Buscar

fichamento dez mandamentos

Prévia do material em texto

Fichamento da resenha os 10 mandamentos da observação participante
	A autora fez uma resenha do estudo social traduzido por Gilberto Velho e escrito por William Foote Whyte. O estudo foi escrito originalmente em 1943 (Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada). Esse texto serve de orientação de como se dá uma observação participante. 
	A resenha conta a história de William, um aprendiz de pesquisador que se interessou em conhecer com mais profundidade a realidade pobre e degradada da cidade de Boston. Aos poucos foi sendo conhecido na região e se mudou para Cornerville. Percebeu que precisava contar com um intermediário (informante, mediador) que o auxiliasse em sua pesquisa de campo, facilitando seus acessos aos grupos e o protegendo. Após três anos, muda-se para Chicago para escrever sua pesquisa. 
	A autora cita os dez mandamentos da observação participante descritos no texto de Foote Whyte:
1) É um processo longo e tem a fase exploratória em um primeiro momento.
2) O pesquisador tem que saber que está entrando em um território desconhecido e não se sabe de antemão o que irá acontecer.
3) Na observação participante há interação entre pesquisador e pesquisado e por isso há necessidade de se fazer uma auto análise.
4) Entender que ser pesquisador não é estar imerso no grupo e sim entender que você é “de fora”. 
5) Um “doc” ou seja, intermediário, se faz necessário no processo de observação participante podendo se tornar um assistente informal.
6) O pesquisador está o tempo todo sendo observado.
7) Não se utiliza muitas entrevistas formais pois na observação participante o pesquisador observa, escuta, pergunta nos momentos certos, respeitando a dinâmica do grupo, tornando algo natural.
8) O diário de campo auxilia em se ter uma rotina de trabalho.
9) Os erros são importantes para o pesquisador repensar seus passos.
10) Apesar do pesquisador ser cobrado a respeito da finalidade da pesquisa, o que ficam são as relações e vínculos criados.
A autora termina a resenha dizendo que há sim uma organização social em áreas mais pobres ou de extrema vulnerabilidade e que os acordos, regras e as relações sociais acontecem nos espaços informais. Olhar pelos olhos do senso comum pode ser um olhar não realista do que realmente acontece e só tendo uma observação participante para se compreender melhor as relações sociais que acontecem nesses grupos/comunidades. 
Comentários
	
	A resenha traz pontos importantes de como é realizada uma observação participante. Acredito que há muitos desafios no caminho: entrar em um território desconhecido, achar um intermediário, ouvir e perguntar nas horas certas e ter que se despedir da pesquisa de campo após anos criando vínculos e contatos, como foi o caso do autor do estudo. Ao mesmo tempo deve ser maravilhoso quando você começa a entender como se dão as relações sociais daquela comunidade e propor intervenções a partir dessa observação participante. 
	 
Bibliografia
1

Mais conteúdos dessa disciplina