Buscar

AULA 3.URINALISE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
URINÁLISE
Profª. Gleicyanne Frazão
*
*
Urinálise compreende as análises física, química e microscópica da urina, com o objetivo de detectar doença renal, do trato urinário ou sistêmica, que se manifesta através do sistema urinário.
*
*
Os principais erros em urinálise incluem tipo de amostra inadequada para o exame a ser realizado, frascos de coleta inadequados, demora no transporte, falta de homogeneização das amostras, cuidados inadequados com os reagentes, uso de técnicas inadequadas, relato inadequado dos achados, desconsiderar um achado na análise, desconhecimento do papel dos interferentes e não analisar todos os achados em conjunto.
*
*
COLETA
A amostra deve ser coletada em recipiente limpo e seco;
É aconselhável a coleta do jato urinário médio, após uma estase vesical de 2 a 4 horas e após assepsia dos órgãos genitais externos, evitando-se coleta de urina no período menstrual ("hematúria falsa"). 
*
*
COLETA
Após a coleta as amostras devem ser encaminhadas em até duas horas ao laboratório a fim de eliminar possíveis alterações celulares e bioquímicas e processadas o mais rapidamente possível. 
*
*
EXAME MACROSCÓPICO
Volume - Não possui significado clínico e seu relato é opcional. O valor normal de urina produzida em 24 horas em adultos é de 1200 a 1500 mL e em crianças 15 mL/ Kg de peso. 
*
*
COR
	A cor da urina depende da presença e concentração de pigmentos de origem alimentar, medicamentosa e até mesmo endógena;
	Difere de um laboratório para o outro;
	A urina normal geralmente é amarelada devido à presença de um pigmento chamado urocromo.
*
*
Cores mais comuns: Amarelo-claro, amarelo, amarelo escuro e âmbar.
*
*
Aspecto - Termo que se refere à transparência da amostra de urina analisada. A urina normal tem aspecto límpido, porém pode sofrer alterações devido à presença de numerosas células epiteliais, de leucócitos, hemácias, bactérias e leveduras, filamentos de muco e de cristais. 
- Exame visual.
- Transparente(límpido), ligeiramente turva, turva e leitosa.
*
*
Odor
Relacionada a capacidade de reabsorção renal;
Pouco Significado clínico;
 Quando recente possui pouco odor;
 Quando deixa repousar o odor passa a ser de amônia;
 Odores não freqüentes: infecção bacteriana e presença de corpos cetônicos.
Resultados: Sui generis, Fétido ou Amoniacal.
*
*
EXAME FÍSICO - QUÍMICO
Realizado através de tiras reativas (reagentes) contendo seguintes áreas reagentes: pH, proteínas, glicose, cetona, sangue, bilirrubina, urobilinogênio, nitrito, leucócitos e densidade.
As tiras reagentes baseiam-se em metodologia de química seca cujos resultados podem ser determinados visualmente ou através de instrumentos semi-automatizados ou automatizados.
*
*
Com relação a utilização das tiras reagentes, é necessário, antes de mais nada, homogeneizar bem a amostra e a seguir mergulhar rapidamente a tira reagente na amostra e retirar o excesso de urina da mesma. NÃO CENTRIFUGADA !
A leitura visual é realizada comparando as cores obtidas com a escala-padrão, respeitando o tempo de cada reação. Já as leitoras semi-automatizadas ou automatizadas são fotômetros de refletância que medem a luz refletida a partir da área reagente. 
*
*
Cuidados com as tiras reativas
1. Guardá-las com dessecante em recipiente fechado e opaco.
2. Lugar fresco e não refrigerado.
3. Não expor a vapores voláteis.
4. Não usar após prazo de validade.
5. Usar no período de 06 meses depois de abertas
6. Não usar as tiras que tiverem perdido a cor.
*
*
*
*
pH
Os rins são os grande responsáveis pela manutenção do equilíbrio ácido-base do organismo, eles são capazes de manter a homeostasia do corpo eliminando grandes quantidades de ácidos ou bases através da urina.
Valor normal: 5,5 a 6,5. 
*
*
pH
Significado Clínico: Tipo de alimentação, acidose ou alcalose respiratória / metabólica, anormalidades na secreção e reabsorção de ácidos e bases pelos túbulos renais, precipitação e formação de cálculos e tratamento das infecções do trato urinário. 
*
*
pH
Interferências: Nas amostras de urina envelhecidas, o pH se mostra elevado, devido a um desdobramento de uréia em CO2 e amônia, sendo que a amônia tem poder alcalinizante.
*
*
DENSIDADE
Relacionada a capacidade de reabsorção renal.
Valores normais: 1,001 a 1,035
Valores acima do normal indicativo de presença de substâncias anormais ou em altas concentrações.
Significado Clínico: Estado de hidratação do paciente, incapacidade de concentração pelos túbulos renais, diabetes insípido e melito.
*
*
PROTEÍNAS
Normalmente, as proteínas urinárias são constituídas pela albumina e por globulinas secretadas pelas células tubulares.
 Valores normais: <10 mg\dl em 24 horas
Significado Clínico: Lesão da membrana glomerular, comprometimento da reabsorção tubular, nefropatia diabética, proteinúria ortostática ou postural.
*
*
GLICOSE
Em situações normais quase toda a glicose filtrada pelos glomérulos é reabsorvida pelos túbulos proximais.
Valores normais: negativo.
Significado Clínico: Diabetes mellitus, alterações na reabsorção tubular e lesão do sistema nervoso central e alterações tireoideanas.
*
*
CETONAS
O termo cetonas envolve três produtos intermediários do metabolismo de gorduras: acetona, ácido acetoacético e ácido beta-hidroxibutírico.
Valores normais: Geralmente não aparecem em quantidade mensuráveis, pois a gordura é completamente degradada e convertida em dióxido de carbono e água.
*
*
CETONAS
Significado Clínico: Acidose diabética (incapacidade de metabolizar carboidratos), controle da dosagem de insulina, jejum (a fonte principal de fornecimento de energia, os carboidratos, fica prejudicada) e perda excessiva de carboidratos (como no caso de vômito).
*
*
CETONAS
Interferências: Em amostras mal conservadas, valores muito baixos podem aparecer falsamente, devido à volatilização da acetona e à degradação do ácido acetoacético por bactérias.
*
*
SANGUE (Hemácias/Hemoglobina)
Pode estar presente na urina na forma de hemácias íntegras ou na forma de hemoglobina (produto da destruição de hemácias in vivo ou in vitro). Sofre interferência da mioglobina.
Valores normais: Negativo
*
*
SANGUE (Hemácias/Hemoglobina)
Significado Clínico:
Hematúria - Cálculos renais, glomerulonefrite, pielonefrite, tumores, trauma, exposição a produtos ou drogas tóxicas e exercício físico intenso;
Hemoglobinúria - Reações transfusionais, anemia hemolítica, queimaduras graves, infecções e exercício físico intenso.
Mioglobinúria - Traumatismo muscular e coma prolongado.
*
*
BILIRRUBINA
Produto intermediário da degradação da hemoglobina.
Valores normais: Não aparece na urina, pois passa diretamente do fígado para o ducto biliar e daí para o intestino, onde é convertida em urobilinogênio e excretada nas fezes na forma de urobilina.
Significado Clínico: Indicação precoce de possível hepatopatia, como, hepatite, cirrose e até mesmo obstrução biliar.
*
*
BILIRRUBINA
Interferências: Nas amostras de urina envelhecidas, como a bilirrubina é um composto muito instável, com a sua exposição à luz, ela se oxida, formando biliverdina e bilirrubina livre, ambas pouco reativas aos testes colorimétricos.
*
*
UROBILINOGÊNIO
Produzido a partir da degradação da hemoglobina por bactérias intestinais.
Significado Clínico: Detecção precoce de distúrbios hepáticos e hemolíticos. Estas disfunções hepáticas diminuem a capacidade do processamento desta substância. globina por bactérias intestinais.
*
*
NITRITO
Aparece devido a capacidade de algumas bactérias gram negativas fermentadoras reduzirem o nitrato (constituinte normal da urina) em nitrito.
Valores normais: Negativo.
Significado Clínico: Infecção de trato urinário, podendo ser útil na avaliação da terapia com antibióticos e monitoração de pacientes com alto risco de infecção no trato urinário.
*
*
NITRITO
Interferentes: 
- Nem todas as bactérias reduzem nitrato em nitrito.
- Amostras colhidas há tempo.
*
*
LEUCÓCITOS
Indicador de infecção
Significado clínico:
- Infecção do trato urinário.
- Seleção de amostras para cultura.
-Interferentes
- presença de agentes oxidantes fortes no recipiente.
- Crenação dos leucócitos. Impede a liberação das esterases.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais