Buscar

ATPS_Gestão_do_Conhecimento

Prévia do material em texto

FACUDADE ANHANGUERA VALPARAISO
ADMINISTRÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
VALPARAISO DE GOIAS/GO
2012
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Nome do aluno Luiz Ricardo Mendes Branquinho RA 3815664380
.Nome do aluno Débora Santos RA 4300067752
Nome do aluno Laissa Moreira Rodrigues RA 3815668718
Nome do aluno Marcio R. Campos Junior RA 4311805062
Nome do aluno Márcia Dias do nascimento RA 4337823962
.
Atividades Práticas Supervisionadas apresentada à Faculdade Anhanguera, como exigência parcial para a disciplina de Comportamento Organizacional do curso de Administração, sob orientação do Professor Walker Soares Nascimento. 
VALPARAISO DE GOIAS/GO
2012
Introdução
Estamos vivendo em uma sociedade que cada vez mais está sendo bombardeada com muita informação. Sendo assim, as organizações precisam gerar informações confiáveis e de qualidade para que os colaboradores possam usar. Ao fazerem isso, de forma apropriada, as organizações começam a gestão do conhecimento.
Podemos definir a gestão do conhecimento como o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual.
Esta riqueza ocorre quando uma organização utiliza o conhecimento para criar valor para o cliente com processos mais eficientes e efetivos. Isto tem impacto nos resultados financeiros porque diminui o custo, porque não reinventa a roda, ou porque reduz o tempo do ciclo: obtendo mais rápido o que necessita, entregando mais rápido ao cliente e recebendo mais rápido, o que melhora o fluxo de caixa.
Conceito de Gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento (KM) refere-se à utilização e compartilhamento do conhecimento dentro das organizações, onde se estimula e trabalha todos os paradoxos, pois é ele o grande gerador de conhecimento. Conhecimento explicito: É o conhecimento escrito, programado, relatado, impresso. Pode ser expresso na forma de dados formulas e manuais. O conhecimento explicito pode ser rapidamente transmitido, formal e sistematicamente. Conhecimento tácito: É altamente complexo e pessoal, difícil de formalizar. O conhecimento tácito está profundamente ligado nas ações e experiências de cada individuo, pois é relacionado com a vivencia de cada um onde suas emoções e sua forma de percepção dos fatos influenciam neste conhecimento. O conhecimento não é explicito ou tácito, é sim a eterna busca do saber, é o não se contentar com o que dizem ser certo.
A empresa criadora de conhecimento subsiste tanto sobre ideais quanto sobre ideias. É isso o combustível para a inovação. A essência da inovação é recriar o mundo de acordo com uma visão ou um ideal determinado. Criar novos conhecimentos significa bem literalmente, recriar a empresa e todos nela em um processo de auto-renovação pessoal e organizacional sem interrupções.
A produção de novos conhecimentos envolve um processo que amplifica, organizacionalmente, o conhecimento criado pelos indivíduos e cristaliza-o como parte da rede de conhecimento da organização. O que impulsiona esse processo de amplificação do conhecimento é a interação continua, dinâmica e simultânea entre o conhecimento tácito e explícito. A rotação estratégica também faz parte desse processo.
Uma forma eficaz e continua de reter o conhecimento dos funcionários na empresa é fazer com os funcionários mais antigos na organização comecem a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos da empresa. Assim o grau de conhecimento de todos fica atualizado não havendo danos quando ocorrer um desligamento.
Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência direta.
Externalização: Articular conhecimento tácito através do dialogo e da reflexão.
Combinação: Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação.
Internalização: Aprender a adquirir novo conhecimento tácito na prática.
Gestão do Conhecimento (knowledge Managemente) refere-se a criação, recuperação, identificação, integração, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro de uma organização. O KM, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo. Escolas, laboratórios, institutos de pesquisas atuam com diferentes áreas do conhecimento, que são suas linhas de produtos. Nessas organizações cada departamento são criados para realizar atividades especializadas nas diferentes áreas do conhecimento. Exemplo: contabilidade, administração e economia ou engenharia civil, mecânica e elétrica. A organização por áreas do conhecimento promove a concentração de pessoas com a mesma competência e que normalmente tem interesses iguais de ensino e estudo. Por isso é mais fácil o desenvolvimento da competência técnica e a acumulação de conhecimento.
Nas organizações que trabalham com a busca e a aplicação do conhecimento a forma de dividir o trabalho é agrupar as pessoas de acordo com sua especialidade ou competência básica. A organização por áreas do conhecimento é muito frequentemente usada no primeiro nível hierárquico. Esse é o caso das universidades e institutos de pesquisas. Em outras situações, a organização por áreas do conhecimento esta no segundo nível. É o caso de centros de pesquisas nas empresas. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia o avanço da tecnologia, o conhecimento tornou-se valioso.
Ao contrario do que acontecia antigamente em que as organizações guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, tudo o que é informação deve ser transformada em conhecimento e compartilhado a todos interessados.
O segredo esta em anunciar em toda a organização, e não mais retê-lo. O conhecimento passa a ser ativo da organização, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que tem conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas.
A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas que a médio e longo prazo colhera frutos. A rapidez passa a serem características das empresas que adotam o Knowledge Management. Consta que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria organização, faz-se necessário o seu gerenciamento.Não deixando de lado esta fonte,exista outras fontes que completam,que devem ser reconhecidas,como por exemplo: fornecedores, internet, consultorias, relatórios financeiros e universidades. Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade nos mundos dos negócios, pois o conhecimento em uma organização não a torna mais competitiva, e sim a sua administração que faz diferença. As principais características da organização estruturada por áreas do conhecimento são as seguintes:
