Buscar

HEPATITE A RESUMO SALA correto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
AMANDA MONTEIRO
CAMILA GONÇALVES
FABRICIO SANTOS
JÉSSICA DA SILVA
LENITA BERTHOLINO
THALIA LOPES
HEPATITE
TAUBATÉ - SP
2015
HEPATITE A
Causada por um pequeno vírus RNA, onde o seu período de incubação varia de 15 a 50 dias.
A transmissão é via oral, podendo ser adquirida também por relações oral-anal os sintomas são caracterizados por um estado gripal com náuseas, vômitos, diarreia e icterícia, a doença é mais comum em crianças de 5 a 9 anos de idade. 
O diagnóstico é através de exames sanguíneos. Existe vacina no calendário de vacinação infantil para crianças de 1 e 2 anos de idade, e são doenças de notificação compulsória. Não existe tratamento especifico e o próprio corpo se encarrega da cura.
HEPATITE B
Causada pelo HBV tipo DNA, tendo o seu período de incubação variável de 50 a 160 dias. Sua transmissão é por contato direto com sangue, plasma, transfusões, relações sexuais, fecal e anal, entre outros, ou por secreções provenientes do indivíduo infectado.
A vacinação no SUS é disponível para menores de um ano de idade, a partir do nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o parto e crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos de idade, a imunização é realizada em três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e segunda dose e de seis meses entre a primeira e terceira dose.
HEPATITE C
Causada pelo vírus HVC do tipo RNA, possuindo forma aguda e crônica da doença e não apresenta sinais em sua fase inicial.
Os sintomas são dor abdominal, sangramento no esôfago ou no estomago, urina escura, fadiga, febre, coceira, icterícia, perda de apetite, náusea e vômitos. Não existe vacina, seu tratamento é feito com os medicamentos INTERFERON e RIBAVIRINA, durando o mesmo de seis meses a um ano. O diagnóstico é realizado através de exame sanguíneo, biopsia do fígado ou sorologia.
HEPATITE D
Causada por um agente RNA defeituoso, atua em conjunto com o vírus VHB para poder se replicar e multiplicar no organismo. A transmissão é realizada através de relação sexual sem uso de preservativo, compartilhamento de objetos íntimos como aparelhos de barbear, transfusão sanguínea, aleitamento materno e de gestante para o bebê. 
Os sintomas são semelhantes ao HBV, porém mais graves e acarreta o agravamento súbito da condição e uma progressão da cirrose.
HEPATITE E
Causada pelo HVE do tipo RNA, onde sua transmissão é fecal-oral, por indivíduos ou contaminação de agua e alimentos. Os sintomas quase não aparecem, mas são cansaço, vertigens, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele amarelada e icterícia, urina escura e fezes claras, aparecendo de 15 a 60 dias. O diagnóstico é por exame sanguíneo, sendo na maioria dos casos não requerendo tratamento.
Referências
SOUZA, Milta Gomes de; PASSOS, Afonso Dinis Costa; MACHADO, Alcyone Artioli; FIGUEIREDO, José Fernando C.; ESMERALDINO, Luiz Everton. Co-infecção HIV e vírus da hepatite B: prevalência e fatores de risco. Disponível em: https://scholar.google.com.br, acesso em: 14 de outubro às 22 horas.
	
	FERREIRA, Cristina Targa; SILVEIRA, Themis Reverbel. Hepatites virais: aspectos da epidemiologia e da prevenção. Disponível em: https://scholar.google.com.br, acesso em 14 de outubro às 22 h e 15 min.
	MINISTÉRIO DA SAÚDE. A, B, C, D, E Hepatites para comunicadores. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/.../sbcde_hepatites_viris_agentes_comunicadores.pdf, acesso em 15 de outubro às 13 h.
	NETTINA, Sandra M.; HEPATITE. BRUNNER PRÁTICA DE ENFERMAGEM. Editora GUANABARA KOOGAN pág. 698 a 703.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais