Buscar

CC DIREITO CIVIL I 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL I - CCJ0006 Título SEMANA 7
Caso concreto 
O Grupo Construções e Incorporações X S/A contraiu dívida de grande valor com o Engenheiro Eduardo Paranhos, mas não efetuou o pagamento estipulado no contrato, sem que tal conduta configurasse qualquer tipo de fraude. Após algumas tentativas frustradas de cobrança. Eduardo ajuizou ação e conseguiu decisão favorável, tendo a sentença transitado em julgado. No momento de indicar o bem que viria a ser penhorado para efetuar o pagamento, o Grupo Construções e Incorporações S/A indicou um imóvel de sua propriedade, mas o mesmo não foi aceito por Eduardo, que solicitou ao juiz a desconsideração da personalidade jurídica do Grupo Construções e Incorporações S/A para que os bens dos sócios respondessem pela dívida. Considerando os fatos acima descritos e tomando por base a disciplina da desconsideração da personalidade jurídica, responda JUSTIFICADA E FUNDAMENTADAMENTE: A) O que é a desconsideração da personalidade jurídica e em que hipóteses ela pode ser utilizada? B) É cabível, neste caso, a desconsideração pleiteada por Eduardo? 
A) Aplicada pelo Juiz nos tribunais, a pedido da parte interessada ou do MP quando lhe caber intervir no processo, visa afastar a autonomia patrimonial da pessoa jurídica para afetar o patrimônio dos sócios ou administradores. Art. 50 do CC.
B) Se o imóvel indicado compreende ao valor da divida que o grupo Construções XS/A contraiu com o engenheiro Eduardo Paranhos então ele deve aceitar esse decisão, mas no caso esse imóvel não corresponda ao valor da divida essa desconsideração pleiteada por Eduardo se torna cabível, pois de alguma forma o Grupo Construções XS/A deve pagar essa divida e se a pessoa jurídica não desfruta dessa capital então as pessoas físicas responsáveis pela pessoa jurídica deverão ser afetadas por essa divida. 
Questão de múltipla escolha 
01 (Procurador do Trabalho/2015) Acerca das disposições sobre associações no Código Civil assinale a alternativa INCORRETA: 
a) Os associados devem ter direitos iguais, mas o estatuto poderá instituir categoria com vantagem especial. 
(x) b) A exclusão de associado é feita de acordo com os estatutos, que é soberano para estabelecer o procedimento que entender adequado. 
c) Compete privativamente à assembleia geral, especialmente convocada para esse fim, destituir os administradores. d) Nenhum associado poderá ser impedido de exercer direito ou função que lhe tenha sido legitimamente conferido, a não ser nos casos e pela forma previstos na lei ou no estatuto. 
02 Acerca das fundações assinale a alternativa CORRETA: 
(x) a) As fundações somente podem ter como finalidade: assistência social; cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; educação; saúde; segurança alimentar e nutricional; defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; pesquisa científica, desenvolvimento de tecnologias alternativas, modernização de sistemas de gestão, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos; promoção da ética, da cidadania, da democracia e dos direitos humanos; atividades religiosas. 
b) A alteração do estatuto de uma fundação deve ser precedida de manifestação do Ministério Público, podendo tal manifestação ser suprida pelo juiz. Não há, porém, prazo estabelecido em lei para que o Ministério Público se pronuncie sobre a proposta de alteração. 
c) A redação original do Código Civil determinava que as fundações localizadas no Distrito Federal e em Territórios seriam veladas pelo Ministério Público Federal. No entanto, desde que esse dispositivo foi julgado inconstitucional pelo STF, pela falta de norma expressa aplica-se, por analogia ao que ocorre com as fundações situadas nos Estados, o entendimento de que o fiscal das fundações situadas no DF e nos Territórios é o Ministério Público do DF e dos Territórios. 
d) Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por instrumento particular, escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la. 
e) Aqueles a quem o instituidor cometer a aplicação do patrimônio, em tendo ciência do encargo, formularão logo, de acordo com as suas base, o estatuto da fundação projetada, independente de aprovação por autoridade e de homologação judicial.

Outros materiais