Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

A Pediculose da cabeça é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Os piolhos são Ectoparasitas,ou seja,se desenvolvem fora do corpo do hospedeiro.esses ectoparasitas pertencem ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Phthiraptera, subordem Anoplura, e apenas duas famílias (Pediculidae e Phthiridae), têm como hospedeiro o ser humano. As espécies que infestam humanos são: Pediculus capitis, Pediculus humanus e Phthirus pubis, conhecidos de forma popular como: piolho da cabeça, piolho do corpo (muquirana) e chato, respectivamente. 
CARACTERÍSTICAS:
Hematófagos:se alimentam de sangue para a maturação dos ovos.
 Apresentam metamorfose incompleta,ou seja, no decorrer do ciclo biológico, apresentam as formas de ovos (lêndeas), ninfas e adultos (fêmea e macho). 
Os piolhos adultos não possuem asas, sendo denominados de ápteros, apresentam duas antenas curtas e dois olhos pequenos. 
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
Lêndea: As lêndeas são ovoides, de cor cinza-esbranquiçada e fixam-se na base dos fios de cabelo. 
Tamanho- cerca de 0,8 mm, e têm uma cápsula resistente que começa transparente e escurece à medida que se desenvolve. 
Ninfa:recém-nascidos do ovo
Tamanho-cerca de 1,5 mm. 
São transparentes e resistentes, o que dificulta a sua deteção e eliminação. 
As ninfas passam por três mutações até se tornarem adultas.
PIOLHO ADULTO: é um inseto sem asas com corpo dividido claramente em cabeça, tórax e abdome;
Possui garras de formato adaptado à preensão aos fios de cabelo,seu aparelho bucal é do tipo sugador-picador e possuem 3 pares de pernas.
FORMA DE TRANSMISSÃO: A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.
SINAIS E SINTOMAS:intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na parte de trás da cabeça, pescoço e tronco; também podem surgir pontos avermelhados como picadas de mosquito;
– presença do parasita (piolho) e de seus ovos (lêndeas), que aparecem como pequenos pontos esbranquiçados grudados aos fios de cabelo
 TRATAMENTO:
lavagem dos cabelos com shampoos e aplicação de loções específicos para pediculose. Em alguns casos pode ser necessária a medicação oral, prescrita por médico dermatologista;
– remoção total dos piolhos e lêndeas com pente fino ou manualmente, um por um, pois os medicamentos não matam os ovos do parasita.
É importante que todos que convivam com a pessoa acometida pela pediculose sejam examinados e se necessário tratados, para evitar a reinfestação.
 PREVENÇÃO :
Para prevenir a pediculose, o ideal é:
 •Evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal;
•Evitar o contato direto com pessoas infectadas;
•Examinar e tratar todos que convivem com a pessoa acometida pela pediculose;
•Lavar e passar as roupas de cama e de banho com ferro quente;
CICLO DE VIDA:O ciclo de vida do piolho funciona mais ou menos assim: eles vivem em torno de um mês. Por dia, cada fêmea coloca cerca de 10 ovos, chamados de lêndeas. De 7 a 10 dias depois esses ovos darão origem às ninfas (piolho na fase inicial). De 9 a 12 dias depois, essas ninfas chegam à fase adulta, período em que podem acasalar e dar início ao ciclo de novo

Mais conteúdos dessa disciplina