Buscar

AV GESTAO DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0466_AV_200902032031 » GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	MARCELO EDGARD DE CASTRO FARIA
	Turma: 9008/AH
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 22/06/2015 17:09:50
	
	 1a Questão (Ref.: 200902069354)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A empresa Modas Camile, inplantou recentemente novas políticas de pessoal, as quais trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e conseqüentes perdas financeiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores: I - Custos associados a doenças ocupacionais; II - Baixa produtividade; III - Nível de responsabilidade atribuída ao cargo; IV - Inclinações pessoais; V - Absenteísmo e rotatividade. Como fontes adequadas de investigação, estão corretos, somente:
		
	
	I, III e V
	 
	II, III e IV
	
	III, IV e V
	
	II, IV e V
	 
	I, II e V
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200902079428)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como Consultor de RH responsável pela indicação da técnica de pesquisa de clima que será aplicada pela primeira vez em uma empresa, sua opção será pelo questionário com perguntas abertas e fechadas. Entre as alternativas abaixo, escolha qual delas tem os argumentos que você deve utilizar para justificar a escolha desta técnica:
		
	
	O questionário é uma técnica interessante, pois possibilita respostas com componentes verbais e não verbais. Além disso, é o único que aceita questões abertas e fechadas.
	
	O questionário é indicado pela sua simplicidade. Podemos utilizar um formulário com questões aplicadas em outras empresas, economizando tempo na sua elaboração.
	
	O questionário é um método mais moderno, pois sua aplicação deve ser feita impreterivelmente com o uso da intranet e internet, facilitando a apuração dos dados de forma eletrônica.
	
	O questionário permite entrevistar 5 a 8 pessoas por sessão. As pessoas preenchem um formulário e em seguida, expõem seu ponto de vista nos assuntos mais polêmicos em reuniões conduzidas por um consultor experiente.
	 
	O questionário é considerado interessante, pois permite o anonimato e a aplicação em muitas pessoas ao mesmo tempo, além de não exigir espaço físico e ter um custo relativamente baixo em relação aos demais métodos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200902078504)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O conceito de clima organizacional tem despertado um interesse crescente nos administradores brasileiros desde a década de 70. Não por acaso ou modismo, mas por puro pragmatismo. O que a prática tem demonstrado é que há uma relação direta entre o clima do ambiente de trabalho, a produtividade, a capacidade de inovação e, consequentemente, a lucratividade. Um estudo conduzido pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) validou este conhecimento, essencialmente, empírico ao demonstra que entre 1997 e 2005, as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil apresentaram retorno 170% acima do Índice Bovespa e, rentabilidade do patrimônio líquido de 17,8%, resultado superior à média das 500 Maiores Empresas do Brasil (11,3%). Segundo o que estudamos, um estudo desta natureza revela uma tendência no mercado brasileiro. Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que melhor explica esta tendência.
		
	
	O estudo revela que o mercado brasileiro ainda precisa entrar em um território altamente complexo e subjetivo, onde as pessoas passam a ser determinantes para o sucesso ou o fracasso do negócio.
	
	O estudo revela que o mercado brasileiro ainda não está, definitivamente, deixando para trás a era em que os ativos tangíveis, eram os únicos que movimentavam a economia.
	 
	O estudo revela que o mercado brasileiro está entrando em um território altamente complexo e subjetivo, onde as pessoas passam a ser determinantes para o sucesso ou o fracasso do negócio.
	 
	O estudo revela que o mercado brasileiro ainda precisa buscar valores humanos melhor preparados, pois às empresas estão aptas para o crescimento sustentável.
	
	O estudo revela que o mercado brasileiro ainda precisa deixar para trás a era em que os ativos tangíveis, eram os únicos que movimentavam a economia.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200902078516)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo o que estudamos em nossa aula, há um número expressivo de possibilidades que nos permite identificar as manifestações do Clima Organizacional. Das alternativas a seguir, assinale aquela que melhor representa estes indicadores:
		
	
	Atrasos de Salários, Rumores, Apatia, Desperdícios, Envolvimento, Doenças, Comprometimento, Cooperação, Confiança e Distúrbios.
	 
	Cancelamento dos Benefícios, Apoio, rotatividade, Conflitos, Stress, Absenteísmo e Atrasos.
	
	Demissões, Rumores, Apatia, Desperdícios, Envolvimento, Doenças e Descomprometimento.
	 
	Apoio, Rotatividade, Conflitos, Stress, Greves, Faltas, Competição, Otimismo, Reclamações Trabalhistas e Atrasos.
	
	Cancelamento dos Benefícios, Falta de Apoio, Apatia, Desperdícios, Envolvimento, Doenças e Descomprometimento.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200902277656)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	NO CONTEXTO DA PESQUISA DE CLIMA, ALGUMAS VARIÁVEIS PODEM APRESENTAR DIFERENTES RESULTADOS POR DEPARTAMENTOS. SÃO ELAS:
		
	
	COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO DA EMPRESA COM SINDICATOS
	
	COMUNICAÇÃO E BENEFÍCIOS
	
	GESTÃO E RELACIONAMENTO DA EMPRESA COM SINDICATOS
	 
	GESTÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
	
	COMUNICAÇÃO E ESTABILIDADE NO EMPREGO
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200902078793)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante as fases da preparação de uma Pesquisa de Clima, há um momento especial que chamamos de ¿Definição do objetivo da Pesquisa¿. Quando estamos definindo o objetivo de uma Pesquisa de Clima, segundo o que estudamos, pretendemos saber algo. Assinale, nas alternativas a seguir, aquela que determina com maior alcance, aquilo que pretendemos saber, e que é o objetivo da Pesquisa de Clima Organizacional.
		
