Buscar

PC - Modificação de Comportamento - Cap 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Capitulo 1 
O que e comportamento?
A que nos referimos a palavra comportamento? Alguns sinônimos comumente usados incluem atividade, ação, desempenho, resposta e reação. Tecnicamente, comportamento é qualquer atividade de um organismo, seja muscular, glandular ou elétrica.
Caminhar, falar e voz alta, atirar uma bola, gritar com alguém- todos esses comportamentos públicos ou manifestos (visíveis) que poderiam ser observados e registrados por qualquer indivíduo, além daquele que está executando o comportamento.
Comportamentos privados ou encobertos referem atividade que ocorrem “dentro da pele” e que, portanto, exigem instrumentos especiais para que outras pessoas, além da que está engajada em tais atividades, as observem. Ex: Pensar e sentir são comportamentos privado
Às vezes, nós pensamos por meio de palavras, que é chamado de conversa com si próprio, outras vezes, nós pensamos por meio de imagens.
Imaginar e conversa consigo próprio, além de serem considerados comportamentos encobertos, são, algumas vezes, considerados como comportamentos cognitivos.
Características do comportamento que podem ser medidas são chamadas de dimensões do comportamento. A duração de um comportamento é o período de tempo em que este pendura (por exemplo, Marina estudou durante uma hora). A frequência de um comportamento é o número de vezes que ele ocorre em um dado período de tempo.
A intensidade ou força de um comportamento se refere ao esforço físico ou energia envolvidos na emissão do comportamento (por exemplo, Marisa faz um forte pressão quando aperta a mão de alguém).
Frequentemente o fazemos em termos bastantes indefinidos. Termo como Honesto, despreocupado, esforçado, inconstante, independente, egoísta, incompetente, gentil, gracioso, antissocial e nervoso são rótulos sintéticos para as ações humanas, mas não se referem a comportamentos específicos.
A que nos referimos quando dizemos que uma pessoa e inteligente? Para muitas pessoas, inteligência é algo com que se nasce, uma espécie de “poder cerebral herdado” ou capacidade inata para aprender.
A palavra inteligência é utilizada melhor na forma de adjetivo. 
Uma pessoa descrita como inteligente talvez resolva rapidamente problemas que outros acham difíceis, talvez tenham um bom desempenho na maioria das provas de um curso, talvez leia muitos livros, talvez converse com fluência sobre muitos assuntos, ou talvez obtenha boa pontuação num teste de inteligência. Dependendo de quem usa a palavra, inteligência pode significar quaisquer dessas coisas ou todas elas – mas, qualquer que seja o significado, se refere a formas que seja o significado, se refere a formas de comportar.
Criatividade também se refere aos tipos de comportamento em que uma pessoa tem probabilidade de se engajar sob certas circunstancias (para uma abordagem comportamental da criatividade, ver Marr2003). O indivíduo criativo frequentemente emite comportamentos que são inovadores ou pouco usuais e que, ao mesmo tempo, tem efeitos desejáveis.
As dificuldades de aprendizagem, autismo, etc. também são rótulos para certas maneiras de se comportar. Não se referem a anormalidades mentais invisíveis.
Outros rótulos comumente utilizados para se referir a problemas psicológicos incluem: transtornos de déficit de atenção/Hiperatividade, ansiedade, depressão, baixa autoestima, dificuldades interpessoais e disfunção sexual. Por que termos sintéticos ou rótulos de padrões de comportamento são utilizados com tanta frequência na psicologia e na vida cotidiana? Em primeiro lugar, eles podem ser uteis para fornecer, rapidamente, informações gerais e em segundo lugar, os rótulos podem sugerir que determinado programa de tratamento será útil. 
O uso dos rótulos sintéticos também tem desvantagem, podem levar a pseudoexplicaçoes (pseudo significa falso) sobre o comportamento.
Outro nome para pseudoexplicação é raciocínio circular. Uma segunda desvantagem da rotulação é que os rótulos podem afetar negativamente a forma como o indivíduo poderia ser tratado.
Outras desvantagem do rotulação é que pode fazer com que nos concentremos nos comportamentos problemáticos do indivíduo, em vez de enforcarmos seus pontos fortes.
Pode fazer com que concentrem mais no comportamento problemático, do que em elogiar os comportamentos do que em elogiar os comportamentos positivos.
Demos grandes ênfase a importância de definir todos os tipos de problemas em termos de déficit comportamentais (e definir pouco comportamento de um determinado tipo) ou de excessos comportamentais (muito comportamento de um determinado tipo). Em primeiro lugar, queremos ajudá-lo a evitar os problemas inerentes ao uso dos rótulos sintéticos genéricos, segundo, independentemente dos rótulos atribuídos a um indivíduo, e o comportamento que preocupa – e é comportamento que se deve ser tratado para reduzir o problema.
O que é modificação de comportamento?
 A característica mais importante da modificação de comportamento é sua forte ênfase na definição de problemas em termos de comportamento que possa ser mensurado de alguma forma e no uso de mudanças na mensuração de comportamental do problema, como melhor indicador sobre a extensão em que o problema será aliviado.
Outras características da modificação de comportamento é que suas técnicas é procedimentos de intervenção são formas de alterar de maneira mais completa. O termo ambiente se refere as pessoas, objetos e eventos que correntemente presentes ao redor de um indivíduo, que afetam seus receptores sensoriais e que podem afetar seu comportamento. Pessoas, objetos e eventos que compõem o ambiente de uma pessoa são chamadas de estímulos.
Mas a modificação de comportamento envolve muito mais do que apenas terapia pela fala ou psicoterapia verbal (tal psicanalise ou terapia do cliente).
Uma diferença é que um modificador de comportamento frequente se envolve ativamente na reestruturação do ambiente diário do cliente, a fim de fortalecer comportamentos adequados, ao invés de gastar um grande período de tempo discutindo experiências passadas do cliente.
Outra diferença entre modificadores do comportamento e terapeutas da fala e que um modificador de comportamentos frequentemente estabelece “lições de casa” para os clientes, por meio das quais esses modificam seus próprios ambientes diários, com objetos terapêuticos.
Uma terceira características da modificação do comportamento é que seus métodos de comportamento é que seus métodos e fundamentos podem ser descritos com precisão. Isso possibilita que modificadores de comportamento leiam descrições de procedimentos utilizados por seus colegas, repliquem-nos e consigam, essencialmente, os mesmos resultados.
Uma quarta características da modificação do comportamento é que as técnicas de modificação de comportamento é que as técnicas de modificação de comportamentos são aplicadas pelas pessoas, com frequência, na vida cotidiana.
Uma quinta características da modificação de comportamento é que, em grande escala, as técnica se baseiam na pesquisa básica e aplicadas a psicologia da aprendizagem em geral e nos princípios do condicionamento operante e Pavloviano, em particular.
Duas características finais são que a modificação de comportamento enfatiza a demonstração cientifica de que uma determinada intervenção foi responsável por determinada mudança de comportamento, e dá grande importância á responsabilidade de todos os envolvidos nos programas de modificação de comportamento: cliente, funcionários, administrativos, consultórios, etc.
Assim, Modificação do comportamento envolve a aplicação sistemática de princípios e técnicas de aprendizagem para avaliar e desenvolver comportamentos privados e públicos dos indivíduos, a fim de ajuda-los a funcionar melhor em sociedade.
Avaliação Comportamental
Os comportamentos que precisam ser melhorados por meio de um programa de modificação de comportamento frequentemente chamados de comportamentos-alvo. A avaliação comportamental envolve a coleta e a análise de informações de dados, a fim de:
- Identificare descrever comportamento-alvo.
- Identificar possíveis causas de comportamento.
- Orientar a seleção de um tratamento comportamental adequado.
- Avaliar o resultado do tratamento.
Modificação Comportamental e termos Relacionados.
Pode-se analisar do comportamento como a ciência na qual a modificação do comportamento se baseia. Analise aplicada do comportamento é a modificação do comportamento na qual, tipicamente, está se tentando analisar ou demostrar claramente as variáveis que controlam o comportamento em questão. A análise aplicada do comportamento na qual tipicamente, está se tentando analisar ou demostrar claramente as variáveis que controlam o comportamento em questão. A análise aplicada do comportamento, tipicamente, enfatiza comportamentos públicos que sejam socialmente significativos ou clinicamente significativos e inclui uma forte ênfase no princípios de aprendizagem frequentemente referidos como condicionamento operante. O termo modificação do comportamento tanto a termo terapia comportamental quanto analise comportamental aplicada.
A modificação do comportamento inclui todas as aplicações explicitas dos princípios do comportamento para melhorar comportamentos públicos e privados dos indivíduos – estando ou não no ambiente da clínica e tendo ou não demostrando explicitamente o controle de variáveis.
Alguns Equívocos a Respeito da Modificação de comportamento
Mito1- A utilização, por parte dos modificadores de comportamento, de recompensas para mudar comportamento é suborno.
Mito2- A modificação de comportamento envolve o uso de drogas, psico-cirurgia e terapia com eletrochoques
Mito3- A modificação de comportamento só muda os sintomas, ela não atinge os problemas subjacentes.
Mito4- A modificação de comportamento pode ser aplicada para lidar com problemas simples, tais como ensinar crianças a usar banheiros complexos, como baixa autoestima ou depressão.
Mito5- Os modificadores de comportamento são frios e insensíveis e não se desenvolvem empatia com os clientes.
Mito6- Os modificadores de comportamento lidam apenas com comportamento observáveis: não lidam com os pensamentos e sentimentos dos clientes.
Mito7- A modificação de comportamento está superada.
Para identificar um comportamento como em excesso ou um déficit, temos que considerar o contexto no qual ele ocorre.

Outros materiais