Buscar

Artigo burnout professores SAÚDE

Prévia do material em texto

Artigo: Fatores Psicossociais e Síndrome de Burnout em professores de educação básica.
Hipótese: Verificar as causas de afastamento dos trabalhadores, principalmente professores tendo como suspeita o estresse excessivo, o esgotamento e a Síndrome de Burnout.
Metodologia utilizada: Foram analisados artigos das bases de dados Pub Med Scielo e Periódicos Capes, publicados entre 2014 e 2108 e que utilizaram O Maslasch Burnout Inventory na avaliação de Síndrome de Burnout.
Seleção dos artigos dos bancos de buscas, leitura dos títulos ou resumos e verificação de duplicação, exclusão de artigos duplicados, leitura dos artigos completos elegíveis e escolha dos estudos incluídos nas referências do presente estudo.
Pesquisa quanti-quali, exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo e transversal.
12) Com a leitura do artigo, chegamos à conclusão que os professores estão ficando cada vez mais adoecidos devido ao estresse crônico e pressão psicológica que os mesmos enfrentam dentro da sua unidade escolar. Além de problemas como infraestrutura, falta de material didático, salas superlotadas com alunos geralmente indisciplinados e vindos de famílias desestabilizadas e com diversas demandas, carga horária excessiva e cobranças que muitas vezes não são da governabilidade do professor como busca ativa, cobrando da família diariamente por atestado caso a aluno falte, para que a escola atinja a meta e ganhe a bonificação prometida pelos governantes. (Isso no caso de escolas públicas), sendo que na privada a cobrança não é muito diferente, só muda alguns documentos burocráticos.
Além dos problemas pessoais, as mulheres são as mais afetadas por terem dupla jornada já que dividem escola, trabalhos domésticos e as vezes não sobra tempo para o lazer e nem para cuidar da própria saúde. Tornando a profissão um fardo ao invés de um sonho realizado. 
Vemos também muitos que sofrem assédio moral com a gestão que muitas vezes estão no final da carreira, cansadas e que precisam cumprir metas e acabam “descontando” sua insatisfação em sua equipe. Além de trabalharem com medo de frequentarem a escola que deveria ser um lugar de paz e que se transformou em um lugar de pânico como vemos nas mídias devido aos ataques dos alunos que sofrem de Bullying e descontam seu descontentamento nos demais alunos, professores e funcionários da escola atirando, matando-os com a falsa ilusão de que com essa atitude irão aliviar sua dor.
É de suma importância identificar fatores estão levando professores ao nível elevado de estresse e causando adoecimento tanto físico como emocional , afim de que o ambiente escolar seja um ambiente agradável, leve, espaço de conhecimento mútuo e de novas aprendizagens, onde o professor sinta prazer em poder exercer sua função escolhida com amor e se realizar profissionalmente.

Mais conteúdos dessa disciplina