	
	Avaliar o grau de satisfação dos funcionários; Determinar o grau de prontidão de uma empresa, para a implantação de alguma mudança; Avaliar o grau de satisfação dos funcionários, decorrente do impacto de alguma mudança.
	
	Avaliar o grau de satisfação dos funcionários; Determinar o grau de prontidão de uma empresa, para a implantação de alguma mudança.
	
	Avaliar o grau de disseminação de determinados valores culturais entre os funcionários; Avaliar o grau de satisfação dos funcionários, decorrente do impacto de alguma mudança.
	
	Avaliar o grau de satisfação dos funcionários em relação ao aspecto técnico do trabalho; Determinar o grau de prontidão de uma empresa, para a implantação de alguma mudança.
	 
	Avaliar o grau de satisfação dos funcionários; Determinar o grau de prontidão de uma empresa, para a implantação de alguma mudança; Avaliar o grau de satisfação dos funcionários, decorrente do impacto de alguma mudança; e, avaliar o grau de disseminação de determinados valores culturais entre os funcionários.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200902651821)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Segundo Bedani, Marcelo (2006), a gestão do clima organizacional constitui-se em importante ferramenta para o monitoramento do comportamento humano nas organizações, uma vez que, permite avaliar os processos de comunicação, trabalho em equipe, liderança, tomada de decisões, comprometimento, além, das condições físicas do ambiente de trabalho, variáveis que influenciam as atitudes, a conduta, a satisfação, a produtividade e a motivação das pessoas. Em decorrência dos ensinamentos do emérito autor, descreva o que deve constar na estrutura do relatório da pesquisa de clima?
		
	
Resposta: Na estrutura do relatório deve constar o grau de satisfação e insatisfação dos funcionários com relação à empresa.
	
Gabarito: Identificar o assunto do relatório (ano/ departamento / introdução), objetivos da pesquisa, abrangência, características do público-alvo, dimensões e as variáveis organizacionais investigadas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): estrutura
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200902651551)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta. Na tabulação por pergunta considera-se:
		
	
	As opções ¿bom¿ e ¿razoável¿ serão consideradas insatisfatórias. A opção ¿ruim¿ será desconsiderada.
	
	As opções ¿ruim¿ e ¿razoável¿ serão consideradas satisfatórias. A opção ¿bom¿ será insatisfatória.
	 
	As opções ¿bom¿ e ¿razoável¿ serão consideradas satisfatórias. A opção ¿ruim¿ será insatisfatória.
	
	As opções ¿bom¿ e ¿razoável¿ serão consideradas insatisfatórias. A opção ¿ruim¿ será satisfatória.
	
	As opções ¿bom¿ e ¿razoável¿ serão consideradas satisfatórias. A opção ¿ruim¿ será satisfatória.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200902079140)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Oliveira Belo deseja investir em uma Consultoria para fazer a avaliação do clima organiacionalç em sua empresa. Contudo, demonstra dúvidas sobre este investimento. Como a análise do clima pode ajudar a organização?
		
	
Resposta: Análise do clima ajudar a identificar os aspectos negativos para melhorar a qualidade de vida dos funcionários na organização e manter-se competitiva no mercado.
	
Gabarito: Espera-se que sejam citados alguns elementos destes abaixo listados: 1) A medida da extensão em que as expectativas das pessoas a respeito de como seria trabalhar em uma organização estão sendo atendidas. 2) O clima organizacional está intimamente relacionado com a motivação dos membros da organização. Quando há elevada motivação entre os participantes, o clima organizacional tende a ser elevado e proporciona relações de satisfação, de animação, de interesse e de colaboração entre os participantes. Quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou por barreiras à satisfação das necessidades individuais, o clima organizacional tende a baixar. O clima organizacional baixo é caracterizado por estados de desinteresse, apatia, insatisfação, depressão, podendo, em casos extremos, chegar a estados de inconformidade e agressividade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200902277714)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	PARA A DEFINIÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DECORRENTE DA PESQUISA DE CLIMA DEVEM-SE PRIORIZAR:
		
	
	RESULTADOS QUE BENEFICIEM DIRETAMENTE A ALTA DIREÇÃO.
	
	RESULTADOS ASSOCIADOS A SOLUÇÕES DE ALTO CUSTO.
	 
	RESULTADOS CRÍTICOS DA PESQUISA, RESULTADOS ABAIXO DA MÉDIA E RESULTADOS QUE BENEFICIEM UM GRANDE NÚMERO DE EMPREGADOS.
	
	RESULTADOS QUE BENEFICIEM EMPREGADOS QUE TRABALHEM EM DEPARTAMENTOS ESTRATÉGICOS DA EMPRESA.
	
	RESULTADOS CRÍTICOS DA PESQUISA RELACIONADOS ÀS ÁREAS DE PRODUÇÃO.

Outros materiais