humano à compreensão do passado e do seu tempo, fazendo-o perceber-se como agente de transformação.” (Livro-base, p.3)

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Rota de Aprendizagem - Texto da Aula 3 - Idade Média, p. 9.
Você acertou!
Comentário: “Os interesses políticos e as diferenças de dogmas e de rituais provocaram uma série de atritos entre Roma e Constantinopla. Finalmente em 1054, deu-se o rompimento, o chamado Cisma do Oriente, originando duas Igrejas antagônicas:
Igreja Católica Apostólica Romana, com sede em Roma, comandada pelo papa; e Igreja Cristã Ortodoxa Grega, com sede em Bizâncio, comandada pelo patriarca de Constantinopla” (texto-base, p. 9)


Roteiro de Estudo

Avaliações

Trabalhos

Livro da Disciplina

Central de Vídeos

Aula Ao Vivo

Tutoria

Fórum

Chat

Avisos
TÓPICOS DE HISTÓRIA GERAL
javascript:%20void(0)
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso/home
http://www.uninter.com/
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/roteiro-de-estudo/jkqdhr1VAf5zpf8%2BArBHYA%3D%3D
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/5
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertamoipobra
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/centralvideos
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertaconferencia
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/4
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/2
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/chat
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso

Continue navegando