Buscar

avaliado o apredizado de altetismo 1 e 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202682021)
	1a sem.: Atletismo
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Nascido em 1863 no seio de uma família da aristocracia parisiense, Pierre de Frédy tinha desenhada para si uma carreira militar. Mas o jovem humanista acreditava que o poder da educação era maior do que o das armas. Recusando o destino que lhe fora traçado, tomou para si a missão de uma reforma pedagógica na França. Apaixonado pelo esporte ¿ então visto em seu país como um inimigo mortal da intelectualidade ¿, o Barão de Coubertin, como se tornou conhecido, visitou a Inglaterra, os Estados Unidos e o Canadá para conhecer sistemas educacionais que aliassem os exercícios físicos aos intelectuais. Convencido de seu sucesso, dedicou-se, em seu retorno à França, a fundar associações desportivas escolares e à sua organização em nível nacional. As fronteiras gaulesas, porém, já eram pequenas para Coubertin, que sonhava em retomar os antigos Jogos Olímpicos gregos. Uma competição multiesportiva internacional era uma idéia impraticável e utópica para a maioria ¿ mas não para o teimoso francês, que, com a ajuda de alguns poucos abnegados, logrou organizar a competição em plena era moderna. (REVISTA VEJA) Em relação as olimpíadas da era moderna, quando e onde foi realizada os jogos olímpicos propostos por Coubertin?
		
	
	1900 - Paris
	
	1904 - Saint Louis
	
	1960 - Roma
	
	1896 - Atenas
	
	1908 - Londres
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202109598)
	1a sem.: Atletismo
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O jamaicano Usain Bolt alcançou uma velocidade máxima de 44,72 km/h no domingo, em Berlim, ao fim dos 100 metros rasos no Mundial de Atletismo, prova em que conquistou a medalha de ouro com o novo recorde mundial, 9 segundos e 58 centésimos. O novo campeão do mundo, que superou a própria marca anterior (9s69) na vitória olímpica em Pequim-2008, teve uma velocidade média de 37,58 km/h. A análise da prova antológica, elaborada pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), mostra que ele melhorou a saída e os metros de arrancada, fundamentais para reduzir consideravelmente o recorde anterior, em 11 centésimos. O tempo de reação na saída foi de 140 milésimos, enquanto na capital chinesa havia sido de 165. Nos primeiros 20 metros, tradicionalmente o "ponto fraco" do jamaicano, ele levou dois segundos e 89 centésimos (Revista Veja, 17/08/2009). Confrontando os dados apresentados pela Revista Veja, referente à performance espetacular do atleta jamaicano, com as ideias de Ubirajara Oro (1983), pode-se concluir que o atletismo chegou à condição de: 
		
	
	Ser um esporte como algo para se ver, em lugar de algo para se fazer.
	
	Possível de ser praticado nas escolas e clubes, pois os atletas são fonte de inspiração.
	
	Ser uma modalidade que é acessível a todos.
	
	Ser um esporte de base para outras modalidades, inclusive o futebol.
	
	Inspirar a todos sua prática, com seus movimentos espetaculares.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202689429)
	5a sem.: CORRIDAS
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No atletismo, as corridas dividem-se em: I ¿ curta distância ou velocidade (tiro rápido), que nas competições oficiais vão de 52002 e os 700 metros. II ¿ Média distância ou de meio fundo (800 metros e 1500 metros) III ¿ Longa distância ou de fundo (3000 metros ou mais, chegando até as ultramaratonas) IV ¿ Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocados no percurso. Está correto o que se afirma em: 
		
	
	Apenas I, II e III
	
	Apenas I, II e IV
	
	Apenas II e III
	
	Apenas II, III e IV 
	
	Todas as alternativas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202113566)
	4a sem.: Corrida - educativos
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Para a aula de atletismo de hoje, o professor Roberto planejou quatro etapas: na primeira, realizará um aquecimento com uma leve corrida de 5 minutos, na segunda, vai trabalhar os educativos de corrida, na terceira, realizará 4 acelerações progressivas de 60 metros e na quarta alongamentos. Assinale abaixo a opção que indica os educativos de corrida sugeridos por Matthiesen (2007): 
		
	
	Running, Skipping, saltar nos dois pés.
	
	Dribbling, Running, salto saci.
	
	Salto saci, Skipping, Anfersen.
	
	Running, saltar nos dois pés, salto saci.
	
	Dribbling, Skipping, Anfersen.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202347025)
	5a sem.: Revezamento
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Numa prova de revezamento de 4 x 100 metros do atletismo, uma equipe formada por quatro atletas deve percorrer 400 m (100 m cada atleta), sendo que ao fim de sua participação o competidor deve passar um bastão para o seu companheiro. Essa troca pode ocorrer em um espaço limitado de 20 m. Caso ultrapasse essa marca, a equipe poderá ser desclassificada. Caso o bastão caia na troca, o que acontece?
		
	
	Somente aquele que irá começar a sua corrida poderá pegá-lo e a prova seguirá normalmente para a equipe. 
	
	O bastão não interfere na corrida de revezamento, é só um implemento para dificultar a corrida, porque o que se reveza são os atletas.
	
	Deve todos voltar e começar tudo de novo.
	
	A equipe é desclassificada, porém se o atleta que o derrubou conseguir pegar sem atrapalhar outro atleta e sem encurtar a distância que havia percorrido com o bastão na mão ele pode seguir na prova.
	
	Somente o primeiro corredor pode derrubar o bastão o restante se derrubar é desclassificado.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201202109253)
	4a sem.: Prova de pista - corridas
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O atletismo é chamado de esporte base, pois sua prática se confunde com os movimentos naturais do ser humano, tais como o correr, o saltar, o lançar e o marchar. Na sua concepção moderna, o esporte pode ser dividido em provas de pista, provas de campo, provas combinadas, além das corridas de rua, na montanha e cross-country, e a marcha atlética, perfazendo um total de mais de 50 provas oficiais. Para Matthiesen (2007), existem várias formas e ritmos de realizar as corridas no atletismo. Segundo a autora,  de acordo com o tempo de desenvolvimento e solicitação energética, as corridas podem ser classificadas como?
I. Corridas de meio-fundo.
II. Corrida rústica de maratona.
III. Corridas de velocidade.
IV. Corrida com obstáculos.
V. Corrida de fundo.
		
	
	V, F, V, F, V
	
	V, V, F, F, V
	
	F, F, V, F, V
	
	F, F, V, V, V
	
	V, F, V, V, F
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202680859)
	5a sem.: ATLETISMO ADAPTADO
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A fim de que possam participar das provas de pista e de campo no Atletismo, as pessoas com deficiência Visual(DV), devem ser classificadas funcionalmente por um Oftalmologista, que lhes atribuem valores classificatórios Paraesportivos que variam de acordo com o seus graus de deficiência visual. Estes valores, são posteriormente corroborados pelo(a) CLASSIFICADOR(a) FUNCIONAL em B1, B2 e B3. Como devem ser observados quando da realização de provas oficiais promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)?
		
	
	Nas provas de Pista, somente participam Paraatletas B1 e B2
	
	Tanto em provas de pista e campo, participam todos os Paraatletas B1, B2 e B3.
	
	Nas provas de Pista, participam somente Paraatletas B1 e B3
	
	Somente Paraatletas B1 e B2 participam das provas de Campo.
	
	Nas provas de Pista e Campo, só participam Paraatletas B2 e B3
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202116254)
	5a sem.: Corrida de fundo
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A técnica de corrida de fundo tem muitas semelhanças com as corridas rasas de velocidade, exceto quando: 
		
	
	Os membros superiores movimentam-se alternadamente num ângulo de 90º 
	
	Os membros inferiores terão uma fase de impulsão por parte da perna posterior. 
	
	Na fase de descanso da passada, quandoocorre um ligeiro apoio completo do pé no solo 
	
	Ocorre a fase aérea 
	
	Há uma busca por maior amplitude da passada conseguida pela projeção da flexão do joelho 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202111162)
	5a sem.: prova de pista
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Praticada por homens e mulheres na atualidade, as corridas foram aos poucos sendo incorporadas à programação de competições importantes. Como exemplo disso, temos as corridas de velocidade, meio-fundo e fundo que são integradas às provas dos Jogos Olímpicos. Em relação as corridas, pode-se afirmar que:
 
		
	
	 Corridas de meio-fundo são os 800m e 1.500m  
	
	As corridas de velocidade são de 100 metros até 600 metros 
	
	Corridas de fundo são os 1.500m, 5km e 10km
	
	As corrida de velocidade são 100metros, 200metros e 800metros
	
	Corridas de fundo são os 1km, 5km e 10km
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202138545)
	5a sem.: Atletismo
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O soldado grego Pheidippides, no ano de 490 a.C., correu o equivalente à distância de 40km, de uma cidade a outra, para noticiar a vitória dos gregos sobre os persas. Mas em seguida caiu morto de exaustão. Esse gesto ficou imortalizado ao longo da histórica grega e deu origem a uma das provas mais tradicionais do atletismo. A qual prova essa breve história é associada?
		
	
	Corrida com barreiras
	
	Maratona
	
	Corrida com obstáculos
	
	Lançamento do dardo
	
	Corrida de cross country

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes