Buscar

Doenças genéticas

Prévia do material em texto

DEFEITOS GENÉTICOS: BLAD, DUMPS e CVM
Uma variedade de defeitos genéticos estão presentes na população das raças leiteiras e testes de rotina estão disponíveis para identificar os carreadores dos genes recessivos.
BLAD (Deficiência de Adesão Leucocitária Bovina): O gado afetado pela BLAD apresenta severas e recorrentes infecções bacterianas como pneumonia, gengivite, necrose e gangrena de tecidos moles e conseqüente infecções secundárias por bactérias e fungos.
Baixo peso ao nascimento e baixos ganhos econômicos são sinais chaves para diagnóstico de BLAD. Dermatomicose e formação de pus também são achados comuns.
BL: Animal carreador de BLAD
TL: Animal não carreador de BLAD 
DUMPS (Deficiência de Uridina Monofosfato Sintetase): A deficiência de uridina monofosfato sintetase é uma desordem monogenética recessiva autossomal que se origina da mutação no gene da uridina monosfosfato sintetase no códon 405 do gene da UMP. 
O resultado é a morte precoce embrionária (em torno do 40º dia de gestação) de cruzamentos heterozigotos. Isso ocorre pois a Uridina monofosfato sintetase (UMPS) é a enzima responsável pela conversão do ácido orótico para uridina monofosfato (UMP), a qual é um componente essencial para a síntese de nucleotídeos pirimidinas (Citosina, Timina – DNA e Uracila – RNA). Durante o desenvolvimento embrionário é requerida uma vasta quantidade de nucleotídeos. 
A morte embrionária é difícil de ser identificada e a única manifestação clínica é o aumento da taxa de retorno de serviço, devido ao fim dessas gestações pela morte embrionária precoce. 
Com isso, a fertilidade é reduzida, sendo que se olhando de outra forma, os portadores (heterozigotos) são fenotipicamente normais, porém apresentam apenas 50% da atividade normal dessa enzima. 
DP: Animal carreador de DUM
TD: Animal não carreador de DUMP 
CVM (Complexo de Mal Formação Vertebral Cervical): Bezerros homozigotos para CVM podem ser reabsorvidos, abortados ou natimortos. Alguns podem vir a nascer, mas quase sempre serão prematuros em uma ou duas semanas e apresentarão baixo peso ao nascimento, encurtamento da coluna cervical e torácica, cifose ou escoliose nas colunas cervicais e/ou torácica, artrogripose bilateral simétrica das articulações distais e malformações cardíacas em alguns casos. Já animais portadores de apenas um gene da CVM são normais, podendo apresentar baixas taxas de prenhez quando cruzados com outros portadores.
CV: Animal Portador
TV: Animal não portador

Continue navegando