Buscar

ROTINAS TRABALHISTAS (1)

Prévia do material em texto

ROTINAS TRABALHISTAS
E
DEPARTAMENTO PESSOAL
NOME:DANIELE SILVA
TURMA: TI MANHA
DIREITOS TRABALHISTAS
No Brasil existe vários direitos garantidos aos trabalhadores,para assegurar condições dignas de trabalho.Entre esses destacam se:
1. Intervalo Intrajornada: O intervalo intrajornada,também é conhecido como intervalo para refeição e descanso , é um direito diário na jornada de trabalho.Em jornadas de trabalho superior a 6 hs,o intervalo mínimo é uma hora para repouso ou alimentação .Jornada entre quatro e seis horas, o mínimo é de quinze minutos.
2. Intervalo Interjornada:É o período de descanso entre o fim de uma jornada e o início da próxima jornada.No Brasil, de acordo com a legislação trabalhista,ele é necessário para garantir a saúde e a segurança do trabalhador ,garantindo o tempo adequado para descansar, entre os turnos de trabalho .Esse intervalo deve ser de no mínimo onze horas consecutivas.
3. Descanso semanal remunerado: Garante que o trabalhador tenha períodos semanais de descanso,sem que isso interfira na sua remuneração.No Brasil, o descanso remunerado semanal(DSR) é estipulado pela CLT.Garante um dia de folga remunerado por semana,geralmente aos domingos,mas nada impede que seja em outro dia da semana.É um direito garantido por lei e seu descumprimento gera penalidades legais.
4. Férias: É o período de descanso remunerado concedido após um determinado período de trabalho contínuo.No Brasil é regulamentada pela CLT e tem como objetivo garantir o descanso físico e mental do trabalhador. O trabalhador tem direito a tirar férias após 1 ano de trabalho.Esse período pode ser dividido em três,desde que um deles tenha no mínimo 14 dias corridos e os demais não sejam inferiores a 5 dias corrido.Durante as férias o trabalhador tem direito a receber sua remuneração acrescida de um adcional de 1/3,conhecido como abono de férias.
5. 13º Salário: O 13º salário, também conhecido como gratificação natalina, é um benefício concedido no final do ano, normalmente em dezembro.Ele está previsto na Constituição Federal na Lei 4749/1965 sendo direito garantido a todo trabalhador com carteira assinada, incluindo os pensionistas e aposentados.Deve ser pago em 2 parcelas,uma até 30/11 e a outra até 20/12.
6. FGTS: O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço(FGTS) é um benefício social e trabalhista criado pelo giverno brasileiro para proteger os direitos dos trabalhadores.Ele funciona como uma poupança compulsória vinculada ao contrato de trabalho, onde o Empregador é obrigado a depositar mensalmente um valor equivalente a 8% do salário em uma conta bancária específica em nome do trabalhador.Pode ser sacado em caso de demissão sem justa causa,compra de casa própria,aposentadoria,doenças graves e desastres naturais.É importante ressaltar que o FGTS é corrigido ,monetariamente e acrescido de juros anuais.
7. Seguro Desemprego: É um benefício social concedido aos trabalhadores que foram dispensados sem justa causa,com objetivo de fornecer assistência financeira temporaria até o trabalhador arrumar um novo emprego.Esse benefício é gerido pelo MINISTÉRIO DA ECONOMIA e concedido pela Caixa Econômica Federal.Requisistos para ter direito a receber:Ter sido dispensado sem justa causa,não estar recebendo outro benefício da Previdência Social,exceto pensão por morte ou auxílio acidente,não possuir renda própria.O número de parcelas que o trabalhador tem direito varia de acordo com o tempo trabalhado nos ultimos 36 meses.
8. PIS:Programa de Integração Social (PIS): Criado pela Lei Complementar n.º 7/1970, o PIS é um programa destinado a integrar o empregado na vida e no desenvolvimento das empresas. É administrado pela Caixa Econômica Federal.
Quem tem direito ao PIS?Trabalhadores do Setor Privado: O PIS é destinado a trabalhadores do setor privado.
Condições:
Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos,ter recebido uma média mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base,ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração,ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Benefícios do PIS
· Abono Salarial: Um dos principais benefícios do PIS é o abono salarial, que corresponde a até um salário mínimo vigente, pago anualmente aos trabalhadores que atendem aos critérios mencionados.
· Rendimentos do PIS: Além do abono salarial, trabalhadores cadastrados no PIS até 04/10/1988 também têm direito a rendimentos proporcionais ao saldo existente no Fundo de Participação PIS-PASEP.

Mais conteúdos dessa disciplina