Buscar

FRED NUTRIÇÃO RESUMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ALUNA : TATIANE PEREIRA ALVES
RA: 6248216606 5 PERÍODO
PROF. : FREDERICO PASSOS
NUTRIÇÃO E BROMATOLOGIA
 REPRODUÇÃO ANIMAL
 
 BROMATOLOGIA ANIMA
INTRODUÇÃO
 A exploração dos animais domésticos visa um interesse econômico.
 Três aspectos possibilitam a produção em qualidade e quantidade: GENÉTICA, HIGIENE / MANEJO, ALIMENTAÇÃO.É o ponto de partida para o desempenho de toda e qualquer função. Raças e variedades altamente especializados mediante seleção e cruzamentos. Junto com o crescimento da genética, cresce também a necessidade da perfeita alimentação e nutrição para potencializar essa genética. Potencial genético é, portanto, complementado pela alimentação.
 A higiene/manejo fornecem, junto à genética, o ponto de partida às condições básicas, prevenindo as enfermidades e dando condições necessárias à criação animal.Tem o objetivo de fornecer os alimentos capazes de manter a vida e assegurar, nas melhores condições de rendimento, a elaboração das produções que o homem pretende de um animal (ou grupo de animais).
 Bromatologia → estudos dos alimentos em diversos aspectos:
- valor nutricional,
- controle de qualidade químico e microbiológico ,
 Proteína Bruta: A percentagem de nitrogênio obtida, se expressa em termos de proteína bruta, multiplicando-se por 6,25 → já que as proteínas dos alimentos possuem diferentes teores de nitrogênio. Teor de Nitrogênio pode variar de 13% a 18%.
 Proteína: São nutrientes orgânicos nitrogenados presentes em todas as células vivas.- Essencial à vida de todo animal. -Indispensável pro crescimento, reprodução e produção.
Gordura ou Extrato Etéreo (EE)
 A gordura constitui a fração mais energética dos alimentos. Alimentos com altos teores de gordura, possuem altos valores de NDT (Nutrientes Digeríveis Totais), pois as gorduras fornecem 2, 25 vezes mais de energia comparadas aos carboidratos e proteínas.Na análise, as gorduras são insolúveis em água, porém solúveis em éter, clorofórmio, benzeno e outros solventes orgânicos.
 Fibra Bruta (FB): Fibra é a fração lentamente digestível ou incompletamente disponível dos alimentos, que ocupa espaço no trato gastrointestinal dos animais.Para os ruminantes:a fibra é a maior fonte de energia para o animal e para os microrganismos no seu trato digestivo.Estimula as contrações ruminais, Estímulo a produção de salivas e o Tamponamento ruminal.
 Cinza ou Matéria Mineral (MM): O teor de cinza pode permitir uma estimativa da riqueza de cálcio e fósforo do alimento, quando se trata de certos produtos como farinha de osso. De produto vegetal (forrageiras, rações, cereais...) a determinação de cinza tem pouco valor. Isso ocorre por pouca informação sobre sua composição, pois seus componentes, em minerais, são variáveis.
 Extrato não Nitrogenado (ENN): Representa carboidratos de mais fácil digestão, como açúcares e o amido.Na análise, o teor é feito por diferença: É o valor calculado a partir da soma da PB, FB, EE e MM expressos em termos de MS e subtraído de 100 ou ENN = 100% - (umidade – EE – PB – FB – MM).
Análises
 Teste de Eber: identifica a presença de decomposição em produtos de origem animal farinha de carne, farinha de peixe, farinha de osso...
 Reação de Kreis: mede a rancidez hidrolítica das gorduras e avalia a presença de ácidos graxos livres nos alimentos.
 Teste de Peróxidos: Indicativa de rancidez.
 Teste de Urease: Usado em produtos como farelo de soja.
 Teste de Gossipol: Usado no farelo de algodão ou na semente.
 Testes Microscópicos: determina-se o formato das células e dos grãos de amido dos ingredientes.
 Determinação do Valor Energético Bruto: usada em pesquisa para avaliar os valores de energia metabolizável dos alimentos.
Análises Físicas
 Granulometria: principalmente semente de milho e soja é importante para fabricação de rações balanceadas. => a digestibilidade é influenciada pelo tamanho da partícula dos alimentos.
 Secagem: a secagem dos grãos é importante para o seu armazenamento.
 Torração: avalia o grau de cozimento/tostagem/torração importante fator da qualidade do alimento.
 Excesso de escama, osso, chifre, cartilagem, sangue etc: Avalia produto e subproduto de origem animal. Observa-se fraude, pois esses resíduos possuem alto teor de proteína, mas de qualidade e aproveitamento baixos.
Densidade, cor e odor: Avaliar a qualidade da matéria-prima de uma ração. Diagnóstico de fraude
.
 Análises Bacteriológicas: Verifica o grau de contaminação com microrganismos e presença de toxinas.
 Aspergilose: bastante comum nos concentrados de origem vegetal.
 Farinha de origem animal: contagem de microrganismos, salmonelas, aspergilos, coliformes, fungos...
 Testes Biológicos: São feitos para determinação do valor biológico das proteínas e o valor energético dos alimentos.É importante conhecer a digestibilidade de cada uma das forragens que compõem a alimentação dos animais.
 Alguns testes: valor biológico das proteínas, valor energético dos alimentos, biodisponibilidade de nutrientes .os alimentos –
 Digestibilidade: Facilitando a comparação do valor nutritivo e determinação do consumo do alimento.
Processos na Digestão:
 Preensão dos Alimentos, os animais efetuam á apreensão conforme suas características:
 Mastigação: Relacionado com tipo de dentição.Finalidade: Fragmentação dos alimentos.Deglutição: Os alimentos triturados e ensalivados são deglutidos.
Inicio : Forma voluntária . Finalidade: Reflexa.
 Nutrição, processo de suprir ás células do corpo animal dando condições párea reações metabólicas. (alimento = nutrientes e energia).Conhecer as necessidades nutritivas do organismo, em função de raça, sexo, idade, espécie e sistema de produção.
Conversão Alimentar X Eficiência Alimentar
 Conversão Alimentar: É a quantidade de alimento (ração) que o animal consome para produzir 1 kg de peso.
 Eficiência Alimentar: É a quantidade de peso (kg) que o animal ganha por kg de alimento consumido.
 Tratamento Térmico, mellhora o valor nutritivo, aumenta a digestibilidade do amido e proteínas, e elimina toxinas.
Tipos de processamentos dos alimentos: Moagem, Peletização, Excrusão.
 São processos para melhorar a Palatibilidade, melhorar o manejo,reduzir substâncias tóxicas, melhorar a preservalção e estocagem.
Estudo dos Lipídios, Proteínas e Carboidratos:
 Lipídios também chamados de gorduras,fazem parte da composição dos Lipídios: Hidrogênio, Oxigênio e Carbono.Possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, Éter, etc). São responsáveis por reserva de energia, isolante térmico e composição da membrana Plasmática- os Fosfolípideos.
Fosfolípideos: Glicerídeos- fonte de energia= Triglicerídeo
Esteroídes: compõem os hormônios sexuais= Estrogênio, Progesterona e Testosterona- Vitamina D e os Esterois são o Colesterol. Pepsinas e Lípases fazem a digestão de gorduras.
Ácidos Graxos essenciais : Ômega 6 e Ômega 3, são componentes da membrana celular, envolvidos na reprodução animal,na formação da membrana Mitocondrial.
Deficiência causa problemas de pele e pelos, baixa fertilidade, retarda a maturidade sexual, baixa eclodibilidade e peso dos ovos, problemas de crescimento e conversão alimentar. Fontes (milho, Aveia, Soja, Cevada, Centeio, Óleo de Canola, de Soja e de Peixe).
Aminoácidos essenciais, através da alimentação.
Ex: Leucina, Isoleucina, Valina, Lisina, Triptófano, Metionina, etc.
Proteínas tem funções estruturais, como é o caso da Actina E Miosina, nos músculos , mantém a forma celular- Resposta Imunitária.
Carboídratos também chamados de acúcares, são fontes de energia. Tem
função estrutural, pois participam da formação de algumas estruturas como a Celulose e a Quitina – DNA e RNA.
Monossacarídeos : Glicose, Frutose, Galactose.Acúcares Simples, solúveis em água.
Dissacarídeos: formados por dois monossacarídeos – Sacarose e Lactose
Polissacarídeos: formados por vários Monossacarídeos ,não são solúveis em água- Ex: Amido, Celulose e Quitina.
Vitaminas e Minerais
 As vitaminas e os minerais desempenham funções importantes no organismo: Participam na produção de energia, na saúde óssea, na síntese de hemoglobina sanguínea. Na manutenção do funcionamento adequado do sistema imune. Na proteção do corpo contra os danos oxidativos e Atuam ajudando na síntese e no reparo do tecido muscular, decorrentes do exercício físico e de lesões. Estão presentes em pequenas quantidades de alimentos naturais, o consumo insuficiente ou exagerado de certas vitaminas pode causar distúrbios nutricionais.Temos dois grupos: Lipossolúveis e as Hidrossolúveis.
Lipossolúveis : A,D,E,K
Retinol- Vitamina A- (Deficiência: Cegueira Noturna / Excesso:Dor de cabeça, problemas de pele, etc...)
Fontes Principais: alimentos de origem animal. Carotenos (transformados em vitamina A no intestino)- vegetais verde escuros, amarelos e frutas.
Função Principal: Visão, crescimento, osso, tecido epitelial, processo imunológico, nervoso e reprodução.
OBS: Os Gatos não têm a enzima dioxigenase necessária para converter b-caroteno em retinol (vitamina A), então, precisam de uma fonte alimentar de vitamina A pré-formada em sua dieta. Na natureza, vitamina A pré-formada só pode ser encontrada em alimentos de origem animal.
Calciferol- Vitamina D-(Deficiência: Raquitismo / Excesso: Pode ocorrer depósito de Cálcio nos Rins).
Fontes Principais: Leite, óleo de fígado de bacalhau, Sol...
Vitamina D2 (ergocalciferol): levedura irradiada, leite enriquecido.
Vitamina D3 (colecalciferol): óleos de fígado de peixe, gemas de ovo, leite enriquecido. A vitamina D forma-se na pele quando esta é exposta à luz solar (raios ultravioleta).
Função Principal: Absorção de cálcio e fósforo no intestino, mineralização, crescimento e reparação dos ossos.
Tacoferol -Vitamina E-(Deficiência : Esterelidade/ Coagulação sanguinea)
Fontes Principais: Óleo vegetal, germe de trigo, vegetais de folhas verdes, gemas de ovo, margarina, legumes.
Função Principal: AntioxidantesEncefalomalacia: ataxia, resultante de hemorragia e edema do cerebelo na deficiência da vitamina E.
Vtamina K-(Coagulação do sangue /Deficiência: Hemorragia)
Fontes Principais: Vegetais de folhas verdes, carne de porco, fígado, óleos vegetais.A vitamina K é, produzida por bactérias no intestino.
Função Principal: Formação de factores da coagulação do sangue, coagulação normal do sangue.
Hidrossolúveis : Complexo B e a Vitamina C
Ácido ascórbico- Vitamina C- (Deficiência: Escorbuto).
DEFICIÊNCIA: Anorexia, apatia, hemorragias difusas, fraturas ósseas, anemia, diarréia.Em animais jovens, alta variação da temperatura ambiente,hipertermia.
Fontes Principais: Citrinos, tomates, batata, verduras.
Função Principal: Crescimento ósseo e do tecido conjuntivo, cura das feridas, síntese do colágeno, funcionamento dos vasos sanguíneos, antioxidante.
Tianina- Vitamina B1- (Deficiência Beriberi /Doença de Wernicke)
Fontes Principais: Carnes e vegetais verdes escuros. Animais =Fígado.
Riboflavina-Vitamina B2- (DEFICIÊNCIA: descamação dos lábios e das comissuras da boca, dermatite). Hipotermia (cães), conjuntivite (cavalo), irritação das mucosas do aparelho digestivo (suíno e frangos).
Fontes Principais: Leite, queijo, fígado, carne, ovos, produtos com cereais enriquecidos.
Função Principal: Manutenção das membranas mucosas
Piridoxina-Vitamina B6-(Deficiência: Anomalias Sistema Nervoso).
Fontes Principais: Leveduras secas, fígado, vísceras, cereais integrais, peixe, legumes.
Função Principal: Metabolismo de aminoácidos e ácidos gordos, funcionamento do sistema nervoso, pele sã.
Cobalamina-Vitamina B12_( DEFICIÊNCIA: anemias, dermatite, atraso no crescimento, mortalidade das crias, diarreia, vômitos e visão diminuída)
Fontes Principais: Fígado, carnes (especialmente carne de vaca, de porco e vísceras), ovos, leite e produtos lácteos.
Função Principal: Amadurecimento dos glóbulos vermelhos e funcionamento nervoso.
Ácido Fólico-V itamina B9-( DEFICIÊNCIA: Frangos: diminuição do crescimento e do apetite, dermatitesSuínos: diarréia branca, problemas de lactação e reprodução).
Fontes Principais: Os vegetais de folhas verdes frescos, frutas, fígado e outras vísceras, leveduras secas.
Função Principal: Amadurecimento dos glóbulos vermelhos, síntese de DNA e RNA.
MACROMINERAIS
SÓDIO: Sal, carne de vaca, carne de porco, sardinhas, queijo, azeitonas verdes
Função Principal: Equilíbrio ácido-básico, funcionamento nervoso e muscular.
DEFICIÊNCIA: apatia, apetite depravado, queda de produção, perda de fecundidade e morte.
CLORO: Igual ao sódio.
Função Principal: Equilíbrio dos electrólitos.
DEFICIÊNCIA: alteração do equilíbrio ácido-básico.
POTÁSSIO: Leite gordo e magro, bananas, ameixas, uvas passas.
Função Principal: Funcionamento nervoso e muscular, equilíbrio ácido-básico e metabolismo da água.
DEFICIÊNCIA: distúrbio do crescimento, ovulação, esterilidade, paralisia, alterações cardíacas.
EXCESSO: paralisia, alterações cardíacas.
CÁLCIO: Leite e produtos lácteos, carne, peixe, ovos, produtos à base de cereais, feijão, frutas, vegetais.
Função Principal: É encontrado no esqueleto, sendo, portando, nos tecidos moles pobres no mesmo. Formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue, funcionamento nervoso e muscular, ritmo cardíaco normal.
DEFICIÊNCIA: baixas concentrações de cálcio no sangue e espasmos musculares.
EXCESSO: elevadas concentrações de cálcio no sangue, perda do tônus intestinal, insuficiência renal.
FÓSFORO:Leite, queijo, carne, aves, peixe, cereais, nozes, legumes.
Função Principal: Formação dos ossos e dos dentes,importante em todas as fases da reprodução animal, participa no metabolismo das proteínas e outros elementos minerais, faz parte das produções animais (leite, carne e ovos) essencial ao metabolismo e ao desenvolvimento da flora ruminal.
MAGNÉSIO: Vegetais de folhas verdes, nozes, cereais, mariscos.
Função Principal: Formação dos ossos e dentes, funcionamento nervoso e muscular, ativação das enzimas.
DEFICIÊNCIA: baixas concentrações de magnésio no sangue, funcionamento nervoso anormal.
EXCESSO: elevadas concentrações de magnésio no sangue, hipotensão arterial, insuficiência respiratória, ritmos cardíacos anormais.
MICROMINERAIS
FERRO: Farinha de soja, carne de vaca, ervilhas,e etc. Contudo, menos de 20% do ferro da dieta é absorvido pelo corpo.
Função Principal: Formação de enzimas que modificam muitas reações químicas no corpo e são os principais componentes dos glóbulos vermelhos e das células musculares.
DEFICIÊNCIA: anemia, dificuldade de deglutição, unhas em forma de colher, alterações intestinais.
EXCESSO: depósitos de ferro, lesões no fígado (cirrose), diabetes mellitus, pigmentação da pele.
ZINCO: Vísceras, ostras, nozes, legumes desidratados, cereais integrais.
Função Principal: Componente de enzimas, pele sã, cura de feridas, crescimento.
DEFICIÊNCIA: lesões na epiderme (paraqueratose), atraso do crescimento, amadurecimento sexual atrasado.
COBRE: Vísceras, ostras, nozes, legumes desidratados, cereais integrais.
Função Principal: Componente de enzimas, formação de glóbulos vermelhos, formação dos ossos.
DEFICIÊNCIA: anemia, osteogênese, desmielinização do sistema nervoso, pigmentação e queratinização.( Bovinos- fibrose no miocárdio, problemas intestinais). 
MANGANÊS
Função Principal: atua na formação da matriz dos ossos e cascas, importante na reprodução.
DEFICIÊNCIA: provoca baixa produção de espermatozóides, baixa ovulação e reabsorção embrionária.
EXCESSO: Cálcio em excesso provoca baixa reabsorção de manganês.
SELÊNIO: Carnes e outros produtos animais.
A sua concentração no solo influi no conteúdo da planta. 
Função Principal: Necessário para a síntese de um enzima antioxidante.
DEFICIÊNCIA: suíno- morte dos leitões, ruminante- retenção de placenta em vacas. Baixo desempenho reprodutivo com baixa viabilidade do feto, reduzida motilidade do espermatozóide.
IODO: Mariscos, sal iodado, produtos lácteos. 
Função Principal: Formação de hormônios da tireóide, que regulam os mecanismos de controlo de energia.
DEFICIÊNCIA: aumento do tamanho da tireóide, alteração do crescimento fetal e do desenvolvimento cerebral.
EXCESSO: algumas vezes causa elevadas concentrações do hormônio.
	
NUTRIÇÃO BOVINO E EQUÍNO
 RUMINANTES - São classificados como animais de estômago composto por 4 compartimentos: retículo, rúmen, omaso e abomaso: MECÂNICO - Boca e intestinos (perist.)MICROBIANO - (+) Rúmen e intest. GrossoBIOQUÍMICA - Enzima secretadas intest. Delgado.
 A absorção dos nutrientes pelos ruminantes em grande parte depende da população microbiana ruminal que aparecem no rúmen e intestino grosso.Tal população consegue digerir fibras existentes na forragem e utilizar o nitrogênio não proteico (NNP)
 A principal característica do ruminante é a capacidade de regurgitar os alimentos para mastigação(ruminação), o que lhes faculta aproveitar melhor a energia dos alimentos fibrosos, através da microflora do rúmen.
 Vida Reprodutiva das Vacas:Este período, quando adotada a estação de monta de novembro a janeiro, coincide com o período seco do ano, quando a oferta de forragens de boa qualidade também é menor.  
 A disponibilidade de forragem é suficiente apenas para a manutenção do peso corporal e do desenvolvimento do feto.Vacas com condições corporais inadequadas à desmama devem ser separadas das demais e suplementadas para melhoria do estado corporal.
 As vacas precisam apresentar, ao parto, condições corporais de moderadas a boa, para a obtenção de altos índices de concepção ao início do período de monta.A perda acentuada de peso e da condição corporal antes e após o parto reduzem substancialmente as taxas de prenhez e o peso dos bezerros à desmama. 
NUTRIÇÃO DE RUMINANTESDEFICIÊNCIA DE MINERAIS
Brasil – solos pobres em fósforo, sódio, cobalto, cobre, iodo, selênio, zinco.
 Fósforo: Alterações ósseas: Raquitismo (filhote) e osteomalácia (adultos, fraturas)Baixo crescimento, deformidade óssea Osteofagia, Botulismo (pela osteofagia)
 Profilaxia: Necessidade diária de 6g/dia de fósforo
 Sódio: Fome por sal, alotriofagia (come coisa incomum – terra, tijolo),Baixo peso, baixo apetite, baixa produção,Ingerir urina,Lamber outros animais pelo sal, Animal que fica com corda na boca pelo sal,
 Tratamento: Sal no cocho
 Cobre: Comum em bovinos e ovinos. Desbotamento do pelo, Anemia, Ovino: ataxia enzoótica, anormalidade da lã.Outros quadros: desbotamento entre os olhos, diarreia crônica, distúrbio nos ossos, problemas reprodutivos.
 BOVINO: 250g de sulfato de cobre em 50kg de sal.
 Cobalto: bovino comem madeira, árvore,Perda de apetite, anorexia,Anemia,Fezes de cabrito.
 
 Tratamento: 2,5 – 5,0 mg Co/cabeça/dia
 Selênio:Sintomas, duas formas:- Aguda: insuficiência cardíaca,- Subaguda: fraqueza muscular
 Tratamento: 3mg 
NUTRIÇÃO DE EQUINOS
 A comida é engolida, passa pelo esófago e entra no estômago – tem uma capacidade de cerca de 8 litros e tem um bom funcionamento se cheio até dois terços. O intestino delgado do cavalo é estreito e mede cerca de 2 metros de comprimento e é onde são decompostos e absorvidos os açúcares, as proteínas e as gorduras. No intestino grossos são digeridas as fibras – principal fonte de energia por intermédio de bactérias e micróbios que as fermentam.
 Não faça alterações bruscas na dieta, de modo a evitar problemas digestivos, Dê ao cavalo cerca de 2 ou 3 horas de descanso a seguir a uma refeição e só o alimente 1 hora após terminado o trabalho,Obedeça a hábitos horários nas refeições, A alimentação do cavalo dever ter pelo menos 50% de fibras.
Cólicas
 Acesso do cavalo à água quando se encontra sobreaquecido; Vício de engolir ar;Ingestão de areia;Alimentos úmidos ou molhados; Comer sofregamente e não mastigar antes de engolir;O intestino dobrado;Mudança repentina na dieta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais