Buscar

Resenha 11-11-2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SANTOS, Elson Rodrigo de Souza, et al. As características da estrutura financeira brasileira e a trajetória de industrialização.2014. Disponivel em:http://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1701/1423
As características da estrutura financeira brasileira e a trajetória de industrialização
 Amanda Moraes Gouveia da Silva*
Yolanda Rodrigues de Jesus Rosa**
No artigo os autores Elson Rodrigo de Souza-Santos, economista, mestre pelo PRGDE-UFPR e doutorando pela Universidade de São Paulo e Armando Dalla Costa, doutor pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle) e professor no Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná - UFPR, tem o objetivo de nos fornecer dados sobre como a estrutura financeira brasileira foi moldada nas últimas décadas, fazendo um comparativo com modelos financeiros de outros países.
É evidenciado a fragilidade da economia brasileira em relação aos outros países que foram usados como modelo para essa economia, decorre sobre a implantação da indústria e os incentivos aplicados para dar sustentação a essa automação industrial. Ressalta a importância dos financiamentos para impulsionar as pequenas e médias empresas, e que esses financiamentos são de extrema importância para dinamizar a nossa economia.
O autor faz um recorte temporal histórico decorrendo desde o período feudal ao capitalismo, aponta a questão do desempenho tecnológico e investimento em pesquisa & desenvolvimento onde algumas economias em favor do atraso tecnológico e falta de investimento são mais prejudicadas que as outras.
No Brasil, o ponto nevrálgico da orientação do sistema financeiro para o aprofundamento da industrialização se deu nos anos 1960, quando o governo militar assumiu o poder em 1964 e colocou em prática reformas estruturas materializadas no entre de Ação Econômica do Governo aplicado entre 1964 e 1967. O objetivo era solucionar os obstáculos ao crescimento econômico com destaque ao combate a inflação e construção de arranjos que permitissem aprofundar a industrialização.
As quatro principais medidas consistiam em: Instituição monetária e mercado de títulos públicos; Criação do Conselho Monetário Nacional e Banco Central pela Lei n.4595/1964; Criação do Sistema Financeiro Habitacional Lei n.4320/1964; Reforma do mercado de capitais com base no modelo norte-americano de instituições, especialização e segmentação de mercado por meio da Lei n. 4728/1965.
As instituições mais beneficiadas com a política de conglomeração e vencedoras do processo de concentração foram: Banco Real, Unibanco, Bradesco e Itaú.
O resultado foi o fortalecimento do financiamento publico e do autofinanciamento, acentuados com a ascensão da crise do fim da década 1970.
A visão de Dosi et al.(1994) critica o modelo de industrialização latino-americano em função da pouca ênfase na construção de um sistema nacional de inovação que colocasse os países como participantes ativos no desenvolvimento de novas tecnologias.
O cenário que se apresenta entre a crise cambial de 1998 – 99 e os primeiros dos dois anos do mandato Luiz Inácio Lula da Silva é de crise econômica.
Ao longo da década de 2000 e acentuado com a crise financeira internacional (2007-...) o credito publico para consumo, investimento e aquisição de imóveis ganhou protagonismo, principalmente como politica anticíclica e estabilizadora.
A leitura é bem informativa, deixa o leitor bem atualizado sobre a econômica brasileira. É importante que se busque aprofundar sobre o conteúdo para que a compreensão alcance excito.
*Graduando em Ciências econômicas pela Universidade Estadual de Goiás-UEG de Itumbiara, amandamoraesgouveia@gmail.com
	**Graduando em Ciências econômicas pela Universidade Estadual de Goiás-UEG de Itumbiara, yolanda.rjrosa@gmail.com

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais