Buscar

Anatomia - Sistema Cardiovascular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema Cardiovascular – Anatomia
	O coração tem a forma cuneiforme, ou seja, assemelha-se a um triângulo invertido (de cabeça para baixo). Repousa sobre o diafragma, próximo da linha mediana da cavidade torácica, se estende do esterno até a coluna vertebral, e entre o revestimento (pleura) dos pulmões.
	A extremidade pontiaguda do coração é o ápice, direcionado para frente, para baixo e para esquerda. A parte larga do coração, oposta ao ápice, é a base, q está direcionada para trás, para cima e para direita. Os principais vasos sanguíneos entram e saem da base.
	Além do ápice e da base, o coração possui diversas margens e faces:
face esternocostal (profunda ao esterno e às costelas); 
face diafragmática (sobre o diafragma, entre o ápice e a margem direita);
margem direita (voltada para o pulmão direito, estende-se da face inferior até a base);
margem esquerda (ou face pulmonar; voltada para o pulmão esquerdo, estende-se da base até o ápice).
Há pontos de referência para procedimentos como a auscutação. São eles: ponto superior direito e esquerdo; ponto inferior direito e esquerdo. Este último está no ápice do coração. Juntos formam um contorno onde pode delimitar-se o formato e tamanho do coração. 
Como o coração se situa entre duas estruturas rígidas: o esterno e a coluna vertebral – a pressão externa (compressão) aplicada ao tórax é usada para forçar o sangue do coração a sair do coração e entrar na circulação. Nos casos em q o coração pára subitamente de bater, a ressucitação cardiopulmonar (RCP) – compressões cardíacas + ventilação dos pulmões via respiração boca a boca – salva vidas. Ultimamente a compressão cardíaca é mais utilizada que a RCP. 
O pericárdio é a membrana que envolve e protege o coração. Pericárdio fibroso: é superficial, formado de tecido conjuntivo irregular, denso e resistente e assemelha-se a um saco que repousa sobre o diafragma. Pericárdio seroso: é mais profundo, apresentando-se como uma membrana delicada e fina, que forma uma camada dupla em torno do coração – a lâmina parietal, externa, que se funde ao pericárdio fibroso; - a lâmina visceral ou epicárdio, interna, adere firmemente à superfície do coração. Entre as lâminas parietal e visceral do pericárdio seroso encontra-se uma película fina de líquido seroso – Líquido Pericárdico, que é uma secreção lubrificante que reduz o atrito entre as membranas enquanto o coração se move. Cavidade do pericárdio é o espaço que contém o líquido pericárdico. 
Camadas da parede do coração: 
Epicárdio ou lâmina visceral do pericárdio seroso: camada externa, transparente e fina. É composto por tecido conjuntivo frouxo, que confere uma textura escorregadia e lisa.
Miocárdio: intermediário, composto de tecido muscular cardíaco, massa principal do coração.
Endocárdio: mais interno, camada fina de endotélio sobreposta a uma camada fina de tecido conjuntivo, formando um revestimento liso. O endocárdio é contínuo com o revestimento endotelial dos grandes vasos sanguíneos presos ao coração.
O coração é composto de quatro câmaras: duas câmaras superiores, os átrios e duas câmaras inferiores, os ventrículos. Na face anterior de cada átrio encontra-se uma estrutura saculiforme, a aurícula.
Na face do coração encontra-se uma série de depressões (canaletas), chamadas sulcos, contendo vasos sanguíneos e gordura. 
Cada sulco marca o limite entre duas câmaras do coração. O sulco coronário marca o limite entre os ventrículos - inferiores e os átrios - superiores. O sulco interventricular anterior é um sulco raso na face anterior do coração que marca o limite entre os ventrículos direito e esquerdo. O sulco interventricular anterior continua em torno da face posterior do coração como sulco interventricular posterior q marca o limite entre os ventrículos na face posterior do coração.
Átrio direito
Recebe o sangue proveniente de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. A parede posterior no interior do átrio direito é lisa, enquanto q a parede anterior é enrugada devido a presença de cristas musculares, chamadas músculos pectíneos q se estendem até a aurícula. Entre o átrio direito e esquerdo encontra-se uma divisão fina chamada septo interatrial. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito por meio de uma valva, chamada valva atrioventricular direita ou tricúspide, formada por 3 válvulas.
Ventrículo direito
O interior contém cristas formadas por fibras musculares cardíacas chamadas de trabéculas cárneas. As válvulas da valva atrioventricular direita estão conectadas a cordões semelhantes a tendões, as cordas tendíneas q por sua vez estão conectadas aos músculos papilares. O sangue passa do ventrículo direito pela valva do tronco pulmonar para um grande vaso, chamado tronco pulmonar q se divide em artérias direita e esquerda.
	Átrio Esquerdo
Forma a maior parte da base do coração recebendo sangue dos pulmões por meio de quatro veias pulmonares. O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo pela valva atrioventricular esquerda (mitral ou bicúspide) q possui duas válvulas.
	Ventrículo Esquerdo	
Forma o ápice do coração. Como o direito, o ventrículo esquerdo contém trabéculas cárneas e possui cordas tendíneas q ancoram as válvulas da valva mitral ou bicúspide aos músculos papilares.
O sangue passa do ventrículo esquerdo pela valva da aorta para a maior artéria do corpo, a parte ascendente da aorta. Sangue da aorta flui para as artérias coronárias q se ramificam a partir da parte ascendente da aorta e levam o sangue até a parede do coração. O restante do sangue passa para o arco da aorta e para parte descendente da aorta. Os ramos da aorta e da parte descendente da aorta levam o sangue para todo o corpo. 
Os ventrículos possuem paredes mais espessas q as paredes dos átrios, pois bombeiam o sangue por distâncias maiores.
Além do tecido muscular cardíaco, a parede do coração contém tecido conjuntivo denso q forma o esqueleto fibroso do coração. O esqueleto forma a fundação na qual as valvas do coração se fixam, serve como um ponto de inserção para os feixes musculares cardíacos e evita o estiramento excessivo das valvas à medida q o sangue passa por elas.
Valvas cardíacas:
Conforme cada câmara do coração se contrai, empurra um volume de sangue para cada ventrículo ou para fora do coração por um vaso. As valvas se abrem e se fecham em resposta às alterações de pressão, quando o coração se contrai e relaxa. Cada uma das quatro valvas ajuda a assegurar o fluxo unidirecional do sangue, abrindo-se para deixar passar o sangue e fechando-se para evitar seu refluxo.
-	O sangue movimenta-se dos átrios para os ventrículos pelas valvas abertas. Neste momento, os músculos papilares estão relaxados e as cordas tendíneas estão frouxas. Quando os ventrículos se contraem, a pressão do sangue empurra as vávulas para cima, até q suas margens se encontrem e fechem a abertura. Ao mesmo tempo, os
músculos papilares também se contraem, o q puxa e retesa as cordas tendíneas, evitando a eversão das válvulas da valva.
	As 2 valvas arteriais, as valvas do tronco pulmonar e da aorta, permitem a ejeção do sangue do coração para as artérias e evitam o fluxo retrógrado do sangue aos ventrículos. As duas valvas arteriais consistem, cada uma, em 3 vávulas semilunares fixadas na parede arterial. Quando os ventrículos se contraem, a pressão interna aumenta. As valvas se abrem quando a pressão nos ventrículos excede a pressão das artérias, permitindo a ejeção do sangue dos ventrículos para o tronco pulmonar e para a aorta. À medida q os ventrículos relaxam, o sangue começa a fluir de volta, em direção ao coração. Esse fluxo de retorno do sangue preenche as válvulas das valvas, fazendo-as se fecharem firmemente.
	Circulação coronária
	O lado esquerdo do coração que recebe sangue recentemente oxigenado, vermelho vivo, dos pulmões, é a bomba para a circulação sistêmica. O ventrículo esquerdo ejeta sangue para a aorta, que se ramifica progressivamente em artérias
sistêmicas menores, que levam o sangue a todosos órgãos do corpo.
	Nos tecidos, as artérias dão origem as arteríolas e estas, aos capilares. A troca de nutrientes e gases ocorre através das finas paredes dos capilares. Nos tecidos, o sangue cede O2 e capta CO2. Na maioria dos casos, o sangue flui por apenas um capilar e, em seguida, entra em uma vênula.
	As vênulas levam sangue desoxigenado para longe dos tecidos e fundem-se para formar veias maiores e, finalmente o sangue flui de volta para o átrio direito. O lado direito do coração é a bomba para a circulação pulmonar. Ele recebe todo o sangue
venoso (desoxigenado), vermelho escuro que retorna da circulação sistêmica. O sangue ejetado do ventrículo direito flui para o tronco pulmonar q se ramifica nas artérias
pulmonares. Essas levam o sangue para os pulmões direito e esquerdo. Nos capilares
pulmonares, o sangue cede CO2 e capta O2. O sangue recentemente oxigenado, em seguida, flui para as veias pulmonares e retorna ao átrio esquerdo.
A parede do coração possui seu próprio suprimento sanguíneo. O fluxo de sangue nos vasos que penetram no miocárdio é chamado de circulação coronária (cardíaca). Enquanto se contrai, o coração recebe pouco sangue oxigenado por meio das artérias coronárias q se ramificam a partir da parte descendente da aorta. Contudo, quando o coração relaxa, a pressão alta do sangue na aorta impulsiona o sangue pelas artérias coronárias e, em seguida, pelos capilares.
Duas artérias coronárias, direita e esquerda, formam-se a partir da parte ascendente da aorta, ramificam-se em ramos e fornecem sangue oxigenado para o coração. Quando duas ou mais artérias irrigam a mesma região, geralmente, elas se conectam. Essas conexões são chamadas anastomoses. Caso uma via principal do coração fique obstruída, as anastomoses formam desvios para o sangue arterial. Portanto, o músculo do coração pode receber oxigênio suficiente, mesmo se uma de suas artérias estiver parcialmente obstruída.
Após a passagem do sangue pelas artérias da circulação coronária, qdo são liberados oxigênio e nutrientes para o músculo cardíaco, o sangue passa para os capilares, nos quais, capta CO2 e em seguida, para as veias. A maior parte do sangue desoxigenado proveniente do miocárdio drena para um grande seio vascular, na face posterior do coração, chamado seio coronário que desemboca no átrio direito.
O som do batimento cardíaco origina-se, primeiramente, da turbulência do sangue, produzida pelo fechamento das valvas do coração. Durante cada ciclo cardíaco, há 4 bulhas cardíacas, mas em um coração normal apenas a primeira e a segunda bulhas são ouvidas com um estetoscópio. B1 é produzida pela turbulência do sangue associada com o fechamento das valvas atrioventriculares, logo após o início da sístole -contração) ventricular. A segunda bulha (B2) é produzida pela turbulência do sangue associada ao fechamento das valvas arteriais, no início da diástole (fase de relaxamento) ventricular.

Outros materiais