Buscar

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ADM RECURSOS HUMANOS P1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE REVISÃO
ARH P1
- O RH pode assumir três significados diferentes. Quais são?
R: Como função ou departamento; como conjunto de práticas; ou como profissão (profissionais de RH)
- Quais são as atividades características do RH?
R: Recrutamento; seleção; avaliação de desempenho; treinamento; remuneração e benefícios; comunicação; e segurança no trabalho.
- Quais conjuntos de mudanças podemos identificar no processo de transformação do RH em Gestão de Pessoas?
R: A organização passa a ser considerada como um ser vivo em constante processo de crescimento, adaptação e renovação, constituindo a chamada abordagem sistêmica. Pessoas são consideradas essenciais neste processo. Há uma valorização do chamado capital intelectual. Pessoas representam um diferencial capaz de agregar talentos, competências, habilidades e conhecimentos, tornando-se uma vantagem competitiva em um mercado caracterizado pelas intensas e constantes mudanças, pela complexidade, globalização e competitividade.
- Pessoas e organizações vivem uma relação de dependência mútua. Explique esta afirmação.
R: Organizações precisam de pessoas para alcançar os objetivos e sucesso organizacional. Dependem de pessoas para operar, produzir, competir, enfim, para existir; toda a sua operacionalidade depende, de alguma forma, direta ou indiretamente, de pessoas. E pessoas dependem de organizações para atingir seus objetivos financeiros, pessoais e profissionais. O trabalho provoca um impacto na vida das pessoas. Se, por um lado, pessoas emprestam energia, inteligência, criatividade à organização, esta dá ao colaborador a possibilidade de materializar seus projetos de vida. Há, assim, dependência e benefícios mútuos entre pessoas e organização.
- O cenário que caracteriza o novo processo de Gestão de Pessoas pode ser definido como:
R: Organização considerada como um ser vivo, aumento de complexidade; aumento de competitividade; pessoas significando um diferencial competitivo.
- As organizações são constituídas por parceiros, dentre os quais podemos citar:
R: Acionistas e investidores; funcionários ou colaboradores; fornecedores; clientes e consumidores. 
- Em relação à Teoria Clássica e à Teoria Sistêmica, respectivamente podemos afirmar que algumas características definidoras das duas teorias são:
R: Pessoas como recurso, padronizadas, uniformizadas, passivas e precisam ser administradas; teoria X / Pessoas como parceiras; fornecedoras de conhecimentos, habilidades e competências; possuem iniciativa; são dotadas de autonomia e capazes de auto deliberação; teoria Y.
- Quais são os aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas?
R: Pessoas percebidas como seres humanos dotados de necessidades distintas e personalidade própria; pessoas como ativadoras de recursos organizacionais; pessoas como parceiras da organização; pessoas como talentos fornecedores de competências; pessoas como capital humano da organização.
- Podemos citar como alguns dos objetivos da Gestão de Pessoas:
R: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos; proporcionar competitividade à organização; proporcionar à organização pessoas bem treinadas; aumentar o sentimento de auto atualização e auto satisfação; desenvolvimento e manutenção da qualidade de vida; administrar e impulsionar a mudança; manter políticas éticas e comportamento socialmente aceitável; construir a melhor empresa e a melhor equipe.
- São funções da Gestão de Pessoas:
R: Planejar; organizar, dirigir; avaliar e controlar. 
- Em que consistem ou quais são os seis processos característicos da Gestão de Pessoas?
- R: Consistem em agregar pessoas; aplicar pessoas; recompensar pessoas; desenvolver pessoas; manter pessoas; monitorar pessoas.
- Tradicionalmente, dividimos as formas de organização da gestão em três eras distintas. Quais são estas eras e explique, resumidamente as características cada uma delas.
R: Era da Industrialização Clássica. Caracterizada pela burocratização, centralização das decisões, departamentalização, padronização do comportamento, ambiente conservador e rígido, poucas e lentas mudanças.
Era da Industrialização Neoclássica. Caracterizada por mudanças mais rápidas e intensas na sociedade, maior transação comercial e aumento da competitividade, internacionalização do mercado, teoria da relação humana substituída pela teoria comportamental e surgimento, ao final do período, da abordagem sistêmica.
Era da Informação. Caracterizada por mudanças instantâneas, imprevisíveis e turbulentas, surgimento da tecnologia da informação, surgimento do mercado global integrado, aumento da complexidade e competitividade, economia mundial integrada, valorização do capital, migração repentina e constante do fluxo de investimentos; em decorrência, há uma dependência dos Estados em relação a estes investimentos e precarização da autoridade dos Estados frente a esse cenário. Informações instantâneas, necessidade das organizações de promoverem mudanças rápidas acompanhando essa tendência, necessidade de mobilidade, agilidade e inovação, surgimento de organizações virtuais, maior valorização do talento humano, habilidades, competências e conhecimentos.
- Como podemos definir recrutamento:
R: Divulgação no mercado de trabalho das oportunidades oferecidas para colaboradores com determinadas características desejadas.
- Nos dias atuais, o emprego assumiu um novo perfil. Enumere algumas de suas características.
R: Aumento da oferta no setor de serviços e diminuição da oferta no setor da indústria; aumento do consumo e exportação; novas formas de contrato de trabalho; aumento de demissões e rotatividade no emprego; rápida defasagem do conhecimento e extinção de várias categorias de trabalho
- Como podemos definir Mercado de Trabalho?
R: Espaço de transação e intercâmbio entre aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que procuram por um produto ou serviço.

Outros materiais