Buscar

Behaviorismo nas organizações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Behaviorismo nas organizações
Análise de um Programa Motivacional sob a Perspectiva Behaviorista 
Elaborado por:
Etilaine Silva
Elizângela Santos
Isabella Souza
Leiliane Souza
Vanessa Brasil
Introdução
Muitas Empresas tem investido em práticas motivacionais, com o intuito de obter maior produtividade, qualidade e até mesmo desempenho e mudanças comportamental.
Mas pra darmos continuidade ao assunto, precisamos saber algumas coisas sobre as Técnicas de Behaviorismo.
	O Behaviorismo ou Teoria Comportamental como é conhecido, surgiu no século X como uma proposta para a Psicologia, tendo o comportamento como seu objeto de estudo.
 
Os Behaviorista
J. B. Watson (1878-1958) é considerado o autor do behaviorismo, mas é necessário dizer que Watson foi, na verdade, o porta-voz dessa abordagem, devendo ser lembrado que antes de Watson, dois pesquisadores deram os primeiros passos dessa abordagem.
 O americano E. L. Thorndike (1874-1949)
 O russo Ivan Pavlov (1849-1936).
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) desenvolveu a Teoria do Condicionamento
Conceitos Básicos do Behaviorismo
Comportamento operante: é comportamento voluntário e abrange uma quantidade muito maior da atividade humana. Inclui todas as ações de um organismo dos quais se possa dizer que têm um efeito sobre o mundo ao redor.
Conceitos Básicos do Behaviorismo
Estímulo: qualquer evento que atua sobre um organismo.
Resposta: qualquer comportamento emitido pelo organismo devido a um estímulo.
Comportamento reflexo: é o comportamento não voluntário e inclui a respostas que são eliciadas por modificações de estímulos do ambiente.
Extinção é a remoção do comportamento de um indivíduo. Ocorre na ausência do reforço adequado
Fuga: diante de uma estimulação aversiva, o indivíduo tenta desligar-se da vida real, para não encarar tal estímulo.
Punição: consiste na aplicação de estímulos aversivos imediatamente após o comportamento indesejável. Eventualmente, a retirada do reforço positivo pode se constituir como punição.
Esquiva: comportar-se de forma a evitar um estímulo aversivo.
Conceitos Básicos do Behaviorismo
Reforço: Os comportamentos são fortalecidos ou enfraquecidos de modo a aumentar ou diminuir a probabilidade de sua ocorrência
O papel do reforço é tornar frequente uma resposta no comportamento do indivíduo, garantir a manutenção dessa resposta, ou evitar a extinção da mesma.
Reforço Positivo ( adicionamos algo)
Reforço Negativo ( retiramos algo)
Segundo Skinner “o homem é produto do meio”, podendo ser modelado quando condicionados a reagir a determinado estímulo do ambiente. 
Assim, de acordo com a teoria do Skinner, o comportamento ou a motivação de um indivíduo é uma função das conseqüências daquele comportamento: se formos recompensados por nos comportarmos de certo modo, começaremos a fazer a ligação entre o comportamento apropriado e a recompensa, e continuaremos a apresentar aquele comportamento. Bowditch (1992, p 49)
	
	“O condicionamento e reforço operantes têm sido aplicados no mundo dos negócios, em que são usados com sucesso em programas de modificação de comportamento para reduzir as faltas e abusos das licenças médicas e para melhorar o desempenho e a segurança no trabalho. Essas técnicas são empregadas para ensinar habilidades ocupacionais, especialmente os trabalhadores com deficiências, costumando ter êxito onde fracassam os métodos de treinamento mais tradicionais.” (Shultz, 2002 p 286)
Aplicação do Behaviorismo
Aplicação do Behaviorismo
	O Behaviorismo trouxe contribuições para compreender o comportamento humano. Os conceitos de reforço e punição são utilizados popularmente e são importantes para analisar e modificar o comportamento. Nas organizações, é importante conhecer estes conceitos, pois contribuem para compreender o papel das lideranças, o processo de aprendizagem e modelagem do trabalho, o treinamento na segurança do trabalho e a motivação dos trabalhadores.
Estudo de caso
O caso analisado foi encontrado no site www.guiatrabalhista.com.br que é um sistema de informações da legislação trabalhista, organizado por tópicos e atualizado continuamente, que o usuário pode acessar através de conexão á internet, mediante login e senha.
O caso trata-se de processo judicial contra empresa da cidade de Várzea Grande, município localizado no interior de São Paulo, que oferecia o “Troféu tartaruga” e “Troféu lanterna” aos funcionários que não atingissem sua meta de produção. Os troféus eram entregues na presença de todos os vendedores, coordenadores e gerentes e os contemplados eram aplaudidos. Esta prática era utilizada para constranger os empregados ridicularizando-os e pressionando-os para aumentar a produtividade. O juiz responsável sentenciou a empresa a pagar indenização de 80 mil reais visando reparar as lesões morais sofridas pelo trabalhador e incentivar a mesma a não mais adotar medidas semelhantes.
Análise de um Programa Motivacional sob a Perspectiva Behaviorista
Estímulos corretos
Analisar metas pra antecipar as respostas
Ausência do reforço adequado
Punições contra lei
Com esse tipo de Programa Motivacional em empresas pode causar extinção de comportamentos, esquiva ou até mesmo em fuga.
Conclusão
Diante da análise do caso apresentado, verificou-se a relevância da contribuição do Behaviorismo para compreender a motivação nas organizações.
É fundamental que profissionais que gerenciam pessoas, dentre eles os engenheiros, saibam analisar e intervir sobre a motivação dos trabalhadores, uma vez que ela está diretamente relacionada com a satisfação, produtividade e qualidade de vida no trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando