Buscar

Endogamia em Melhoramento Animal

Prévia do material em texto

FACULDADE VALE DO AÇO-FAVALE
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: MELHORAMENTO ANIMAL 
 
 
 
 
 
 
 
RESUMO SOBRE ENDOGAMIA
 
 
 
 
 
 
 
 
Açailândia
2022
ANA JULIA MEURER WALTER
 
 
 
 
 
 
RESUMO SOBRE ENDOGAMIA
Trabalho entregue à disciplina de Melhoramento Animal, ministrada pelo professor MsC. Jefferson Bandeira, para obtenção de nota parcial.
Açailândia
2022
A endogamia é um sistema de acasalamento em que os indivíduos mais aparentados entre si que a média da população são utilizados como pais da próxima geração. Tem como principal efeito genético o aumento da homozigose e o aparecimento de genes recessivos que, geralmente, provocam alguma alteração na média do mérito individual. 
Registros genealógicos de 2.070 animais e informações das cinco primeiras lactações de filhas de 1.406 vacas e 113 touros do ecótipo Mantiqueira foram analisados ​​para avaliar a frequência de animais endogâmicos, a média e a probabilidade de endogamia por geração e características produtivas. As características avaliadas foram idade ao primeiro parto (IPP), intervalo entre partos (IDP), produção total de leite (PL) e duração do leite Período de lactação (DL). O objetivo deste estudo foi avaliar frequência de animais endogamicos, média da endogamia geracional e possível reflexão do aumento da endogamia para certas características.
O coeficiente de endogamia e o número de animais endogâmicos aumentou ao longo das gerações, sendo que a partir da sexta geração todos os animais eram endogâmicos. A endogamia desbalanceou os valores genéticos para as características estudadas, promovendo reduções para produção de leite e duração da lactação e aumento da IDP e IPP. A falta de um programa de acasalamento eficiente e o fato de o rebanho ser fechado têm sido fatores determinantes no crescimento contínuo do nível de endogamia e do número de animais endogâmicos.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina