Buscar

carboidratos bioquímica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Açucares e Carboidratos
	
Os carboidratos (os quais contêm como elementos principais: o carbono, hidrogênio e oxigênio) formam uma classe de compostos orgânicos que incluem açúcares, amido e celulose. A palavra carboidrato vem de uma denominação antiga e equivocada de que as moléculas desta classe eram todas hidratos de carbono. Os termos glicídeos e sacarídeos tem sua origem do grego “ glycis” e do latim “ saccharum” , que significam “doce”. Contudo, nem todas as moléculas desta classe de compostos apresentam esta propriedade organoléptica.
Propriedade organoléptica: aquela que é descrita através dos sentidos (visão, olfato, paladar, audiçao, tato)
*
Funções
Estrutural. Ex.: celulose, nos vegetais.
Fonte de energia. Ex.: Glicose
Reserva energética. Ex.: Glicogênio, nos animais e amido, nos vegetais.
Componentes de membrana, quando associados a lipídios e proteínas.
*
Classificação dos açucares e carboidratos
I) Quanto à função orgânica presente
A) Aldoses: apresentam as funções aldeído (CHO) e álcool (C-OH).
Exemplo:
*
B) Cetoses: apresentam as funções cetona (C=O) e álcool (C-OH).
*
II) Classificação quanto ao número de carbonos ligados:
	De acordo com o número de carbonos, teremos: 
	3 carbonos = Trioses
	4 carbonos = Tetroses
	5 carbonos = pentoses
	6 carbonos = hexoses 
 assim por diante
A ribose é classificada como pentose pois possui 5 carbonos em sua estrutura
*
Representação estrutural 
Ex.: Glicose C6H12O6
*
III) Classificação quanto ao numero de açucares ligados:
A) Monossacarídeos: apenas um açúcar. Ex.: glicose, frutose, galactose, ribose.
B) Dissacarídeos: Formados pela união de dois açúcares (monossacarídios), através de LIGAÇÕES GLICOSÍDICAS, com perda de uma molécula de água.
 	Ex.: sacarose = glicose + frutose 
		 lactose = glicose + galactose
*
Estrutura de alguns dissacarídeos 
*
C) Polissacarídeos: Centenas ou milhares de monossacarídios ligados. Ex.: Celulose, glicogênio e amido.
Principais Polissacarídeos
Amido
	As plantas armazenam energia principalmente na forma de grânulos de amido. A amido é, na verdade, uma mistura de polissacarídeos: amilopectina e amilose, ambos formados pela ligação glicosídica de várias unidades de glicose. A amilopectina é um polissacarídeo ramificado presente no amido em grande proporção. A amilose é um polissacarídeo não ramificado presente no amido em pequenas proporções. 
*
Amido: Amilose e Amilopectina
amilopectina
amilose
*
Glicogênio
	O glicogênio está presente no corpo e é estocado no fígado e nos músculos,onde serve de suprimento reserva de glicose. O glicogênio tem origem animal, ao contrário do amido, que tem origem vegetal. A estrutura do glicogênio é similar à da amilopectina, embora com maior ramificação. O glicogênio é formado nas células do corpo a partir de moléculas de glicose. Esse processo é chamado glicogênese. Quando glicogênio é hidrolisado para formar glicose, o processo é chamado glicogenólise.
*
Celulose
	Madeira, algodão e papel são compostos principalmente de celulose. Celulose é a substância estrutural e de suporte das plantas. Do mesmo modo que o amido, a celulose é um polissacarídeo composto de muitas unidades de glicose. Ela não é afetada por nenhuma enzima presente no sistema digestivo humano e assim não pode ser digerida. Contudo, ela pode ser útil quando ingerida com outros alimentos; ela aumenta o volume fecal e previne a constipação intestinal. 
*
REAÇÕES DE HIDRÓLISE DE POLISSACARÍDEOS E DISSACARÍDEOS
“lise das ligações glicosídicas em meio aquoso” 
DISSACARÍDEO + ENZIMA + ÁGUA  2 MONOSSACARÍDEOS
(lactose) (lactase) H2O (galactose e glicose)
Exemplos:
Dissacarídeos
Maltose é hidrolisada pela maltase 
Sacarose é hidrolisada pela invertase (sacarase)
Trealose é hidrolisada pela trealase 
Lactose é hidrolisada pela lactase
Polissacarídeos:
Amido e glicogênio são hidrolisados em fragmentos menores pelas amilases.
Celulose são hidrolisadas pelas celulases
*
*
A glicose é o monossacarídeo mais importante. Ela é normalmente encontrada na corrente sangüínea e nos fluidos dos tecidos. A glicose não requer digestão e pode ser ministrada de maneira intravenosa a pacientes incapazes de se alimentar. Este açucar é um sólido branco cristalino, solúvel em água e insolúvel na maioria dos solventes orgânicos. A glicose é encontrada, do mesmo modo que a frutose, em muitos sucos de frutas e pode ser obtida pela hidrólise da sacarose, um dissacarídeo, ou pela hidrólise do amido, um polissacarídeo. A glicose é encontrada na urina de pacientes que sofrem de diabetes mellitus e é um indicativo dessa doença, sendo a presença deste açucar na urina denominado de glicosúria.
A frutose é geralmente chamada de levulose, ou açúcar de frutas. Ela ocorre naturalmente em sucos de frutas e no mel. Ela pode ser preparada através da hidrólise da sacarose, um dissacarídeo, e também através da hidrólise da inulina, um polissacarídeo encontrado nas alcachofras. A frutose é o mais solúvel e o mais doce dos açúcares, sendo 75% mais doce que a glicose.A intolerância à frutose, frutosemia, é uma doença hereditária que aparece em virtude de uma deficiência da enzima frutose-l-fosfato aldolase. Este açúcar possui uma via especial para sua metabolização e conseqüentemente produção de energia. Entretanto, se ocorrer ausência da enzima frutoquinase, esta deficiência causa uma anomalia metabólica benigna denominada de frutosúria essencial. 
 A galactose é uma aldose de seis carbonos e está presente no dissacarídeo lactose (glicose+galactose) e, portanto, é uma fonte energética juntamente com a glicose para os mamíferos que se alimentam exclusivamente do leite materno. A doença hereditária galactosemia resulta de um defeito genético que torna seu portador incapaz de metabolizar a galactose oriunda da lactose. O distúrbio genético é expresso como uma deficiência celular da galactoquinase ou da galactose 1.-fosfato uridililtransferase enzimas necessárias ao metabolismo da galactose.
*
Sacarose é o açúcar usado em casa e é produzida comercialmente a partir do açúcar da cana e da beterraba. Ela também está presente no sorgo, no abacaxi e nas cenouras. Quando a sacarose é hidrolisada, ela forma uma mistura de glicose e frutose. Essa mistura 50:50 de glicose e frutose é chamada de açúcar invertido. O mel contém uma alta porcentagem de açúcar invertido.
A maltose, um dissacarídeo de glicose, conhecida geralmente como açúcar do malte, está presente em cereais em fase de germinação. Ela é produzida comercialmente pela hidrólise do amido. 
A lactose, formada pela ligação glicosídica de glicose com galactose, encontra-se no leite e em produtos lácteos. Ela difere dos açúcares anteriores pelo fato de ser de origem animal. A lactose pode ser usada para aumentar a ingestão de calorias sem adicionar um sabor excessivamente doce, entretanto é comum ocorrer intolerância à lactose quando os níveis da enzima lactase (ou beta galactosidase) encontram-se reduzidos ou ausentes. A lactase é a enzima intestinal responsável pela hidrolise da lactose.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando