Buscar

Embriologia - Sistema Cardiovascular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia do Coração
Vasculogênese: primeiros vasos sanguineos, fora do embrião é o primeiro evento.
A partir dos primeiros vasos sanguíneos dentro do embrião brotam outros pela Angiogenese (brotamento a partir de vasos já existentes). Temos angiogenese pela vida inteira.
Ilhotas: células se juntam e formam uma luz, as células que ficam perto da luz começam a se diferenciar em células sanguineas e as que ficam longe diferenciam-se em células endoteliais. Este fenomeno ocorre primeiro no extraembrionário, depois intraembrionário (17ºdia).
 Na 3ª semana já há formação de várias ilhotas que começam a se juntar, sendo este o primórdio do coração. O coração se forma junto com todo o sistema vascular (angeogenese).
As ilhotas se juntam formando um tubo em volta da placa neural. Esse tubo formará dobramentos para formar as câmaras do coração.
 No 26º dia o tubo que esta formando o coração se comunica com outros vasos pela vascularização. Há formação da aorta e placenta que se comunicam com o coração por vasos.
O sangue vem sendo trazido por 3 veias cardinais que desenbocam no tubo: veia cardinal, veia umbilical e veia vitelínica. E sai do tubo pelos arcos aórticos.
Movimentos das cavidades do tubo
Primeiro os tubos que eram 2, se juntam e fundem.
Esse tubo sofre um dobramento, posicionando os átrios, ventrículos, seios venosos e arcos aórticos. Esse átrio e ventrículo ainda não está separado, num tubo só.
Antes os seios venosos desenbocavam na parte caudal do tubo, agora subiu (35ºdia).
Já no 35º dia temos uma veia cava inferior e uma superior, além da remodelação dos arcos aórticos para a aorta propriamente dita. Início da constricção entre átrio e ventrículo. O ventrículo também começa a se dividir em dois.
Na 5ª semana, o Átrio sofre remodelação para veias cavas e pulmonares. Na linha média entre os átrios começa a proliferar células separando-os, deixando uma cavidade, o osteoprimo. Fazendo com que o sangue oxigenado que chega na placenta pelas cavas tenha continuação com o sangue não oxigenado que vem do encéfalo pela cava superior.
Se forma então o osteo secundário e um septo secundário, estes deixam uma cavidade para o sangue circular de um átrio para o outro, formando uma Valva.
O pulmão no embrião não oxigena o sangue, o que realiza essa função é a placenta.
Como as cavidades do tubo ainda não estão totalmente separadas, há mistura de sangue arterial e venoso.
O fechamento das cavidades é na hora do nascimento. Também há o fechamento dos vasos.
�

Outros materiais