Buscar

História Moderna - Prova Online

Prévia do material em texto

Disciplina: 100766 - HISTÓRIA MODERNA
Prova Online
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Nota
10
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Após ler a citação de Edward Thompson sobre a realidade social inglesa, escolha o item correto:Uma classe não pode existir sem um tipo qualquer de consciência de si mesma. De outro modo, não é, ou não é ainda, uma classe. Quer dizer, não é "algo" ainda, não tem espécie alguma de identidade histórica. Até aquela díspar e móbil entidade que é a multidão ou a plebe da Inglaterra do século XVIII possuía uma noção de seus direitos de legalidade e de respeito, que foram investigados pelos historiadores.
THOMPSON, Edward Palmer. Algumas observações sobre classe e falsa consciência. In: SILVA, Sergio; NEGRO, Luigi (Orgs.). As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Unicamp, 2001ª, p.6.
a ) Os calvinistas lutavam juntos aos diggers e levellers, porém não foram penalizados devido a sua origem social e econômica.
b ) O historiador aponta diretamente a ideia de que reconhecer a noção de classe é também pensar em laços de identificação.
c ) Classe é um conceito que apenas grupos que precisavam de mais direitos sociais desenvolvem.
d ) Uma conclusão que podemos ter sobre o período é a de que diggers e levellers, embora bastante diferentes, poderia ter formado uma classe. Assim, não teriam sido esmagados por Oliver Cromwell.
e ) Para o historiador, a plebe do período revolucionário inglês tinha pouca consciência de classe ou de direitos.
QUESTÃO 2
Leia o excerto abaixo, a fim de escolher alternativa correta sobre o Renascimento:
[...] o despertar da Antiguidade fez-se na Itália duma maneira muito diferente do Norte. Logo que cessa a barbárie na Península, o povo italiano, que é ainda meio antigo, vê claro no seu passado. Celebra-o e quer ressuscitá-lo. Em Itália, é simultaneamente o mundo e o povo que prestam homenagem à Antiguidade e querem fazê-la reviver porque recorda a todos a grandeza passada do seu país.
BURCKHARDT, Jacob. A civilização do Renascimento Italiano. Lisboa: Editorial Presença, 2013, p.139.
a ) A relação estabelecida com os antigos vem especialmente dos gregos.
b ) A partir do século XIV, houve uma ruptura com os princípios artísticos medievais.
c ) A proximidade com o Mediterrâneo e a Grécia não foram condições dos novos interesses italianos.
d ) Para Burckhardt, é possível afirmar que a Itália, um conjunto de estados naquele período, instituiu uma nova forma de ver o cotidiano.
e ) Podemos entender que parte da Itália daquele período começou um movimento para mudar seus princípios culturais.
QUESTÃO 3
No que diz respeito à Revolução de Gutemberg, à Igreja Católica e ao Renascimento, escolha a opção incorreta:
a ) A Revolução de Gutemberg foi também estimulada pela Igreja Católica, que objetivava divulgar mais seus livros.
b ) O Renascimento fez com que a Igreja Católica perdesse sua influência e superioridade política.
c ) O Index pode ser considerado como um reflexo das consequências da Revolução de Gutemberg, criticado pela Igreja Católica.
d ) A censura erudita, ou estratégia para evitar que erros fossem propagados, foram ideias divulgadas por filósofos que não sabiam como reagir diante de tanto conhecimento divulgado.
e ) Um dos maiores receios da Igreja Católica era de que seus fiéis passassem a ler outras fontes de conhecimento.
QUESTÃO 4
O mercantilismo foi uma das bases de crescimento econômico de diversos países no período Moderno. Escolha abaixo uma alternativa que condiz com essa realidade:
a ) Ceuta, em 1415, foi o processo e tomada que incentivou portugueses - e não somente eles - a quererem encontrar novos lugares.
b ) O mercantilismo foi uma prática que tornou diversos países ricos, transformando-se em uma nova medida econômica: o capitalismo.
c ) Das colônias, primeiramente apenas queriam a matéria-prima.
d ) A igreja apoiava essas incursões.
e ) Embora fossem audaciosos, os europeus não tinham tantas técnicas no início das navegações.
QUESTÃO 5
Sobre a relação da igreja com mercantilismo, analise o excerto abaixo e escolha a alternativa incorreta:
"O impulso e a difusão da economia monetária ameaçam os velhos valores cristãos. Um novo sistema econômico está prestes a se formar, o capitalismo, que para se desenvolver necessita senão de novas técnicas, ao menos do uso massivo de práticas condenadas desde sempre pela Igreja. Uma luta encarniçada, cotidiana, assinalada por proibições repetidas, articuladas a valores e mentalidades, tem por objetivo a legitimação do lucro lícito que é preciso distinguir da usura."
LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Bauru, SP: Edusc, 2005, p.10.
a ) A circulação de moedas não está relacionada com o trabalho de usurários.
b ) oUsurários e comércio fazem parte do mesmo sistema econômico.
c ) O Progresso poderia vir sem a intervenção econômica, na leitura da Igreja.
d ) O lucro só era uma medida econômica aceita quando assumida pela Igreja Católica.
e ) "Tempo e dinheiro" torna-se o lema, deixando o tempo celestial em segundo plano.
QUESTÃO 6
O trecho abaixo está relacionado à atuação de burgueses ingleses no período revolucionário. Após ler, escolha o item correto:
Pela mesma razão pretendiam derrubar o estado feudal [e] tinham de atacar e de obter o controle da Igreja. É por isso que as teorias políticas tendiam a ser envolvidas em uma linguagem religiosa. Não é que os nossos antepassados do século XVII fossem muito mais conscienciosos e santos do que nós... [...] Podemos hoje ver nossos problemas em termos seculares, precisamente porque os nossos antepassados puseram fim ao uso da Igreja como um instrumento exclusivo e opressor do poder político [...].
HILL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa: Presença, 1983, p.21.
a ) O historiador inglês indica que o uso político da religião católica foi contestado pelos burgueses, a fim de diminuir o poder do papa.
b ) A religião católica foi a única contestada.
c ) Christopher Hill sugere, com essa citação, que os burgueses ingleses tinham mais consciência religiosa em relação aos católicos daquela região.
d ) Hill afirma que o uso político da religião anglicana ou católica foi debatido a partir das novas posturas burguesas, no que se referem às novas religiões protestantes.
e ) Burgueses, no caso de Hill, eram contra religiosos de qualquer credo que ocupassem cargo político.
QUESTÃO 7
Após ler a citação, indique a resposta correta:
Tinha como fundamento uma visão consistente tradicional das normas e obrigações sociais, das funções econômicas peculiares e vários grupos sociais na comunidade, as quais, consideradas em conjunto, podem dizer que constituem a economia moral dos pobres. O desrespeito a esses pressupostos morais tanto quanto a privação real, era o motivo habitual para a ação direta.
THOMPSON, E. P. A economia moral revisitada. In: ______. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.152.
a ) Thompson refere-se à crítica da burguesia a sua falta de direitos políticos.
b ) As redes populares na Inglaterra costumavam confrontar as leis instituídas.
c ) Normas e obrigações são pautadas também pela tradição nesse caso que, quando descumpridas poderiam ser motivo de revolta.
d ) Economia moral da multidão pode ser entendida como as relações econômicas estabelecidas pelos grupos populares
e ) Ação direta refere-se à guerra civil.
QUESTÃO 8
No que se refere às condições de trabalho do operariado inglês, indique a resposta incorreta:
a ) Mesmo com a intenção de subestimar mulheres pagando cerca da metade devido, o fato de trabalharem fora deu autonomia a muitas delas.
b ) Viviam próximos ao trabalho devido ao fato de não terem incentivo para chegar ao mesmo.
c ) Batata era a comida mais básica operária, visto que o trigo em geral era mais caro.
d ) Ludistas quebravam máquinas a fim de punir seus "donos", um gesto que não tinha sentido algum.
e ) Crianças eram contratadas pelos salários baixos e por fazerem serviços diversos.QUESTÃO 9
Thomas Morus é o exemplo de debate humanista que demonstrava a disputa entre características medievais e modernas. Leia a citação abaixo a escolha a alternativa correta: "Voltemo-nos agora para a questão da educação humanista julgada laica. Ninguém jamais afirmou que um homem tenha necessidade de grego ou latim, ou, na verdade, de qualquer tipo de educação, para encontrar a salvação. No entanto, esse ensinamento que se qualifica de secular leva a alma à virtude [...]. Eu não desejo de modo algum me colocar como o único defensor da aprendizagem do grego; pois sei quanto deve parecer evidente para os eruditos de Vossa Eminência que o grego é bom e verdadeiro. Para aqueles para quem isso não seria evidente, digamos que devemos ao grego toda a precisão das artes liberais em geral e da teologia em particular, pois os gregos ou fizeram grandes descobertas eles mesmos, ou legaram-nas em herança em seguida. Tome a filosofia, por exemplo. Se você deixar de lado Cícero e Sêneca, os Romanos escreveram sua filosofia em grego ou traduziram-na do grego. Eu verdadeiramente não tenho necessidade de lembrar que o Novo Testamento foi escrito em grego, ou que os melhores exegetas do Novo Testamento foram gregos e escreveram em grego. [...] ora, mais da metade dos escritos gregos ainda não estão acessíveis ao Ocidente". PHÉLIPPEAU, Marie-Claire. Thomas Morus e a abertura humanista. Morus - Utopia e Renascimento, Campinas, v. 9, 2013, p.165-166)
a ) Thomas Morus, com seu livro Utopia, expressou que o mundo era uma estrutura, sobre a qual pouco poderia ser modificado.
b ) Um dos argumentos de Thomas Morus para uso do grego era o fato da própria Bíblia ter sido escrita nessa língua, motivo pelo qual foi perdoado mais tarde pelo rei.
c ) A proximidade de Thomas Morus com Erasmus de Rotterdam incentivou que o escritor inglês também debatesse mais a religião de seu país.
d ) A Revolução de Gutemberg não colaborou com a propagação das ideias de Thomas Morus, visto que a Alemanha e a Inglaterra não permitiam relações de tipo algum.
e ) Thomas Morus defendia o grego por entender que era a língua que mais traria "sabedoria" devido aos escritos clássicos.
QUESTÃO 10
O trecho abaixo é de Mennochio, objeto de estudo de Carlo Ginzburg, pelo qual podemos entender algumas críticas feitas às instituições do período Moderno. Após ler, escolha a alternativa correta:
A gema seria a terra, a clara o ar, a pele fina entre a clara e a casca seria a água, e a casca o fogo. Dessa mesma forma estão juntos o frio e o calor, e o seco com o úmido se temperam. Nossos corpos são feitos e compostos por esses quatro elementos: a carne e os ossos seriam a terra, o sangue a água, a respiração o ar, e o calor o fogo [...]. O nosso corpo está sujeito às coisas do mundo, mas a alma está sujeita só a Deus, porque ela é a imagem dele [...] E me parece que na nossa lei o papa, os cardeais, os padres são tão grandes e ricos, que tudo pertence à Igreja e aos padres. Eles arruínam os pobres. Se têm dois campos arrendados, esses são da Igreja, de tal bispo ou de tal cardeal [...].
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia. das Letras, 1987, p.287.
a ) A frase anterior é referente à fala de Mennochio em seu julgamento e demonstra uma crítica ao absolutismo.
b ) O comportamento do moleiro era o esperado pela Igreja Católica em tempos de contrarreforma.
c ) Ginzburg demonstra como o moleiro foi exposto, justamente por não ter argumentos contra o julgamento da contrarreforma.
d ) O moleiro faz uma dura contestação e crítica ao uso e manipulação da fé daqueles que esperavam da Igreja proteção e salvação.
e ) O moleiro demonstra ter uma concepção sobre o mundo diversa dos cientistas do período.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina