Buscar

Resumo de Nutrição(análises)

Prévia do material em texto

Resumo de Nutrição: Análises laboratoriais
Coleta de alimentos para análise: 
Alimentos sólidos devem ser colhidos em sacos plásticos resistentes e alimentos líquidos em potes de vidro ou de polietileno;
Alimentos muito úmidos( acima de 10%) devem ser refrigerados;
Identificar com informações precisas(colheita, data de validade de rações e etc);
Para silagens usar um calador de metal. Recolher amostras da areas superiores, médias e inferiores da silagem e homogeneizar;
Produtos à granel: coletar em 8 pontos diferentes e bem separados. Em cargas maiores(caminhões e etc) coletar em 16 pontos. Usar sonda de profundidade;
Fenos: 1 a 10 fados(coletar todos). 10 a 100 fardos(coletar 10 fardos ao acaso).100 fardos ou mais(coletar 10% de fardos ao acaso);
Forrageiras: coletar amostras em 10 pontos por área, com um quadrado de alumínio. Classificar espécies e tipo de solo;
Análises Laboratoriais
Método proximal de Weende: classificação em 6 critérios diferentes
Água
Proteína bruta(PB)
Fibra bruta(FB)
Extrato etéreo(EE)
Extratos não nitrogenados(ENN)
Cinzas(minerais)
 %ENN= 100-%PB-%FB-%EE-%cinzas-%H2O
 %NDT=%PBD+%FBD+%ENND+(2,25xEED)
NDT: nutrientes digestíveis totais
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE H2O:
Pré-secagem: Amostras de 200g secas em estufas ventiladas(55º por 2 a 4 dias) seguidas de moagem a 1mm (moinho "Thomas-Wiley" modelo 4) e armazenadas em potes plásticos, para posterior análise. 
Realizar amostragens com a matéria seca pode alterar os valores dos constituintes orgânicos. Para analisar os nutrientes, deve-se usar matéria pré-seca.
Matéria seca: Amostras pré-secadas são postas em estufas a 105ºC por 4 horas em média(alimentos úmidos podem demorar mais). 
DETERMINAÇÃO DE PB
PB mede a quantidade total de nitrogênio no alimento, sendo protéico ou não!! Digere-se a amostra em ácido sobre aquecimento por 4h, convertendo o N em íons amônio. Posteriormente, realiza-se a destilação e titulação com base para transformar os íons em amônia. A partir da amônia captada, calcula-se a % de nitrogênio.
Considera-se que toda a amostra possui 16% de proteína. Calcula-se o PB multiplicando o teor de N por 6,25. Existem técnicas mais sofisticadas e precisas, mas esta é mais utilizada por ser barata e simples.
DETERMINAÇÃO DE EE
Amostra seca é submetida à extração em éter por 4 horas. O éter é aquecido até tornar-se volátil e, ao condensar-se, circula pela amostra, arrastando a fração gordurosa. O resíduo, após a evaporação do solvente, é o EE. A técnica não é muito precisa pois o eter arrasta todos os nutrientes de características lipossoluveis(vitaminas, ceras, óleos voláteis, clorofila e etc), e não só gorduras. Deve-se ter conhecimento do erro.
DETERMINAÇÃO DE FB
Simula a digestão. TGI: ácido fraco(H2SO4 à 1,25%) e 30 min em base fraca(NAOH à 1,25%). Técnicas muito sujeita à erros pois subestima o conteúdo da fibra(50-80% celulose, 10-50%lignina e 20%hemicelulose). Apesar disso, essa técnica é muito utilizada para estimar o valor de fibra de rações de carnívoros ou de produtos da alimentação humana, pois os carboidratos não-estruturais farão pouca diferença na digestão.
Método de Van Soest
Determinação e classificação de carboidratos em detergentes neutros(lauril sulfeto de Na) e ácidos(CTAB+H2SO4).
Nutrientes solúveis em detergente neutro: conteúdo celular (amido, proteínas, lipídeos) e carboidratos da parede celular solúveis em água(pectina);
Fibras não solúveis em detergente neutro são classificados como FDN e a maioria são conteúdos da parede celular(celulose, hemicelulose, proteína lignificada e sílica)
Nutrientes solúveis em detergente ácido: conteúdo celular, celulose, hemicelulose e proteínas lignificadas
Nutrientes não solúveis em detergentes ácidos são classificados como FDA e são conteúdos da parede celular também.
HCEL= FDN-FDA CEL=FDA - B LIGNINA= B- SÍLICA
B=lignina, cutina e etc
obs: não existe técnica específica para lignina
DETERMINAÇÃO DE CINZAS 
Queima o total da matéria orgânica secada. O que sobrar, são cinzas
MS= MO + cinzas
A análise de cinzas é necessária para se detectar fraudes e contaminações em alimentos.
DETERMINAÇÃO DE ENERGIA BRUTA
Mede-se através da energia liberada através da combustão da amostra. Vale ressaltar que a energia bruta NÃO é igual à energia metabolizável, pois o animal nunca vai digerir e absorver todos os nutrientes.
CNF= 100-(%FDN+%PB+%EE+%cinzas)
CHOT= 100-(%PB+%EE+%cinzas)
CHDT=(CPB-PBF)+2,25(CEE-EEF)+(CHOT-CHOTF)
CNF= carboidrato não fibroso(solúvel em detergente neutro)
CHOT= carboidratos totais
CHDT: carboidratos digestiveis totais
CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS:
Alimentos são classificados em volumosos(forragens úmidas e secas, +18% de FB) e concentrados( energéticos e protéicos), suplementos minerais, suplementos vitamínicos e aditivos(corantes, antibióticos e etc).

Continue navegando