Concentração de pessoas com a mesma competência técnica em unidades especializadas de trabalho: centro de ciências humanas, centro de ciências exatas e etc. A concentração fornece o aperfeiçoamento continuo e o acumulo de conhecimento. Também é mais fácil os processos de recrutamento e seleção NE novos colaboradores, ou uma vez que os candidatos são avaliados por pessoas que sabem exatamente como medir suas competências. São valorizados os processos coletivos de decisão e a delegação para os níveis mais baixos da hierarquia.
Possível dificuldade de comunicação e colaboração entre pessoas de especialidades diferentes.
A Knowledge Management vem de encontro com o capital intelectual e a tecnologia da informação, sendo que precisamos reorganizar esses valores, que muitas vezes se encontram dispersos. A Gestão do Conhecimento trata-se de uma mudança de atitudes para se agregar valores, o segredo esta nas pessoas, nada mais que a criação de valores.
Gestão do conhecimento nas Organizações
Neste passo entrevistamos o gestor uma unidade logística do Carrefour onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco desta organização e o seu modelo de gestão. Durante a entrevista quando perguntamos sobre o que entendia sobre a Gestão do Conhecimento ele não soube explicar porem no decorrerda conversa nos foi apresentado vários processo utilizados com a finalidade de reter e também adquirir novos conhecimentos que venham a melhorar a desempenho da unidade. Um destes processos é a realização de reuniões mensais envolvendo todos os setores onde discutem problemas e ou mudanças enfrentados dentro do mês e assim todos os setores tomam conhecimento e opinam para possíveis melhorias. Durante a entrevista foi colocado também que uma das maiores barreiras que eles enfrentam é a falta de abertura dos procedimento/informações centralizadas na Matriz localizada em outro estado.
Entrevistamos também a gestora Lilian de Oliveira representando a empresa Livraria Saraiva. 
Segue abaixo dialogo realizado durante a entrevista.
O que é você entende por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia-a-dia das organizações em que atuam?
É transformar um conhecimento individual em coletivo, assim trazendo benefícios a organização.
Relatar se possível, cinco condições que favorecem a Gestão do Conhecimento?
Reuniões diárias (para passar os resultados e metas e novidades)
Treinamentos
Projeto Leia mais (o colaborador pode pegar 2 livros emprestados de 15 em 15 dias)
Trabalho em equipe
Independência para solucionar os problemas
Quais são as barreiras do conhecimento?
Tem que haver coesão entre a equipe e cada um tem que querer aprender.
Ambiente BA da organização
Pela descrição dela parece um ambiente bem propicio a construção do conhecimento, pois há interação no grupo de trabalho e nessas reuniões e treinamentos eles podem dar duas opiniões e novas ideias.
Aplicação da Gestão do conhecimento
Definição de Cluster 
Um conjunto de empresas concentradas, que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local, são chamadas de Cluster. Elas colaboram entre si e, assim, se tornam mais eficientes. No pais e no mundo existem vários clusters de industrias ligados a setores como automóvel as tecnologias de informação, turismo, industria audiovisual, transporte, logística, agricultura ou pesca entre outros. Exemplos de Clusters: Sillicon Valley, na área da California (Estados Unidos) onde se concentram um grande numero de empresas de tecnologia (microeletrônica, tecnologia da informação e biotecnologia) ou o Kista na Suécia.
Gestão do conhecimento em uma empresa
Aplicação da Gestão do conhecimento nas organizações abordadas são realizadas através de reuniões diárias, semanais e mensais com treinamentos e palestras. Encontramos também alguns meios de comunicação interna bem interessante com banners, vídeos, cartas e emails onde em muitos os funcionários tem acesso direto a um diretor executivo e ou o presidente da organização. Encontramos também algumas barreiras nestas organizações para a implantação e aplicação da Gestão do conhecimento começando pela cultura amarrada em alguns procedimento e processos que após serem informatizados se tornarão rápidos e simples de executar reduzindo bastante os custos de uma operação, porem pela alta facilidade na execução do processo a maioria dos funcionários os realização sem saberem para que serve, qual o resultado final da operação realizada (robotizados). Outra barreira encontrada foi a falta de interesse no aprendizado por parte de grande parte dos funcionários que pensa não ser útil o conhecimento adquirido, onde apenas a empresa seria beneficiada por tal aprendizado.
Algumas ações que poderia ser adotas para evitar tais barreira e facilitas a criação e manipulação do conhecimento seria uma maior interação entre todos os colaboradores e setores em uma organização e também um maior comprometimento por parte dos funcionários internalização e na externalização do conhecimento.
Considerações finais
Uma vez analisado o valor da informação para cada individuo e para as organizações percebemos apenas para alguns aspectos do tema proposto, não caracterizando-se um estudo completo do assunto. Percebe-se, porém, a importância do tema abordado e como o conhecimento pode ser de fato um recurso gerencial para os gestores de pessoas. Todavia, esclarece-se a necessidade de mais estudos sobre o tema, a fim de pormenorizá-lo com mais ênfase e abrir discussão sobre outros fatores que influenciam a matéria.
Bibliografia
PLT – Gestão do conhecimento.
http://xa.yimg.com/kq/groups/16987402/305194573/name/GC_NaturaCosmeticos.pdf>
Acesso em: 14 out. 2011.
http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/69/67
http://www.revistaespacios.com/a09v30n03/093003101.html
www.administradores.com.br
Gestão do Conhecimento em Organizações: Proposta de Mapeamento Conceitual Integrativo

Continue navegando