Buscar

Avaliação SERVIÇO SOCIAL E OS DESAFIOS PROFISSIONAIS CONTEMPORÂNEOS 01

Prévia do material em texto

SERVIÇO SOCIAL E OS DESAFIOS PROFISSIONAIS CONTEMPORÂNEOS
1) Sobre a institucionalização do neoconservadorismo, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O aumento no número de legisladores e presidentes do poder executivo (nas esferas municipais, estaduais e federal) faz com que as políticas públicas sejam instrumentalizadas para a reprodução do neoconservadorismo.
II. Ao ser institucionalizado, o neoconservadorismo passa a ser reproduzido na esfera estatal, enfraquecendo sua manifestação cultural em meio à sociedade.
III. A institucionalização do neoconservadorismo pode ser percebida no âmbito do poder judiciário pela exigência por parte de representantes dessa esfera de que assistentes sociais exerçam ações de cunho policialesco e moralizante.
IV. A eleição de governantes ideologicamente alinhados ao neoconservadorismo está diretamente relacionada à redução de atendimento às mulheres em situação de violência e a outros grupos socialmente discriminados.
 Resp. d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
2ª) O que é possível afirmar sobre Serviço Social, questão social e neoconservadorismo?
Resp. b) Serviço Social e neoconservadorismo assumem perspectivas divergentes quanto à questão social. Para a profissão, a questão social e suas expressões resultam do processo de desigualdade decorrente do acúmulo capitalista. Já para o pensamento neoconservador, são tratadas de modo moralizante, entendidas como desvios de conduta individuais.
3ª) Representa um enfrentamento das pautas dos movimentos feminista e LGBTQI+, com forte apelo religioso moralizante, suspostamente em defesa da família. O trecho apresentado refere-se à:
Resp. c) Ascensão da agenda neoconservadora com a eleição de inúmeros governantes idelogicamente defensores de suas pautas.
4ª) A afirmação de que o Serviço Social, por ter sua formação muito vinculada com à Igreja Católica, tinha, nas primeiras décadas, a finalidade única de exercer a caridade é:
 Resp. a) Falsa, pois, além de exercer ações de caridade, a profissão desempenhava um papel também político e ideológico de educação da classe trabalhadora, contribuindo para prevenção de problemas sociais.
5ª) Considerando que a desigualdade e a pobreza são fenômenos do processo de produção capitalista, assinale a alternativa correta sobre a questão social.
Resp. a) Ainda hoje temos no Brasil marcas latentes do processo de colonização, que se expressa no racismo estrutural e em outras questões.

Continue navegando