Buscar

Síntese,Diérese e Hemostasia

Prévia do material em texto

TÉCNICAS OERATÓRIAS E EXPERIMENTAÇÃO CIRÚRGICA
Conferência 02 – 05/08/14
Telas
Originalmente criadas para reparo das eventrações (não há a aponeurose para conter). Promovem o reparo.
Aspectos negativos: aumento nos índices de seromas, reação crônica de corpo estranho, apesar do material constituinte ser considerado inerte, excessiva fibrose, com restrições de movimento, contração da tela e restrição dos movimentos abdominais.
A cor da tela é sempre diferente do organismo.
Biomateriais
	São materiais sintéticos ou naturais que apresentam a capacidade de servir de suporte para o crescimento celular ...
Avaliação das herniorrafias
	As telas diminuíram o índice de recidivas e as dificuldades técnicas, permitiram a reabilitação precoce do doente e diminuíram os custos hospitalares e sociais.
Biomateriais naturais
	SID – Submucosa do Intestino Delgado Suíno, derme acelular, membrana amniótica, fáscias cadavéricas ...
DIÉRESE – DIVISÃO 
Conceito: é o procedimento cirúrgico que, através dos tecidos, nos dá o acesso para realizarmos uma determinada operação. 
Formas: incisão, secção, divulsão, descolamento, punção, serração (toda vez que usa-se um serrote; uma serra; sempre ligados à parte óssea), curetagem (raspagem) e dilatação (em casos de estenose).
Energias: mecânica, elétrica, laser e ultrassom.
Laser
Fragmenta, vaporiza e aspira os tecidos ricos em água e pobres em colágeno. O tecido vizinho não é afetado e os vasos são coagulados. A cicatrização pode ser retardada...
Características 
	O tamanho das incisões não devem comprometer a segurança do ato cirúrgico. Mesma extensão em todos os planos. Respeito aos tecido nobres. Apresentar bordos nítidos. Acompanhar as linhas de força. Não criar espaços mortos. Respeitar vasos e nervos. Evitar manobras bruscas que desvitalizem os tecidos.
HEMOSTASIA
Conceito: processo usado pelo cirurgião para conter a hemorragia.
Hemorragia: tardia 7 a 10 dias após o ato cx – digestão do coágulo por enzimas bacterianas ou digestivas (amigdalectomias, cx pancreática), reacional – quando conserva um doente numa condição muito baixa (aumento da PA, diminuição do pneumoperitôneo), imediata (aquela que ocorre no ato cirúrgico), aguda ou crônica, externa ou interna, arterial/venosa e capilar.
Objetivos: melhorar a cicatrização, diminuir a recidiva de tumores, evitar reoperação, evitar infecção, melhorar as condições técnicas e evitar perda sanguínea.
Prevenção de hemorragias
	História clínica do pct, dx de doenças que podem causar alteração na coagulação, pesquisa de drogas associadas com a anticoagulação, manobras para reduzir o fluxo arterial ou a estase venosa, embolização pré-operatória nas cxs para ressecção de tumores importantes, controle de pedículos vasculares antes das ressecções de órgãos e aviso ao banco de sangue antes de iniciar operações que necessitarão de transfusão sanguínea.
Tipos
Prévia, temporária, definitiva, cruenta ou incruenta.
Modos 
Espontânea, pinçamento, ligadura, sutura, tamponamento, obturação com cera óssea, embolização, esponjas de fibrina (retirada de vesícula sem respeitar o plano), clampeamento e compressão.
Eficiência da Hemostasia com diferentes métodos
	Estudo experimental comparando a eficácia dos métodos mais usados nas cirurgias:
Eletrocautério monopolar: vasos até 2 mm.
Eletrocautério bipolar: vasos até 2mm.
Ultracision (ultrassom): vasos até 5 mm
Ligasure: vasos até 7 mm.
O melhor método hemostático ...
Transfusão
	Deve ser evitada.
Consequências ...

Continue navegando