Buscar

Tecido Ósseo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecido Ósseo
É constituído principalmente de esqueleto. É constituído de um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células e material extracelular calcificado, a matriz óssea.
Função:
- Serve de suporte para tecidos moles;
- Protegem órgãos vitais, como os contidos na caixa craniana e torácica e no canal raquidiano.
- Aloja e protege a medula óssea, formadora das células do sangue
- Movimentação
- Reservatório de Ca2++ e minerais
Células:
- Osteócitos: Situam-se em cavidades ou lacunas no interior da matriz óssea e realizam a função de manutenção dessa matriz.
- Osteoblastos: Sintetizam a parte orgânica da matriz (colágeno do tipo I, proteoglicanos e glicoproteínas) óssea e localizam-se na sua periferia. São capazes de concentrar fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz;
- Osteoclastos: Estas células se originam de precursores mononucleados provenientes da medula óssea que, ao contato com o tecido ósseo, unem-se para formar osteoclastos multinucleados. Células gigantes, móveis e multinucleadas que reabsorvem o tecido ósseo, participando dos processos de remodelação óssea. Estão localizados nas lacunas de Howship.
Os ossos são revestidos por uma superfície interna e uma externa recoberta por células osteogênicas e tecido conjuntivo.
- Periósteo: Membrana de tecido conjuntivo que envolve o osso externamente.
- Endósteo: Revestimento interno formado por osteoblastos
OBS: As principais funções do endósteo e do periósteo são a nutrição do tecido ósseo e o fornecimento de novos osteoblastos, para o crescimento e recuperação do osso.
Matriz Óssea:
A parte inorgânica da matriz representa cerca de 50% do peso da matriz óssea. Os íons mais encontrados são o fosfato e o cálcio. Há também bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato em pequenas quantidades. A parte orgânica da matriz é formada por fibras colágenas (95%) constituídas de colágeno tipo I e por pequena quantidade de proteoglicanos e glicoporteínas.
A associação da hidroxiapatita com fibras colágenas é responsável pela dureza e resistência do tecido ósseo.
Tipos de Tecido Ósseo:
Tipos Macroscópicos:
- Osso compacto: Sem cavidades visíveis (cortical)
- Osso esponjoso: Parte com muitas cavidades intercomunicantes (trabecular)
	
- Ossos longos: Extremidades ou epífises são formadas por osso esponjoso com uma delgada camada superficial compacta. A diáfise (parte cilíndrica) é quase totalmente compacta, com pequena quantidade de osso esponjoso na sua parte profunda delimitando o canal medular.
- Ossos curtos: Têm o centro esponjoso, sendo recobertos em toda a sua periferia por uma camada compacta.
- Ossos chatos: Constituem a abóbada craniana, existem duas camadas de osso compacto, as tábuas interna e externa, separadas por osso esponjoso que, nesta localização, recebe o nome de díploe.
Tipos (histológicos):
Existem 2 tipos de tecido ósseo. Os dois tipos possuem as mesmas células e os mesmos constituintes de matriz.
- Imaturo ou primário: O tecido primário é o que aparece primeiro, tanto no desenvolvimento embrionário como na reparação de fraturas, sendo temporário e substituído por um tecido secundário. No tecido ósseo primário as fibras colágenas se dispõem irregularmente, sem orientação definida, menor quantidade de minerais e maior absorção de osteócitos do que o tecido secundário.
 
- Maduro, secundário ou lamelar: Essas fibras se organizam em lamelas, que ficam paralelas umas às outras ou se dispõem em camadas concêntricas em torno de canais com vasos, formando sistema de Havers ou ósteons. Os canais de Havers comunicam entre si, com a cavidade medular e com a superfície externa do osso por meio de canais transversais ou oblíquos, canais de Volkmann (não apresentam lamelas concêntricas).
Histogênese:
- Ossificação Intramembranosa (Típica de ossos chatos): Tem lugar no interior de membranas de tecido conjuntivo. O local da membrana conjuntiva onde a ossificação começa chama-se centro de ossificação primário. O processo tem início pela diferenciação de células mesenquimatosas que se transformam em grupos de osteoblastos. Estes sintetizam o osteóide (matriz ainda não mineralizada) que logo se mineraliza, englobando alguns osteoblastos que se transformam em osteócitos.
- Ossificação Endocondral (Típica de ossos longos e curtos): Tem início sobre uma peça de cartilagem hialina, de forma parecida com à do osso que se vai formar, porém de tamanho menor. A ossificação endocondral consiste essencialmente em dois processos: Primeiro, a cartilagem hialina sofre modificações, havendo hipertrofia dos condrócitos, redução da matriz cartilaginosa a finos tabiques, sua mineralização e a morte dos condrócitos por apoptose. Segundo, as cavidades previamente ocupadas pelos condrócitos são invadidas por capilares sanguíneos e células osteogênicas vindas do conjuntivo adjacente. Essas células se diferenciam em osteoblastos, que depositarão matriz óssea sobre os tabiques de cartilagem calcificada. Desse modo, aparece tecido ósseo onde antes havia tecido cartilaginoso sem que ocorra a transformação desse tecido naqueles.

Outros materiais