Prévia do material em texto
GRUPO SER EDUCACIONAL ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SANTO ANTÔNIO DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2ª. LICENCIATURA DOMINGAS ANDREZA PALMAS DE ARAUJO RELATÓRIO DO ENSINO MÉDIO ALENQUER- PARÁ 2022 DOMINGAS ANDREZA PALMAS DE ARAUJO Relatório de Estágio Supervisionado Relatório do Estágio Supervisionado Ensino Médio, apresentado ao Curso de Graduação em Letras Português da Unifael, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado 2ª. Licenciatura. ALENQUER- PARÁ 2022 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...............................................................................................04 1 ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO................................................................05 2 OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL............................................06 3. REGÊNCIA DE AULA PRESENCIAL.......................................................08 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................................................10 REFERÊNCIAS .............................................................................................11 ANEXOS .......................................................................................................12 INTRODUÇÃO O presente relatório foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santo Antônio, onde tive a oportunidade de estudar o ensino médio, a escola possui Ensino Fundamental do 6° ao 9° Ano, as séries do Ensino Médio e também turmas do EJA (Educação para Jovens e Adultos), possui uma sala de ciências ou seja um laboratório para que os alunos possam fazer pesquisas e estudos científicos, com auxílio de microscópios, esqueleto humano, entre outras coisas, possui uma sala de informática funcionando perfeitamente com 28 computadores, onde os alunos podem ir na direção pedir o tempo que precisarem para fazer pesquisa relacionadas aos que estão estudando em sala de aula e realizar na escola mesmo durante as aulas, possui uma biblioteca com diversos livros, onde os alunos podem solicitar ao professor responsável da sala para fazerem pesquisa ou até mesmo levarem para casa, desde que tenham bastante responsabilidades com livro que irão precisar, possui uma área coberta para eventos da escola quando acontecem e para os alunos ficarem durante o recreio e turmas quando estão praticando educação física e chove, então terminam a atividade na área coberta, possui uma quadra poliesportiva para as atividades dos alunos de Educação Física e para eventos maiores, como a festa de aniversário da escola que acontece na quadra poliesportiva, também possui salas de direção, vice direção, coordenadoria, sala dos professores, banheiros femininos e masculinos em excelente estado de conservação e muito bem limpos pelas serventes, contam com um corpo pedagógico muito bem estruturado e de grande excelência, professores de alta qualidade que durante os ensinamentos procuram repassar da forma mais clara e coerente possível aos alunos, sempre atenciosos e compreensivos com cada aluno, além de uma direção bastante compromissada com a escola em desenvolver um grande trabalho com os alunos, professores e responsáveis dos alunos. Uma parceria bastante produtiva com os pais e responsáveis dos alunos, tanto com os professores quanto com a direção da escola, tive a oportunidade de perceber essa parceria durante uma reunião que participei com os pais e responsáveis dos alunos com os professores e a direção da escola, e durante a reunião concretizei que a relação é excelente entre ambos, a reunião se tratava sobre a formatura dos alunos do 3° ano do ensino médio e vi aquele dialogo muito bem produtivo e cativante sempre se dando muito bem. A escola por ser a sede do município de Alenquer, apresenta uma imagem muito construtiva e um ensino produtivos aos alunos que por ali passam. 1. ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO: O livro didático tem sua grande importância ao professor e seus alunos, pois é de lá que sai todo o planejamento de planos de aulas e ensinamentos que serão repassados aos alunos durante o ano letivo e as caracterizações do livro contam com os seguintes eixos que são o pilar para uma leitura e interpretação de qualquer texto. Leitura – Que tem uma grande importância no desenvolver da aula, pois a leitura de forma coerente e bem feita serve como uma cola no conhecimento de cada aluno de lê dessa forma, já que muitas vezes, quando se ouve uma boa leitura, o conhecimento que ali se ouve é muito bem compreendido e interpretado pelo ouvinte e pelo leitor, pois a textos que lemos e aprendemos sós, e o livro apresenta muito bem esse eixo por ser um livro de Língua Portuguesa, contém muitos textos, mas todos eles muito bem escrito pelo autor e interpretado tanto pelos alunos quanto pelo professor em sala de aula junto a estagiária. Produção de textos escrito – A importância da produção dos textos escritos é relevante em grande escala para o aprendizado dos alunos, já que produzindo textos serão capazes de criar um conhecimento abrangendo palavras novas e adjetivos muito pouco usados na gramatica portuguesa, e a produção de textos nos ensinamentos com o livro didático é essencial para o aluno compreender e saber criar um texto, haja vista que esse conhecimento trará grande importância a quem se aprende, pois aprenderá a criar uma grande redação, já que os professores preparam esses alunos para a realização da prova do ENEM, e a produção de texto é peça chave nessa prova e com o auxílio do livro didático junto do professor com a estagiária, realizam diversas redações e produções de texto para que esse ensinamento fixe no conhecimento de cada aluno que está em sala de aula. Oralidade – Sua devida importância é de grande escala no crescimento da leitura oral dos alunos, durante uma aula estagiada, um aluno orou um texto a turma do livro de didático para que eles observasse como a oralidade é, e como afeta no desenvolvimento do aluno que estar orando e do que estão ouvindo, por isso a oralidade e de grande importância para o crescimento da confiança do orador junto a turma e o professor, pois um aluno confiante com sua fala trará ao seu próprio desenvolvimento um crescimento bem relevante. Conhecimentos Linguísticos - O livro didático e importante demais para o cotidiano dos alunos durante as aulas, e conhecer o que estão lendo é muito significativo para o aprendizado do que se ler, conhecer os pontos linguísticos durante os textos é o ápice para ter o conhecimento da interpretação do que está lendo durante a aula. Então essas são as principais características desses 4 eixos de análise do livro didático. 2. A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DA SALA DE AULA Durante o Estágio realizado verifiquei que a maioria dos alunos tem muito interesse nas aulas ministradas pelo professor, alunos com intuído de aprender, pois sabem que os ensinamentos aqui repassados os levarão a excelentes faculdades no futuro, aos alunos com menos interesse nas aulas o professor de forma passiva e muito educado os orienta sobre importância do aprendizado e que é a única coisa que levarão com eles para sempre. Então durante o primeiro dia de estagio, o professor começou a aula apresentando a estagiaria a turma e tive a oportunidade de dialogar com eles e conhece-los um pouco, logo após o professor pediu aos alunos que pegassem seus livros didáticos e abrissem na página 47, onde havia um texto sobre a importância da reciclagem, então pediu para um dos alunos realizasse a leitura oralmente para que todos os alunos pudessem ouvir e tentar interpretar com a leitura do colega, após a leitura do texto o professor pediu aos alunos que comentassem o que entenderam sobre a leitura do colega, todos começaram a debater sobre o texto e a importância da reciclagem, alguns alunos falaram alguns exemplos relacionados com o texto que acontecem nos seus cotidianos e que de fato tem muita relação com o que foi lido pelo colega, após esse debate o professor pediu que osalunos pulassem para as próximas páginas no livro didático que lá haviam alguns exercícios para serem realizados em sala de aula. Finalizou a aula parabenizando os alunos pelo trabalho feito e que praticassem a reciclagem já que é muito importante para que o meio ambiente viva por mais tempo. O que pude perceber durante a aula é que a relação do professor com os alunos é excelente, o professor explicando o texto bem coerente e atencioso, sempre respondendo as dúvidas dos alunos, vi que estavam na maioria das vezes se divertindo durante as aulas, o professor disse que isso é importante para o aprendizado dos alunos, já que com a realização de uma aula desta forma prende a atenção dos alunos e eles se dedicam ainda mais. No segundo dia de estágio em outra turma o professor iniciou a aula apresentando o estagiário a turma e pude conversar e conhecer os alunos um pouco, após essa apresentação o professor pediu que os alunos preparassem uma redação de no mínimo 20 páginas com o tema que eles quisessem, com o auxílio da estagiária e com as orientações do professor, os alunos começaram a fazer os trabalhos e com bastante dedicação os alunos realizaram o trabalho com coerência, alinhando bem os pontos linguísticos e quando uma dúvida aparecia, o professor junto do estagiário estavam lá para orientar, analisei durante a aula que os alunos respeitam muito o professor e que a relação entre ambos é excelente, fazem as atividades se divertindo com o professor e que ele está ali para ser amigo dos alunos, sempre respeitando, pois ele é a autoridade, mas é impressionante como os alunos se dedicam durante as aulas lecionadas. Finalizou a aula pegando a redação dos alunos e que iria entregar na próxima aula para resolverem juntos. No terceiro dia de estágio a aula início com o professor realizando a correção das redações descritas na aula anterior, o professor pediu para que os alunos pegassem suas respectivas redações com a estagiária e vissem a correção, o professor elogiou os alunos pelo trabalho, mas afirmou que tinha que melhorar mais na criação do desenvolvimento do texto, então o professor pegou uma redação de um dos alunos e explicou o que tinham que fazer, então realizou uma pequena redação no quadro branco baseado no texto do aluno que pegou a redação e realizou uma redação bem elaborar e estruturada e os alunos puderam observar como se iniciava, desenvolvia e concluía a redação, finalizou a aula pedindo que os alunos praticassem mais redações já que é muito importante para quando eles fossem realizar a prova do ENEM. No quarto dia de estágio, a aula iniciou com o professor apresentando a estagiária a turma, pude conhecer um pouco dos alunos e contei um pouco da minha história para eles, após a apresentação o professor realizou um teste com alunos valendo 20% da nota do bimestre sobre interpretação de texto, então com o apoio da estagiaria foram repassados os testes impressos aos alunos para que pudessem fazer durante a aula, o teste possuía 20 questões de múltipla escolha, com textos para serem interpretados com charges e desenhos em quadrinhos, alguns duvidas foram tiradas pelo professor junto da estagiária e após a finalização do teste, cada aluno que finalizava o teste e entregava a estagiaria poderia sair e que na próxima aula o professor entregaria aos alunos o teste e suas respectivas notas. Pude perceber que os alunos se dedicaram bastante no teste, com vontade de tirar uma boa nota. O estágio foi bastante gratificante e aprendi muito com o professor e os alunos a importância do aprendizado e como repassar esse aprendizado de forma correta, coerente, passiva e sempre sendo educado. 3. REGÊNCIA EM SALA DE AULA Os planos de aula foras lecionados nas turmas do 2° e 3° Ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santo Antônio, O que pude observar durante as aulas lecionadas por mim é que a maioria dos alunos são sempre atentos nas aulas e procurando querer aprender, principalmente os alunos do 3° ano do ensino médio, que já estão um degrau apenas de ingressar em uma faculdade e precisam estar atentos em todas as aulas realizadas, pois as provas do ENEM estão chegando , pude também perceber a dedicação dos alunos em procurar aprender mais, e sempre estive disposto a ajuda-los a melhorar durante as aulas, os alunos do 2° ano, tiveram facilidade em resolver o conteúdo repassado por mim e com intuito de sempre querer aprender, utilizar suas ferramentas digitais para pesquisar e aprofundar ainda mais o aprendizado de cada aluno ali presente, a interação de cada alunos, muito respeitosos comigo e sempre querendo explicações e exemplos sobre o tema repassado e eu com muita vontade, humildade e dedicação explicava a eles e quando ainda não compreendiam as atividades eu voltada a explicar, mostrei diversos vídeos e slides as duas turmas onde lecionei as aulas para que os alunos compreendessem a importâncias das ferramentas digitais em certos momentos das aulas, pude compreender cada aluno e ouvi-los quando preciso, pude mostrar todo o meu conhecimento em relação aos temas descritos nas aulas e minha função como professor-regente dos alunos, que é auxilia-los e repassar a todos o conhecimento da forma mais clara e compreensível, para que todos os alunos aprendam o que foi repassado por mim durante a aula, a questão do comportamento deles perante as minhas aulas foram na maioria das vezes excelente, sempre atentos e comportados, haviam diversos momentos em que houveram descontrações e risadas com os alunos e admirava muito que quando era pra estudar e se dedicar nas tarefas eles seriamente se comportavam e prestavam atenção na aula, em relação a participação dos alunos durante as aulas que lecionei foi muito prestativa, alunos na maioria do tempo buscando o conhecimento e querendo participar das aulas e aprender o máximo possível, como mencionado acima eles estão a poucos passos de entrarem em uma faculdade e eu sempre reforçava isso em bom tom para que todos compreendessem o quão é importante eles focarem nos estudos e procurarem aprender cada vez mais, pois estavam muito perto de realizar o sonho que é entrar em boas faculdades, perguntei a alguns deles quais as áreas que sonham em fazer, as áreas mais mencionadas foram: Pedagogia, Farmácia, Enfermagem, Medicina, Advocacia, Veterinária. Então incentivei bastante cada um deles para que se esforcem e nunca deixarem de estudar, pois o estudo é a única coisa que ninguém pode tirar de você, então disse a eles que focassem nos estudos que logo estariam em boas faculdades, todos gostaram bastante das minhas aulas, me elogiaram muito e pediram que pudesse estar presente na formatura dos alunos do 3° ano e na festa de fim de anos da turma do 2° ano, agradeci bastante cada elogio vindo deles e que estaria presente sim no sucesso de cada um deles, e que aprendi bastante com as aulas lecionadas e levarei cada ensinamento para quando for ministrar minhas aulas, todos os alunos se saíram muito bem durante as aulas que ministrei, se dedicaram, se empenharam e nunca me desrespeitaram durante esse processo, mostraram muito respeito e reforcei o elogio a todos no final das aulas. CONSIDERAÇÕES FINAIS O estágio teve uma relevância muito grande para meu aprendizado, pude aprender varias coisas que ainda não tinha conhecimento, e na pratica aprendemos muito, tanto com os conteúdos repassados aos alunos quanto com os próprios alunos, uma satisfação muito grande, todos muito atenciosos desde o professor ao servente da escola que foi muito gentil comigo durante os intervalos, o estágio me trouxe bastante conhecimento na área de atuação que escolhi para meu futuro, pois pude compreender e presenciar a importância do educador em sala de aula, sua ligação com os alunos e a comunicação entre ambos, a forma de repassar o ensinamento para que eles aprendam e se dediquem no conhecimento repassado, aprendi como tratar os alunos da forma mais coerente possível, o professor regente da turma é um excelente profissional, muito atencioso, dedicado e me tratou superbem no decorrer do estágio, e durante as aulas que fiquei como regente da turma, ele sempre me aconselhava a fazer o correto e pude aprender bastante com os ensinamentos que tive, a direção da escola muito dedicada em sempre querer o melhor para a escola e para os alunos, muito dedicados no trabalho e foram super gentis comigo, todos os funcionários da escola são excelentes profissionais e tive o conhecimento muito aprimorado durante o período do estágio. Junto com os alunos pude perceber a importância de se repassar o conteúdo da forma mais coerente possível, para que facilite no aprendizado dos alunos, sempre tirava as dúvidas de cada um quando queriam alguma informação e o professor estava explicando o assunto, eu estava encarregada de tirar as dúvidas e auxiliar os alunos sobre as atividades e sobre o assunto repassado, alunos super atenciosos e dedicados com o aprender, facilidade de lidar com eles deixou o estagio bem melhor e assim aprendi muitas coisas com eles, tirávamos alguns minutos pós atividades, e ficávamos conversando e conheci muitas histórias legais de cada aluno. Então o estágio me trouxe muitas coisas boas que levarei comigo para quando estiver lecionando em turma, conhecimentos esses que facilitarão meu trabalho futuramente, pude aprender bastante em prática, sobre como ensinar e como aprender junto dos alunos, só gratidão por todos que participaram do meu estágio, foi super gratificante. Referências Cadeia de reciclagem: um olhar para os catadores por Jacques Demajorovic e Márcia Lima | 15 out 2019 Diálogos Sobre A Língua Portuguesa E A Interpretação De Textos (2022) Leitura e produção textual: Gêneros textuais do argumentar e expor Capa comum – 1 janeiro 2014 Edição Português por Vanilda Salton Köche (Autor), Odete Maria Benetti Boff (Autor), Adiane Fogali Marinello (Autor) Língua Portuguesa - Atividades de Leitura e Produção de Texto – Autor Carlos Alberto Moyses Língua Portuguesa Na Prática - Redação E Gramática – autor DCL - Difusão Cultural do Livro Anexos: Plano de Aula 01 Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santo Antônio Série: 3º Ano do Ensino Médio Conteúdo: Grupo Nominal e Verbal Data da aula: 10/10/2022 Professor(a) Supervisor: Denílson Castro Conteúdo Objetivos Metodologia Recursos/Materiais Duração da aula Grupo Nominal e Verbal Objetivos: Estudar a respeito do Grupo Nominal; Compreender a respeito dos sintagmas nominais; Reconhecer o que é adjunto adnominal e complemento nominal; Aprender sobre o grupo verbal; Exemplo: 1º momento – A aula se deu iniciou com a apresentação da estagiaria a turma, logo após apresenta o conteúdo aos alunos e explica um pouco sobre a importância do grupo nominal e verbal. 2º momento – Aula expositiva do conteúdo começou com a estagiaria falando sobre a estrutura da frase, explicando e contribuindo para que os alunos compreendem a respeito de: Sujeito e Predicado, Pronome Pessoal, Oblíquo e Possessivo, Objeto Direto e Indireto, Adjunto Verbal, Grupo Verbal, Sintagma Nominal, Adjunto Nominal e Complemento Nominal. Após a exposição dos conteúdos, a estagiaria tirou dúvidas dos alunos e apresentou slides e vídeos para um bom entendimento do conteúdo e que os alunos prendessem a atenção na aula. 3º momento- A estagiaria pediu para que os alunos abrissem seus livros didáticos e que lessem todo o conteúdo que foi mostrado no vídeo nas páginas solicitadas. 4º momento – Logo após a leitura do conteúdo a estagiária pediu que os alunos abrissem na página solicitada para que realizassem todas as 10 atividades que estavam expostas, e que se baseassem nas duas questões que estavam respondidas no começo das atividades no livro didático. Projetor para mostrar slides e vídeos a turma sobre o tema abordado, livro didático, caneta, lápis, borracha, caderno, apontador, quadro branco, pincel para quadro branco e apagador. 3 horas Plano de Aula 02 Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santo Antônio Série: 2º Ano do Ensino Médio Conteúdo: Romantismo em Portugal / Brasil, Princípios estéticos norteadores - Autores e Obras Acervo pessoal Data da aula: 12/10/2022 Professor(a) Supervisor: Denílson Castro Conteúdo Objetivos Metodologia Recursos/Materiais Duração da aula Romantismo em Portugal / Brasil, Princípios estéticos norteadores - Autores e Obras Acervo pessoal Objetivos: Variações linguísticas; Relato de opiniões; Conhecimento por meio de argumentos verbais Manutenção de um ponto de vista ao longo da fala Particularidades de pronúncia de certas palavras; Papéis dos interlocutores e princípios organizacionais das tipologias. Exemplo: 1º momento – A aula se deu iniciou com a apresentação da estagiaria a turma, logo após apresenta o conteúdo aos alunos e explica certos pontos sobre o romantismo e suas obras no Brasil e em Portugal. 2º momento – Após a apresentação dos pontos favoráveis sobre o tema pela estagiaria mostrou a turma slides e vídeos sobre os principais momentos do romantismo, em seguida mostrou um trecho do filme “A Marvada Carne” para que os alunos comentassem sobre o entendimento deles e que escrevessem em seus cadernos um relatório sobre o que foi visto e o que foi repassado pela estagiaria. 3º momento- Após a apresentação dos vídeos e slides a estagiaria pediu para que os alunos abrissem seus livros didáticos e que lessem todo o conteúdo que foi mostrado no vídeo nas páginas solicitadas e interpretassem os textos que estavam marcados. 4º momento – Logo após a leitura do conteúdo a estagiária pediu que os alunos abrissem na página solicitada para que realizassem todas as 15 atividades que estavam expostas, e que se tivessem alguma dúvida, podiam perguntam a estagiaria que seriam muito bem atendidos. Projetor para mostrar slides e vídeos a turma sobre o tema abordado, livro didático, caneta, lápis, borracha, caderno, apontador, quadro branco, pincel para quadro branco e apagador. 3 horas image1.jpg