Buscar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - Simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	
	Simulado: GST0580_SM_201308235887 V.1 
	 VOLTAR
	Aluno(a): STTEFANI RANGEL DOS SANTOS
	Matrícula: 201308235887
	Desempenho: 5,0 de 8,0
	Data: 17/09/2013 13:44:34 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200878935266)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Possibiltar a empresa a tomada de decisões de natureza corretiva , objetivando assim aproximar resultados alcançados de resultados esperados , é uma das finalidades da função administrativa :
		
	
	Organização
	
	Estratégia
	
	Planejamento
	 
	Controle
	
	Direção
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200879106240)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Sobral e Peci, "Organizar é distribuir tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina quem tem autoridade sobre quem, e quanto e onde se devem tomar decisões". Organizar, então, é o processo de dividir, integrar e coordenar. Qual dos conceitos a seguir significa a integração dentro das organizações.
		
	
	Se manifesta na especialização vertical e horizontal das tarefas sob responsabilidade de um trabalhador, na hierarquia e na consequente disposição de autoridades e responsabilidades ao longo da cadeia de comando, e nas diferenças horizontais que existem entre os departamentos de uma organização.
	 
	Mecanismos que buscam a colaboração entre os vários departamentos, a fim de alcançar os objetivos globais da organização.
	
	Pode levar à perda da visão da organização como um todo, fazendo com que cada departamento possa se centrar apenas em suas próprias atividades ou objetivos.
	 
	Agrupamento e associação das tarefas, atividades e recursos organizacionais em unidades de trabalho a fim de permitir melhor coordenação.
	
	Tem o objetivo de evitar conflitos interdepartamentais, sem reduzir as diferenças.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200879106279)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale as afirmativas CORRETAS pertinentes aos objetivos do planejamento: I) Definir a missão, os objetivos e prioridades II) Agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais III) Determinar onde as coisas estão agora. IV) Implementar os planos de ação e avaliar os resultados.
		
	
	As afirmativas II,III e IV estão corretas
	 
	As afirmativas I, III e IV estão corretas
	
	As afirmativas II e IV estão corretas
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200879106276)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A organização como parte do processo administrativo tem a função de "Como fazer" diferenciando-se do planejamento onde sua função é "o que fazer". Para confirmar seu entendimento da função organização, assinale as afirmativas CORRETAS pertinentes aos objetivos da função organização: I) Definir a missão, os objetivos e prioridades. II) Agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais. III) Dividir o trabalho a ser feito (pessoas e setores). IV) Implementar os planos de ação e avaliar os resultados.
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	As afirmativas II e IV estão corretas
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	As afirmativas I e IV estão corretas
	 
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200879110677)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Paulo Roberto Motta, ¿as organizações inovadoras possuem maior flexibilidade na sua estrutura: as fronteiras administrativas e as divisões internas são mais ambíguas e fluidas, permitindo a livre circulação de ideias e encorajando iniciativas individuais; constroem uma nova cultura em que a unidade e a diversidade convivem simultaneamente como forças de agregação.¿ Assim, pode-se afirmar que as organizações que buscam estruturas organizacionais flexíveis devem ser:
		
	
	Mecanicistas e atomizadas
	
	Burocráticas e mecanicistas
	 
	Atomizadas e holográficas.
	 
	Tayloristas e holográficas
	
	Tayloristas e burocráticas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200879105543)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Qual a função administrativa que trabalha dando esta orientação?
		
	
	Controle
	
	Organização
	
	Execução
	 
	Direção
	
	Planejamento
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200879110233)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A organização XYZ nos últimos anos cresceu de forma consistente, aumentando suas operações para dois estados da região Sudeste e dois estados da região Centro-oeste, mantendo sua matriz no estado do Paraná. Em virtude da complexidade de gerenciar suas operações comercias, o diretor da empresa resolveu constituir um escritório de venda em cada uma das regiões atendidas, ficando assim a estrutura: Escritório sudeste, escritório centro-oeste e escritório sul. De acordo com o texto, estamos tratando de qual forma de departamentalização:
		
	 
	Territorial
	
	Produto
	
	Processo
	
	Cliente
	
	Funcional
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200879110064)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Você foi designado para fazer parte de uma comissão de cargos e salários, incumbida de rever as carreiras e o plano de cargos da organização. Para consolidar a carreira dos engenheiros, compete a você defender a opção por uma carreira em Y, substituindo a carreira por linha hierárquica que vem sendo praticada. Nesse sentido, você afirma que a carreira em Y é mais adequada porque:
		
	
	Com uma carreira flexível, qualquer mudança na estrutura da empresa gera grandes problemas na alocação das pessoas que ocupam cargos gerenciais.
	
	Ela valoriza o trabalho do generalista e satisfaz as necessidades organizacionais de expansão da amplitude administrativa.
	 
	Ela tem como pressuposto a mobilidade e a ascensão profissional do empregado pelo exercício de funções gerenciais ou de ocupações na sua área de especialidade.
	 
	Ela permite um menor número de pessoas no topo da organização, sem que, necessariamente, seja aumentada a estrutura organizacional.
	
	Os cargos gerenciais são mais importantes do que os cargos técnicos e, consequentemente, é natural que o profissional no topo de sua carreira ocupe um cargo gerencial.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200879078526)
	
	Segundo a literatura, coexistem nas empresas uma organização formal e uma organização informal. A partir desse ententimento, como se caracteriza a organização formal?
		
	
Sua Resposta: Formal é aquela que está descrita nos papeis, contratos e especificada pelos documentos, enquanto a informal não está detalhada em papeis e os próprios funcionários se organizam para um determinado objetivo.
	
Compare com a sua resposta: Caracteriza-se pelos relacionamentos formais entre pessoas e áreas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200879087945)
	
	O planejamento é à base de todas as outras funções da administração. Não seria possível organizar os recursos e a estrutura da empresa se não existissem objetivos e planos. Sem planejamento, as organizações andariam sem rumo. Baseado nisso cite as vantagens do planejamento.
		
	
Sua Resposta: Se antecipar aos obstáculos. Conhecer melhor os recursos e pessoas da organização. Definir um objetivo.
	
Compare com a sua resposta: Proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento, potencializa o autoconhecimento organizacional, fornece consistência.

Outros materiais