Buscar

ALEXSANDRO FERREIRA DA CUNHA- RELATÓRIO PARCIAL - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I


Prévia do material em texto

9
GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA- UNAMA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I –PEDAGOGIA
ALEXSANDRO FERREIRA DA CUNHA
RELATÓRIO PARCIAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Oeiras do Pará/ PA
2024
ALEXSANDRO FERREIRA DA CUNHA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório Parcial apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade da Amazônia- Unama, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado I.
Oeiras do Pará/PA 
2024
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	4
2. A ANÁLISE DOCUMENTAL COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DA IDENTIDADE DA ESCOLA	4
3. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA	4
3.1. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE	4
4. CONCLUSÃO	4
5. REFERÊNCIAS	4
6. ANEXO	5
https://www.youtube.com/watch?v=mxd8RNk4U7Y
1. INTRODUÇÃO
O referido trabalho tem como perspectiva apresentar as impressões obtidas decorrentes das observações realizadas ao longo do Estágio 1. O qual teve o nível da educação infantil como foco de atuação.
Nesse sentido. A escola em que está decorrendo o referido estágio denomina-se Creche Pro Infância Heloise Fernanda Santana Barbosa, localizada na cidade de Oeiras do Pará, Cep 68470-000, Passagem Boa Esperança foi escolhida para realização do Estágio Supervisionado I devido à proximidade dos gestores com o estagiário em questão, mas, além disso, pelo fato da estrutura do ambiente estar condizente para o exercício profissional docente.
	Nesse sentido, de acordo com os parâmetros da BNCC, atrelados ao respectivo estágio, serão abordados diversos campos da educação. Nesse sentido, a ludicidade, a psicomotricidade e os jogos fazem parte do mundo infantil, pois estão presentes desde o início da vida. Por meio dessas estratégias a criança se comunica, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolve.
1.1 Histórico da unidade escolar
	Creche Pró Infância Heloise Fernanda Santana Barbosa, localizada na cidade de Oeiras do Pará, Cep 68470-000, Passagem Boa Esperança. Trata-se de uma unidade escolar, código do Inep 15161889. A referida creche foi construída no ano de 2020. A mesma disponibiliza aos alunos serviços de higiene, alimentação e inúmeros outros cuidados. Assim, atendendo um grande número de alunos das proximidades.
1.2 Caracterização da comunidade em que a escola está inserida
A cidade na qual a referida escola se situa trata-se da cidade de Oeiras do Pará, Localizada na Região Nordeste do Estado Paraense. Compreendendo um pequeno municipio de aproximadamente 35 mil habitantes, o qual apresenta serias limitações de transportes, bem como de acesso a saneamento básico.
O bairro de localização se chama Santa Maria, em homenagem ao santo padroeiro do local. A clientela atendida na escola tratam-se de crianças advindas dos diversos bairros da cidade, mas especialmente do próprio bairro e das proximidades do local.
1.3 Estrutura administrativa
Descrever um pouco sobre a equipe administrativa da escola e preencher a tabela abaixo:
	Cargo/função
	Quantidade 
	Professor
	18
	Diretor
	1
	Coordenador Pedagógico
	2
	Secretários
	3
Decorre que, os critérios de seleção de profissionais é bastante precária, sobretudo por questões políticas, em que as questões de favoritismo e escolhas pessoas imperam, em detrimento da qualificação profissional. Isso culmina em profissionais que, muitas vezes, não estão capacitados para lidar com as complexidades da educação e com o suporte existente na referida escola. Notando-se, desse modo, um evidente despreparo para com a educação infantil.
1.4 Descrição do ambiente físico
	Espaço
	Quantidade 
	Sala de aula
	11, com capacidade para 25 alunos em cada sala
	Sala da diretoria
	1
	Brinquedoteca
	1
	Refeitório
	1
	Secretária
	1
	Banheiros masculinos
	3
	Banheiros Femininos
	3
	Sala de professores
	1
Inicialmente, convém ressaltar a respeito da estrutura física e material da escola, a qual apresenta um excelente suporte, tanto para os alunos, quanto para os educadores que a ele integram. Desse modo, por se tratar de uma creche, a mesma apresenta estrutura lúdica e inclusiva aos alunos. Em relação aos profissionais ali existentes, a situação já torna-se um pouco mais complexa.
1.5 Recursos tecnológicos disponíveis
	Equipamento
	Quantidade 
	Televisão
	2
	Datashow
	1
	Caixa de som
	1
	Computadores
	8
	Impressoras
	3
	Notebook
	2
	Aparelho de DVD 
	2
Os recursos tecnológicos disponíveis foram suficientes para atender o público que ali frequenta. Os eventos e as dinâmicas foram satisfatoriamente desenvolvidas a partir do uso dos instrumentos acima mencionados.
1.6 Avaliação da participação da comunidade na escola
Durante esses primeiros dias de estagio apesar de poucos, foi possível observar alguns detalhes. Por exemplo, em relação aos pais dos alunos, foi perceptível que os mesmos participam ativamente da rotina dos filhos. Acompanhando-os sempre até a porta da referida creche.
2.A ANÁLISE DOCUMENTAL COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DA IDENTIDADE DA ESCOLA
O acesso à documentação da referida escola ainda não foi realizado, pelo fato de ser somente os dois primeiros dias da realização do mesmo. Nesse sentido, documentos como o Projeto Político Pedagógico, o Planejamento anual da escola, o Planejamento de ensino.
Isso se deve pelo fato de a escola está em um momento de grande movimentação de evento, estando os referidos documentos disponíveis apenas posteriormente.
2.1. Análise do Projeto Político Pedagógico
O projeto político-pedagógico (PPP) é um importante documento que define a identidade da escola e delimita os caminhos para se ter um ensino com qualidade. Ele deve ser construído a partir de objetivos que a escola deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar em prol da escola e de toda a comunidade envolvida no processo. Todas essas aspirações, bem como os meios para se chegar a tais metas, é o que dá origem ao PPP. Para Vasconcellos (2010, p. 169):
O projeto político-pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.
Para se ter a elaboração do projeto político-pedagógico de forma abrangente, em torno do que a escola pretende atingir, é fundamental que a escola tenha o mínimo de autonomia para ser capaz de delimitar sua própria identidade, percebendo a relevância da participação de todos estarem integrados na construção do projeto, tendo em mente que a escola é um lugar público, lugar de debates, novas vivencias e reflexões coletivas (AZEVEDO e ANDRADE, 2012).
2.2. Análise do Planejamento de Ensino
Podemos afirmar que o planejamento é de extrema importância para que o professor possa pensar na avaliação, promover o desenvolvimento do aluno, haja vista que, esse processo significa que todo trabalho deve ser planejado, com qualidade, de forma que o planejamento e a avaliação estejam diretamente direcionados para a construção do conhecimento do educando. Em relação a isso, HOLANDA apud Luckesi (2011, p.19) afirma que: 
Podemos definir o planejamento como a aplicação sistemática do conhecimento humano para prever e avaliar cursos de ação alternativos, com vista a tomada de decisões adequadas e racionais, que sirvam de base para a ação futura. Planejar é decidir antecipadamente o que deve ser feito, ou seja, um plano é uma linha de ação pré -estabelecida.
Logo, entendemos que, para que haja planejamento são necessárias ações organizadas entre si, às quais correspondem ao desejo de alcançar resultados satisfatórios em relação aos objetivos traçados. 
3.OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA
Nesse capítulo você vaidescrever e analisar, expressando sua opinião e apontamentos, sobre suas experiências e vivências na escola onde realizou o estágio. Lembrando que é importante você trazer seus conhecimentos sobre tudo que já foi estudado durante o curso.
3.1. A (O) DOCENTE, A METODOLOGIA E A DIDÁTICA
Apresente quem é a (o) docente e sua formação, em seguida descreva a metodologia de aula e a didática utilizada pelo professor, observe se existem práticas inclusivas. Nessa seção você também deve informar se teve acesso aos planos de ensino, como eles estão estruturados e se estes foram colocados em prática.
3.2. A SALA DE AULA E OS RECURSOS DIDÁTICOS
Nessa seção você deve descrever como era a sala de aula e os recursos didáticos que foram utilizados pelas(os) professores. Aqui você pode avaliar e sugerir propostas baseado no que você vivenciou. Você pode inserir fotografias para ilustrar.
3.3. OBSERVAÇÃO DAS AULAS
Para as observações das aulas você deve seguir a tabela 
	Dia e horário
	Descrição e observações
	Dia 1 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio
	Descrever como foi sua observação na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas pela (o) professora.
	Dia 2 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio
	Descrever como foi sua observação na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas pela (o) professora.
	Dia 3 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio
	Descrever como foi sua observação na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas pela (o) professora.
Desenvolver um parágrafo explanando sobre sua experiência na observação de sala de aula. Os pontos positivos e o que pode melhorar baseado nas suas observações.
3.4. REGÊNCIA DAS AULAS
Para os registros das regências das aulas você deve seguir a tabela 
	Dia e horário
	Descrição e observações
	Dia 1 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio
	Descrever como foi sua regência na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas por você e pela (o) professora.
	Dia 2 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio
	Descrever como foi sua regência na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas por você e pela (o) professora.
	Dia 3 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio
	Descrever como foi sua regência na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas por você e pela (o) professora.
	Dia 4 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio
	Descrever como foi sua regência na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas por você e pela (o) professora.
	Dia 5 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio
	Descrever como foi sua regência na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas por você e pela (o) professora.
	Dia 6 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio
	Descrever como foi sua regência na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas por você e pela (o) professora.
Desenvolver um parágrafo explanando sobre sua experiência na regência de sala de aula. Os pontos positivos e o que pode melhorar baseado nas suas observações.
Atenção: Se a escola não permitiu realizar a regência, ou seja, apresentar a sua aula, você pode detalhar todas as ações que realizou durante o período do estágio, se participou de contação de histórias, momento de recreação, auxiliou nas atividades etc. 
4.CONCLUSÃO
Redija um texto que apresente as suas considerações sobre a relevância da observação do trabalho docente e da gestão escolar na Educação Infantil para a sua formação acadêmica. Relate todos os pontos relevantes que você pode notar, descreva também como essa experiência marcou a sua formação e que aprendizagens você construiu ao realizar esse estágio. Por fim, você pode relatar sugestões e de melhoria e aprimoramento do que você pôde observar no estágio.
5.REFERÊNCIAS
AZEVEDO, M. A. R; ANDRADE, M. F. R. Projeto político-pedagógico e o papel da equipe gestora: dilemas e possibilidades. Ética e educação, vol.8, n. 21, 2012.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendiagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 21ª ed. São Paulo: Libertad, 2010.
6. ANEXO
image2.png
image3.png
image4.png
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina