Buscar

Perguntas do fórum respondidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema 1: O modelo dos 4Ps, também denominado mix de marketing e composto de marketing, foi idealizado por Jerome McCarthy, da Universidade de Michigan, EUA. Fazem parte deste modelo: "Produto", que é maioria das vezes a combinação de "bens e serviços" que a empresa oferece ao mercado-alvo. "Preço", que significa a soma de dinheiro que os clientes devem pagar para obter o produto ou serviço (que pode ser entendido, também por um sacrifício, que abrange o custo de financiamento, abrir mão de outros benefícios para comprar algo, etc..). "Praça", que envolve as atividades da empresa que tornam o produto disponível para os consumidores-alvo. Promoção", que vem do termo em inglês Promotion, que envolve vários aspectos, como Propaganda, Promoção de Vendas, Merchandising e inclusive a Venda. Corresponde às atividades que comunicam os atributos do produto ou serviço e persuadem os consumidores-alvo a adquiri-lo. 
“- Você pode fazer uma correlação do Modelo de McCarthy aplicando no Turismo?”
Produto – Tudo o que o cliente recebe. No setor de turismo, podemos falar que são os atrativos turísticos. Todos oferecem os mesmos destinos, a diferença está nos mínimos detalhes: um hotel com uma fachada diferente, o conforto do assento de uma aeronave, uma paisagem mais rústica, entre outros.
Preço – Infelizmente, ainda não podemos ter conforto e lazer totalmente de graça. Tudo tem seu custo. Estabelecer o preço é crucial para a lucratividade do empreendimento turístico. Vale à pena lembrar que o preço está ligado diretamente a demanda do produto. O quanto vamos pagar pela diária do hotel, a entrada no museu, o almoço do domingo à tarde...
Praça – Como apresentar o produto/serviço ao consumidor. Como torná-lo acessível, sem perder o espaço para a concorrência. Estoque, transporte, locais...
Promoção – Atividades de comunicação desenvolvidas para atrair e influenciar o público. Pode ser através de banners, folhetos, folders, cartões, TV, rádio, revistas, jornais... Não precisa, necessariamente, ser privado. O setor público também faz propagandas para atrair pessoas à sua cidade, seu país. Podemos citar como exemplo a nova propaganda da Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo, que está rodando nacionalmente.
Tema 2: Em Marketing de Serviços estudamos que a compreensão de alguns conceitos pode ser decisiva para o sucesso de uma Organização. Em especial no Marketing Turístico os conceitos de “Intangibilidade”, “Perecibilidade”, “Inseparabilidade” e “Heterogeneidade” são determinantes para os negócios. 
“ - Defina estes conceitos no negócio de turismo e dê exemplos para uma melhor compreensão da turma.”
Intangibilidade – Os produtos, no Turismo, são considerados intangíveis pois, apesar de poderem ser comprados como compramos um livro, ou um carro, não podem ser tocados, não são palpáveis. Um agente de viagens não pode – infelizmente – dar uma amostra da viagem que você está tentando comprar. Meu avô sempre diz que uma viagem é o melhor investimento, pois nada que se aprende e se vê lá poderá ser tirado de você. 
Perecibilidade – Perecível, para mim, lembra algo que “estragará”, que tem uma validade estipulada. Assim como eu sei que tenho que comer uma banana até um tempo x, pois senão ela apodrecerá, sei que não posso estocar meus serviços turísticos. Ex: Criação de pacotes com tarifas diferenciadas levando em conta a temporada.
Inseparabilidade – Significa que o produto é consumido e produzido simultaneamente. Há o envolvimento do prestador de serviços juntamente com o consumidor, enquanto o serviço é realizado.
Heterogeneidade – O setor de Turismo oferece uma mistura de serviços que forma o produto final. Isso acontece pois diferentes organizações podem estar envolvidas no processo, dependendo do nível de prestação de serviço. Você tem diferentes percepções de coisas, lugares e pessoas, diferentes culturas e costumes.
TEMA 3: No mundo contemporâneo as mudanças no ambiente dos negócios, em especial ao do Turismo, estão ocorrendo em ritmo acelerado, muito em função da globalização. Antes de formular estratégias, os gestores que atuam no mercado turístico precisam analisar as tendências de seu ambiente externo e conhecer as competências e os recursos de suas organizações, para identificar os fatores que podem influenciar direta ou indiretamente o desempenho de seus negócios. Assim, devem monitorar as principais tendências do ambiente externo, procurando identificar possíveis ameaças ou oportunidades para a sua organização no mercado turístico. Nesse monitoramento algumas forças são foco de maior atenção, em especial as relativas ao ambiente demográfico, econômico, tecnológico, natural, sócio cultural e político-legal. “
 - Em sua visão, negócios como companhias aéreas, operadoras, hotéis, museus, etc, podem sofrer impacto de que forças ambientais? Por que? Em seu comentário utilize, também, exemplos da atividade de turismo para um melhor entendimento.”  
Questionamento 4: Um produto turístico pode ser definido como um pacote de componentes tangíveis ou não com base na atividade em um destino. Dentre os componentes principais de um produto turístico podemos destacar “As atrações no destino e meio ambiente”, “As instalações e serviços do destino”, “A acessibilidade ao destino” e o “Preço ao consumidor”. 
Escolha um dos pacotes de turismo a seguir e faça a sua análise quanto aos quatro componentes principais mencionados, analisando quais os elementos componentes do destino que determinam a opção dos consumidores e influenciam as motivações do compra. Pacotes turísticos: “Cruzeiro no Caribe”; “Bariloche”; “Paraíso Chileno: Cordilheira dos Andes ao Deserto de Atacama”; “Patagônia”; “Islândia”. 
Bariloche
As atrações e meio ambiente: Situado no norte da cobiçada região da Patagônia, é um destino muito procurado pelos brasileiros, sobretudo na temporada de inverno, onde sua paisagem fica branquinha, com baixas temperaturas. Uma ótima oportunidade para se praticar esportes de inverno.
No entanto, não é só no inverno que Bariloche “acontece”. No verão a paisagem não é mais branca, mas ainda puxa a curiosidade dos aventureiros de plantão. Esportes como o trekking pelos bosques, raftings pelo Rio Manso, ou até mesmo kitesurfing em lagos são muito procurados por turistas nessa estação.
Além de esportes, podemos visitar parques, museus, fazer compras e passeios de barco e, ainda, aproveitar a badalada vida noturna dessa cidade multifacetada.
Um local relativamente novo – há menos de 100 anos, Bariloche ainda era um nada no meio do nada – mas que traz uma grande cultura para a região, com culinária herdada principalmente dos hermanos europeus, vinhos de ótima qualidade, dentro da cultura sulamericana.
As instalações e serviços: Podemos achar resorts, hostels, hotéis de todas as categorias, campings, estações de esqui, teleféricos e, como falado previamente, lugares para compras e todo tipo de gastronomia.
A acessibilidade: Bariloche possui um aeroporto internacional – que atende a vôos domésticos e internacionais; Linhas de ônibus e rodovias bem acessíveis para quem vem de toda a parte da Argentina e, ainda, barcos para a travessia com o país vizinho, Chile.
Preço ao consumidor: Como todo e qualquer destino turístico, o preço aos consumidores vai variar de acordo com a sazonalidade, serviços que o cliente prefere, duração...
Questionamento 5: Para a implementar ações de Marketing Turístico torna-se imprescindível conhecer o Mercado de Turismo. Neste contexto, o profissional de marketing necessita ter domínio de dois conceitos vitais, o de “Oferta Turística” e o de “Demanda Turística”. 
Qual é o seu entendimento sobre as seguintes questões: Em que consiste Demanda Turística, com seus fatores de influência? Qual a sua compreensão sobre a necessidade de segmentação deste mercado? No que concerne a Oferta Turística, em que consiste oferta diferenciada e oferta técnica ?
 
Demanda turística e seus fatores de influência: Quantidade de produtos e serviços turísticos consumidos por indivíduos, dado o nível da renda, preço enecessidade desses consumidores. Está intimamente ligada ao consumidor – se ele vai querer algo mais luxuoso, com um preço elevado; se a renda dele permite; se prefere algo de qualidade, ou algo mais confortável; a necessidade real do consumo; o sexo, a idade, a religião, educação, raça do consumidor influenciarão, assim como o clima do local, serviços ofertados, entre outros.
Oferta turística: Conjunto de atrativos turísticos, bens e serviços que farão as pessoas visitarem um local, cidade, região, país. Compõe-se dos serviços de alojamento, alimentação, agenciamento, lazer e infra-estrutura local.
Oferta diferenciada: Atrativos naturais e atrativos culturais.
Oferta técnica: Serviços & equipamentos e infra-estrutura de apoio.

Outros materiais