Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

6ª) A Seguridade Social é um direito social financiado por toda a população, de modo direto ou indireto, por meio de recursos que provenham da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A Seguridade Social também é composta pelas receitas das contribuições sociais. Sobre as contribuições sociais, assinale a alternativa correta.
a) Contribuição das empresas, incidindo sobre a receita, o faturamento e o lucro, para compor a receita das contribuições sociais.
7ª) Em 1990, tivemos a criação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que substituiu o INPS e o IAPAS. Esse instituto tem diversas funções que são oferecidas aos segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social. Baseando-se no texto anterior, assinale a alternativa que aponta de modo correto as funções do INSS.
d) Tem a função de executar os benefícios e serviços previstos no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), incluindo a realização de pagamentos de aposentadorias e outros benefícios para os segurados e respectivos dependentes.
8ª) Sabemos que não há consenso na literatura do Serviço Social quanto às primeiras ações referentes às políticas sociais. Baseando-se em nossos estudos, assinale a alternativa que indica corretamente as protoformas das políticas sociais.
d) As chamadas leis elizabethianas, por exemplo, a nova Lei dos Pobres, que tinha caráter positivista e de "caso de polícia".
9ª) As contribuições sociais para a Seguridade Social devem ser reunidas e para sua utilização devem obedecer aos princípios que constam no artigo 1o da Lei n. 8.212/1991. Assinale a alternativa que aponta de maneira correta a explicação referente ao princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
e) Ele confere tratamento uniforme aos trabalhadores urbanos e rurais. Desse modo, esses trabalhadores possuem os mesmos benefícios e serviços para os mesmos eventos cobertos pelo sistema. Entretanto, este princípio não garante um valor idêntico do benefício, tendo em vista que a palavra equivalência difere da palavra igualdade.
10ª) Durante a década de 2010, tivemos vários retrocessos quanto à manutenção dos direitos sociais no Brasil. Dentre esses, podemos destacar:
e) A diminuição da fiscalização ao trabalho análogo ao de escravos.
image1.wmf