Buscar

Testes máximos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TESTES ERGOMÉTRICOS
Visam avaliar de alguma forma os sistemas cardiorrespiratórios
2-	São constituídos de exercícios dinâmicos (movimento). Os mais usados são esteira e ciclo-ergômetro.
Podem ser utilizados no campo ou em laboratório.
Os de laboratório têm-se um maior controle de variáveis fisiológicas e externas tais como: temperatura, umidade, inclinação e textura do terreno.
Os de campo se dividem basicamente em os de percurso fixo (1 milha, 1.5 milha caminhando, trotando ou correndo). Ou de tempo fixo 12` (COOPER) ou 15`.
Quanto aos de laboratório dividem-se basicamente em duas categorias.
Múltiplos estágios com cargas progressivas que vão até a carga máxima. Suportada pelo indivíduo.
Atenta-se o VO2, FC, VÊ a cada estágio STEADY –STATE (estado de equilíbrio) utilizados para estudos nos quais a função cardiorrespiratória encontra-se em equilíbrio metabólico ou seja após um determinado tempo o organismo consegue suprir O2 suficiente para o exercício executado, nesse ponto não há alteração da FC, VO2 e VÊ.
O consumo de O2 varia de acordo com a intensidade do exercício, conforme o número de grupamentos musculares em atividade e também da eficiência mecânica do movimento e da adaptação ao ergômetro. Já tendo sido encontrado uma diferença para mais de 18% da esteira para a bicicleta.
Testes máximos são mais utilizados em indivíduos jovens ou aparentemente saudáveis ficando os sub-máximos mais indicados para as populações de risco. Portadores por exemplo de doenças cardiovasculares ou pulmonares onde a capacidade de ofertar O2 esteja prejudicada.
Testes máximos são mais difíceis de reproduzir, pois o estímulo de interrupção é subjetivo já que é interrompido pelo cansaço e o avaliado pode numa 2º e 3º avaliação tem um melhor desempenho, já o sub-máximo o que interrompe é um parâmetro seja ele o tempo, a FC, a carga, a PA sendo assim introduzido mais facilmente. 
Existem vários protocolos: Bruce, Astrand, Ellestad, Kattus, Balke Ware, Mc Henry, Standford.
Os protocolos de testes de esforço físico graduado em esteira podem acomodar qualquer pessoa das menos até as mais condicionadas, e utiliza atividades naturais de caminhada e da corrida. O tipo de teste de esteira influencia a magnitude do VO2max mensurado, com o teste de corrida graduado fornecendo o valor mais elevado, seguido pelo teste de corrida com inclinação zero e os protocolos de teste de caminhada apresentando valores mais baixos.
 Normalmente critérios para interrupção de teste sub-máximos é de 85% da (RFC), e dos testes máximos é a exaustão.

Outros materiais