Buscar

pesquisa de mercado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
A apresentação dos resultados da pesquisa de mercado é a última etapa do processo de pesquisa, e a comunicação bem planejada e executada valoriza os resultados da pesquisa e da equipe que a realizou. Diante deste contexto marque F para as características falsas ou V para as verdadeiras. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
 
( ) É na apresentação dos resultados que o pesquisador comunicará o resultado do seu trabalho à empresa que o contratou, sendo, portanto, fundamental que o relatório seja bem redigido, bem organizado e inclua todos os aspectos relacionados à pesquisa.
( ) A conclusão é uma inferência baseada em um resultado; as conclusões devem estabelecer uma ponte entre os resultados encontrados, o problema e os objetivos da pesquisa.
 
( ) O sumário ou índice pode incluir diversos documentos, como cópia completa do instrumento de coleta de dados, cópia do plano amostral, procedimentos e cálculos detalhados utilizados nas análises realizadas e estimativas dos erros amostrais.
	
	A
	V – V – F.
  
Você acertou!
O apêndice pode incluir diversos documentos, como cópia completa do instrumento de coleta de dados, cópia do plano amostral, procedimentos e cálculos detalhados utilizados nas análises realizadas e estimativas dos erros amostrais.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
 
	
	B
	F – V – F. 
	
	C
	V – F – V. 
	
	D
	V – V – V.       
Questão 2/10
Aprendemos que os resultados obtidos demonstram as diferenças entre as características dos objetos que estão sendo medidas. A validade perfeita do resultado exige a inexistência de qualquer erro de medida. Ela envolve 3 itens: conteúdo, critério e construto. Desta forma, assinale a alternativa correspondente ao conceito a seguir.
 
 
“É um tipo de validade que avalia se a escala funciona de acordo com o esperado em relação a outras variáveis selecionadas como critérios significativos”.
	
	A
	Conteúdo.
	
	B
	Critério.
Você acertou!
“A validade de critério é um tipo de validade que avalia se a escala funciona de acordo com o esperado em relação a outras variáveis selecionadas como critérios significativos”.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
	
	C
	Construto.
	
	D
	Mensagem.
Questão 3/10
A categoria de amostragem não probabilística confia no julgamento pessoal do
pesquisador. Muitas vezes, as escolhas envolvem quem deve ser abordado e, até mesmo, quando e onde os dados devem ser coletados. Apesar de oferecer boas estimativas das características da população, ela não permite uma avaliação objetiva da precisão dos resultados amostrais. As técnicas de amostragens não probabilísticas mais comuns são as por conveniência, por julgamento, por cotas e bola de neve. Desta forma, assinale a alternativa correspondente ao conceito a seguir.
 
“Também chamadas de autogeradas, são aquelas em que o pesquisador escolhe um grupo de participantes por meio da rede de conhecidos dos participantes da amostra. Após a entrevista, o pesquisador solicita que eles indiquem outros elementos pertencentes à população de interesse, e assim age sucessivamente até construir a amostra. Esse tipo de amostragem é indicado quando o pesquisador necessita atingir populações pequenas e especializadas.”
	
	A
	Amostragem por conveniência.
	
	B
	Amostragem por julgamento.
	
	C
	Amostragem por cotas.
	
	D
	Amostragem bola de neve.
Amostragem bola de neve – Também chamadas de autogeradas, são aquelas em que o pesquisador escolhe um grupo de participantes por meio da rede de conhecidos dos participantes da amostra. Após a entrevista, o pesquisador solicita que eles indiquem outros elementos pertencentes à população de interesse, e assim age sucessivamente até construir a amostra. Esse tipo de amostragem é indicado quando o pesquisador necessita atingir populações pequenas e especializadas.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
 
Questão 4/10
As informações obtidas por meio dos funcionários da empresa – bem como de fornecedores, revendedores e clientes-chave – ou, ainda, mediante a observação dos concorrentes e o monitoramento das publicações sobre eles talvez demorem muito para chegar até o gestor, atrasando a tomada de decisão e, até mesmo, provocando a perda de oportunidades. Neste contexto, Nickels e Wood (1999) sugerem algumas ações para melhorar a inteligência de marketing.
Sobre essas ações, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Treinar e motivar as pessoas que trabalham com vendas, visto que elas se relacionam diretamente com o cliente e dispõem de informações importantes sobre consumidores, concorrentes, entre outros.
II. Estimular distribuidores e demais intermediários a estreitar o relacionamento com a empresa, disponibilizando um canal de comunicação aberto para receber informações advindas desses parceiros.
III. Contratar um responsável pela coleta e venda de informações do mercado em que a empresa atua, além de manter um canal de comunicação com os funcionários, independente da área em que atuam, pois as experiências vivenciadas por eles podem ser úteis na solução de problemas e na detecção de novas oportunidades.
IV. Elaborar conceitos e peças publicitárias criativas para propaganda.
	
	A
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
Você acertou!
Nickels e Wood (1999) sugerem algumas ações para melhorar a inteligência de marketing: Treinar e motivar as pessoas que trabalham com vendas, visto que elas se relacionam diretamente com o cliente e dispõem de informações importantes sobre consumidores, concorrentes, entre outros. Estimular distribuidores e demais intermediários a estreitar o relacionamento com a empresa, disponibilizando um canal de comunicação aberto para receber informações advindas desses parceiros. Contratar um responsável pela coleta e venda de informações do mercado em que a empresa atua, além de manter um canal de comunicação com os funcionários, independente da área em que atuam, pois as experiências vivenciadas por eles podem ser úteis na solução de problemas e na detecção de novas oportunidades.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
	
	B
	Apenas as sentenças II e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas a sentença III está correta.
	
	D
	Apenas a sentença IV está correta.
Questão 5/10
As entrevistas de grupos de foco estão entre as técnicas qualitativas mais utilizadas em pesquisas de mercado. Em um grupo focal, reúne-se um pequeno grupo de respondentes para discutir um tópico de interesse da empresa. A entrevista é realizada de maneira não estruturada e natural por um moderador treinado, que tenta seguir um esboço geral de assuntos, enquanto, simultaneamente, coloca os comentários feitos por cada pessoa para a consideração do grupo de discussão. Os participantes são expostos às ideias uns dos outros e podem manifestar suas opiniões em relação ao que está sendo questionado. As entrevistas são realizadas com um grupo de pessoas em um ambiente previamente preparado para estimular os participantes a exporem suas posições. Ao entrevistar os grupos focais, é possível coletar informações importantes. Segundo Mattar (2012) e Malhotra (2011), esse tipo de entrevista pode ser muito útil para:
 
I - avaliar e ajudar a desenvolver conceitos de novos produtos.
II - gerar ideias para desenvolver novos produtos.
III - gerar ideias para aprimorar os produtos atuais.
IV - elaborar conceitos e peças publicitárias criativas para propaganda.
V - a discussão de tópicos confidenciais, delicados ou embaraçosos.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	As sentenças I, II, III, IV estão corretas.
 
Você acertou!
Segundo Mattar (2012) e Malhotra (2011), esse tipo de entrevista pode ser muito útil para: avaliar e ajudar a desenvolver
conceitos de novos produtos; gerar ideias para desenvolver novos produtos; gerar ideias para aprimorar os produtos atuais; elaborar conceitos e peças publicitárias criativas para propaganda.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
	
	B
	Apenas a sentença V está correta.
	
