Buscar

Avaliar ou Examinar Eis a questao - Hamilton Werneck

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE PITÁGORAS PÓS-GRADUAÇÃO
COMPETÊNCIAS DOCENTES
ALUNO: GABRIELLI RANGEL BELLO
AVALIAR OU EXAMINAR, EIS A QUESTÃO.
Hamilton Werneck
Atualmente o professor tem dificuldades na hora de preparar uma prova, pois muitas coisas representam examinar e não avaliar.
Para Hamilton Werneck examinar é de características classificatória, pontual e observa apenas o resultado final o que torna o aluno excludente. Por exemplo, o vestibular. Já avaliar é preciso saber quem aprendeu ou não; quem aprendeu caminha, quem não aprendeu é preciso reaprender. Então a maior diferença entre avaliar e examinar é que avaliar faz o diagnostico do aluno e examinar realiza a classificação desse aluno.
Ao avaliar o professor percebe quando o aluno aprendeu, e então dar uma nota ou um parecer em cima do que o aluno sabe e não o penaliza pelo que ele não sabe. Jan Amós orienta a pedagogia do fracasso, em que após uma sequencia de acertos e errar apenas uma vez chamar atenção do aluno severamente, criticar o erro, pôr o indivíduo para baixo que assim ele ficará com medo de cometer os erros e consequentemente irá acertar as respostas. O nosso contexto histórico vem da Revolução Francesa, pois estamos com o nosso sistema de cobrança de aprendizado arcaico, por isso que até hoje ainda é necessário ao examinar tirar uma media das notas do aluno, e essa media nos engana, pois alguns alunos decrescem nas notas e obtém a mesma media daqueles que tem um aumento gradativo nas notas; em que aquele que decresceu nas notas irá passar para a próxima série como o que teve evolução nas notas.
A avaliação só precisa ser aplicada se tiver utilidade, se for viável, ter perguntas precisas, onde é necessário ter e conhecer um contexto, a avaliação precisa ser ética, pois é necessário perguntar no mesmo grau de ensino. Para ser um bom professor é preciso saber ensinar, saber detectar problemas de aprendizado, e ser capaz de perceber qual o melhor método para seu aluno aprender.
Há dois tipos de pedagogia perigosa em que faz pobre continuar pobre, a pedagogia Tradicional em que se o aluno não tiver um professor particular para auxiliá-lo na aprendizagem, o aluno irá reprovar ou até mesmo abandonar a escola; e existe também a progressão continuada que funciona como aprovação automática, onde o professor empurra o aluno para a série seguinte mesmo ele não sabendo nada. Três lugares encontraram solução para as reprovações tais como: cursos de férias com professores diferentes do ano letivo; monitoria para crianças da rede municipal de ensino e investir em estagiários para ajudar os alunos na escola.
Um bom avaliador deve ser competente, honesto, ter indagação sistemática, ter respeito pelas pessoas e responsabilidade pelo bem estar geral.

Continue navegando