Buscar

AV 2 Teorias e Práticas do Currículo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2ª AV Teorias e Práticas do Currículo
Afirma-se que o currículo é o "coração da escola", pois ele determina como as "coisas acontecem" no cotidiano escolar (espaço no qual que se concretiza o processo educativo). Daí a necessidade de contínuas reflexões "[...] sobre o currículo, que nos permitam avançar na compreensão do processo curricular e das relações entre o conhecimento escolar, a sociedade, a cultura, a autoformação individual e o momento histórico em que estamos situados (BRASIL, 2007, p.5)".
Sobre o currículo é correto afirmar:
I: O currículo é parte das discussões sobre a educação pública e mobiliza, portanto, múltiplas reflexões acerca das teorias, das tendências e das intenções políticas que permeiam a construção de uma Diretriz Curricular.
II: O educador é o grande artífice do currículo que se materializam na escola.
III: Os Currículos são orientadores de todas as práticas educativas realizadas na escola.
IV: O currículo em nada interfere nas práticas efetivadas no interior da escola.
Estão corretas SOMENTE as alternativas:
Alternativas:
a) I e II
b) III e IV
c) II e III
d) I, II, e III
2) Existe uma relação muito estreita entre currículo e cultura, pois o primeiro realiza na sua construção a seletividade da cultura escolar. Em outras palavras mais simples: o objeto básico do currículo é a educação escolar que pressupõe uma ideia de homem que quer formar.
Diante do exposto, podemos afirmar que o currículo:
Alternativas:
a) Seleciona os valores culturais de uma determinada época histórica. A partir desta época histórica e suas ideologias transmite às novas gerações os modos de ver, de sentir, de pensar, de sonhar os valores e de compreender as regras sociais.
b) Seleciona os conhecimentos relevantes para a formação das pessoas.
c) Indica a responsabilidade do educador na sua ação docente em empregar um ensino efetivo e afetivo, que selecione, domine, organize e promova os conhecimentos.
d) Todas as alternativas estão corretas
3) Indique as alternativas como V verdadeiro ou F falsa, no que se refere ao conceito de cultura e assinale a alternativa correta:
I: (...) É o conjunto das representações e dos comportamentos adquiridos pelo homem enquanto ser social. Ou seja, é o conjunto histórica e geograficamente definido das instituições características de determinada sociedade, designando "não somente as tradições artísticas, científicas, religiosas e filosóficas de uma sociedade, mas também suas técnicas próprias, seus costumes políticos e os mil usos que caracterizam a vida cotidiana.
II: (...) É o processo dinâmico de socialização pelo qual todos esses fatos de cultura se comunicam e se impõem em determinada sociedade, seja pelos processos educacionais propriamente ditos, seja pela difusão das informações em grande escala, a todas as estruturas sociais, mediante os meios de comunicação de massa.
III: (...) A cultura praticamente se identifica com o modo de vida de uma população determinada, vale dizer, com todo o conjunto de regras e comportamentos pelos quais as instituições adquirem um significado para os agentes sociais e através dos quais se encarnam em condutas mais ou menos codificadas.
Alternativas:
a) V F F
b) F F V
c) V V V
d) V F V
4) Assinale a alternativa cujas palavras darão sentido ao texto, conforme conta no material da Web aula 1.
O currículo deve atender às demandas ____________de um determinado contexto histórico e social, pois é responsabilidade da escola transmitir a __________ que ao longo do tempo foi considerada importante para ser perpetuada e ___________ às novas gerações. Por isso, precisamos selecionar e especificar os elementos válidos da cultura que devem ser inseridos no ___________ e fazer parte da ação docente na escola. 
Alternativas:
a) Educacionais – cultura – transmitida - currículo
b) Governamentais – postura – ocultada – portfólio
c) Educacionais – cultura – escondida – portfólio
d) Governamentais – postura – transmitida – currículo
5) O currículo não é apenas um documento que contempla várias disciplinas, pois precisa ser compreendido como um artefato histórico, social e pedagógico. Assim sendo, o currículo é um campo permeado de:
1. Surpresas
2. Relação de poder
3. Cultura
4. Ideologia
Estão corretas as alternativas
Alternativas:
a) 1 – 2- 3
b) 2- 3 – 4
c) 1 – 3 – 4
d) 1- 3
Respostas corretas: D D C A B

Outros materiais