	C
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	
	D
	Apenas a sentença II e V está correta.
Questão 6/10
A entrevista de profundidade é “não estruturada, direta, pessoal, em que um único respondente é sondado por um entrevistador altamente treinado, para descobrir motivações, crenças, atitudes e sentimentos subjacentes sobre um tópico” (Malhotra, 2011, p. 63). É importante ressaltar que essa técnica, em sua essência, é semelhante aos grupos focais, porém a entrevista é individual, podendo estender-se por trinta minutos a mais de uma hora. As entrevistas em profundidade podem ser caras, pois entrevistadores treinados exigem bons salários, os dados são coletados com um entrevistado por vez e os registros em áudio ou vídeo devem ser transcritos, codificados e analisados. Essa técnica, porém, pode resultar em importantes observações, e, por isso, quase sempre o esforço é recompensado (Malhotra, 2011; Churchill Junior; Brown; Suter, 2011). Malhotra (2011) relata que a entrevista de profundidade pode ser utilizada para um variado número de finalidades, destacando-se:
I - a sondagem detalhada do entrevistado.
II - a discussão de tópicos confidenciais, delicados ou embaraçosos.
III - as situações em que existem normas sociais rígidas, nas quais o entrevistado pode ser facilmente influenciado pela resposta do grupo.
IV - avaliar e ajudar a desenvolver conceitos de novos produtos.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
Você acertou!
a sondagem detalhada do entrevistado; a discussão de tópicos confidenciais, delicados ou embaraçosos; as situações em que existem normas sociais rígidas, nas quais o entrevistado pode ser facilmente influenciado pela resposta do grupo.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
	
	B
	As sentenças II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas a sentença III está correta.
	
	D
	Apenas a sentença IV está correta.
Questão 7/10
A pesquisa descritiva também pode ser realizada por meio da observação. Observar faz parte do nosso cotidiano, uma vez que constantemente observamos pessoas e eventos a fim de obter informações sobre acontecimentos a nossa volta. Os métodos de observação fornecem informações acerca do comportamento real; é o registro sistemático dos padrões comportamentais de pessoas, objetos e eventos com a finalidade de investigar os fenômenos de interesse do pesquisador, mas, nesse caso, não há comunicação entre o pesquisador e o pesquisado nem sequer questionamentos e respostas orais ou escritas (Malhotra, 2011; Aaker; Kumar; Day, 2004; Churchill Junior; Brown; Suter, 2011). Os métodos de observação podem ser estruturados e não estruturados. No primeiro caso, o pesquisador define claramente o problema de pesquisa, os comportamentos a serem observados e os métodos pelos quais serão avaliados ou medidos. No segundo caso, a observação requer que o pesquisador monitore todos os fenômenos relevantes, sem especificar antecipadamente os detalhes, o que ocorre em pesquisas em que o problema e os objetivos não estão claramente definidos e, por isso, há a necessidade de uma ampla flexibilidade para analisar os comportamentos e as situações observados (Malhotra, 2011; Churchill Junior; Brown; Suter, 2011). São basicamente cinco as possibilidades de técnicas de observação em relação ao modo de aplicação: observação pessoal, observação mecânica, auditoria, análise de conteúdo e análise de traço. 
Sendo assim, assinale a alternativa correspondente ao conceito a seguir.
 
“O pesquisador observa o comportamento exatamente como acontece, procurando não controlar ou manipular o fenômeno observado. O estudo para investigar como as clientes de uma farmácia decidem comprar uma determinada marca de xampu apresentado anteriormente é um exemplo desta técnica.”
	
	A
	Observação pessoal.
Observação pessoal – O pesquisador observa o comportamento exatamente como acontece, procurando não controlar ou manipular o fenômeno observado. O estudo para investigar como as clientes de uma farmácia decidem comprar uma determinada marca de xampu apresentado anteriormente é um exemplo de observação pessoal.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
 
	
	B
	Observação mecânica.
	
	C
	Auditoria.
	
	D
	Análise de conteúdo.
Questão 8/10
Os resultados obtidos demonstram as diferenças entre as características dos objetos que estão sendo medidas. A validade perfeita do resultado exige a inexistência de qualquer erro de medida. Ela envolve 3 itens: conteúdo, critério e construto. Desta forma, assinale a alternativa correspondente ao conceito a seguir.
 
“É realizada para avaliar que construto ou características a escala está medindo e envolve: a validade convergente, que mede “a extensão em que a escala se correlaciona positivamente com outras medidas do mesmo construto” (Malhotra, 2006, p. 278); a “validade discriminante [que] avalia até que ponto uma medida não se correlaciona com outros construtos, dos quais se supõe que ela difira” (Malhotra, 2006, p. 278); e a validade nomológica, que determina a relação entre construtos teóricos.”
	
	A
	Conteúdo.
	
	B
	Critério.
 
	
	C
	Construto.
Você acertou!
A validade do construto é realizada para avaliar que construto ou características a escala está medindo e envolve: a validade convergente, que mede “a extensão em que a escala se correlaciona positivamente com outras medidas do mesmo construto” (Malhotra, 2006, p. 278); a “validade discriminante [que] avalia até que ponto uma medida não se correlaciona com outros construtos, dos quais se supõe que ela difira” (Malhotra, 2006, p. 278); e a validade nomológica, que determina a relação entre construtos teóricos.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
 
	
	D
	Mensagem.
Questão 9/10
Assinale a alternativa que contém as palavras corretas que completam as sentenças a seguir.
É importante avaliar o problema de pesquisa e decidir o componente que será medido para, então, definir que escala utilizar. Geralmente as escalas utilizadas em pesquisa de mercado são classificadas como comparativas e não comparativas. As ______________ envolvem a comparação direta entre dois objetos de estímulo. Por exemplo: o pesquisador pode perguntar se o entrevistado prefere NIKE ou Adidas. Por outro lado, na ______________ cada objeto é escalonado independente do outro no conjunto de escolha. Por exemplo: o pesquisador poderia solicitar aos entrevistados que avaliassem a NIKE em uma escala de 1 a 6, na qual 1 corresponde à preferência zero e 6 a grande preferência (Malhotra, 2011).
	
	A
	escalas não comparativas – escala comparativa
	
	B
	escalas nominais – escala ordinal
É importante avaliar o problema de pesquisa e decidir o componente que será medido para, então, definir que escala utilizar. Geralmente as escalas utilizadas em pesquisa de mercado são classificadas como comparativas e não comparativas. As escalas comparativas envolvem a comparação direta entre dois objetos de estímulo. Por exemplo: o pesquisador pode perguntar se o entrevistado prefere NIKE ou Adidas. Por outro lado, na escala não comparativa cada objeto é escalonado independente do outro no conjunto de escolha. Por exemplo: o pesquisador poderia solicitar aos entrevistados que avaliassem a NIKE em uma escala de 1 a 6, na qual 1 corresponde à preferência zero e 6 a grande preferência (Malhotra, 2011).
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
	
	C
	escalas comparativas
– escala não comparativa
	
	D
	escalas intervalares – escala de razão
Questão 10/10
Na Pesquisa de Mercado a redação de cada pergunta é fundamental. Isto é, a tradução em palavras do conteúdo e da estrutura da questão, de maneira que os participantes possam compreendê-la de forma clara, pois perguntas mal redigidas podem induzir ao erro já que o respondente poderá interpretá-las de modo equivocado. Formular boas perguntas às vezes é difícil, mas existem algumas dicas. Para isso, é aconselhável:
I - evitar redigir alternativas que despertem informações implícitas.
II - evitar suposições implícitas.
III - evitar generalizações e estimativas.
IV - utilizar afirmações positivas e negativas.
V - utilizar palavras ambíguas.
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	As sentenças I – II – III – IV estão corretas.
Você acertou!
Formular boas perguntas às vezes é difícil, mas existem algumas dicas. Para isso, é aconselhável: evitar redigir alternativas que despertem informações implícitas; evitar suposições implícitas; evitar generalizações e estimativas; utilizar afirmações positivas e negativas.
Livro de Referência: Pesquisa de Mercado / Autor: Eliane Batista Mady –Editora Intersaberes
	
	B
	As sentenças III – IV – V estão corretas.
	
	C
	As sentenças I – III – IV – V estão corretas.
	
	D
	Apenas a sentença V está correta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais