Buscar

AV Treinamento e Desenvolvimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: GST0565_AV TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO     755
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 0        Data: 08/09/2015 20:18:45 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 242288)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	José Antônio é funcionário do setor de Recursos Humanos de uma empresa de médio porte e, uma de suas atribuições atuais é desenvolver um programa de integração para novos colaboradores. Se você estivesse no lugar de José Antônio, quais atividades incluiria nesse programa? Construa um programa para apresentar aos seus superiores.
		
	
Resposta: Apresentar os novos colaboradores a todos os integrantes da empresa, mostrar a empresa e todos os seus setores, mostrar e explicar a sua função, seus materiais a serem utilizados, a sala em que o novo colaborador irá trabalhar e estar junto a ele nos primeiros dias auxiliando em tudo que for possível.
	
Gabarito: A apresentação de um vídeo institucional, contendo:- a história da organização e de seus fundadores;- o segmento e a posição no mercado no qual a empresa atua; - produtos e/ou serviços, processos de fabricação e/ou logística de distribuição; - informações sobre fornecedores de matéria-prima; - informações sobre clientes e clientes em potencial; - informações sobre a missão, a visão e a cultura da empresa; - informações sobre a estrutura organizacional; - orientações gerais e relativas à segurança e medicina do trabalho, envolvendo informações sobre: áreas de risco, EPIs (equipamentos de proteção individual: uniformes, luvas, capacete, óculos de segurança, protetor auricular etc.); - normas e regulamentos de pessoal (direitos, deveres, procedimentos de pagamentos de salário, férias etc.); - orientações em relação a faltas, atrasos e outros tipos de descontos; - formas de concessão e de participação nos benefícios; - visitas orientadas aos locais de provável circulação por parte do novo empregado: vestiário, restaurante, ambulatório médico, entre outros.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 65735)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A empresa em que você trabalha está oferecendo como premiação por bom desempenho o financiamento de um curso de MBA na área em que o funcionário premiado trabalha. Assim, ela poderá aumentar a produtividade da empresa através do aumento da qualificação de seus funcionários. Entretanto, essa premiação pode causar alguns riscos para a empresa. Quais são?
		
	
Resposta: O colaborador pode sair da empresa e conseguir outro emprego por estar mais qualificado. Gerar conflitos e ciumes entre os demais colaboradores da empresa.
	
Gabarito: O aluno deverá tratar a respeito da possibilidade desse funcionário, depois de aumentar sua qualificação, arrumar um outro emprego e as consequências disso para a empresa. O aluno também deverá tratar a respeito da possibilidade de funcionários não premiados se sentirem desvalorizados, diminuindo seu nível de satisfação com seu emprego e das estratégias para minimizar estes riscos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 19674)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir da Administração de Recursos Humanos (ARH) as pessoas deixam de ser o desafio tradicional e passam a se tornar que tipo de ferramenta? (CHIAVENATO, 2009).
		
	
	Auto suficientes na superação dos obstáculos
	
	Obstáculos para a organização
	
	Mão de obra barata
	 
	Vantagem Competitiva
	
	Investimento alto e com pouco retorno
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 696080)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O desenvolvimento organizacional é fundamental para a manutenção ou a ampliação do seu diferencial competitivo. Depende do desempenho coletivo e individual. O desempenho de uma pessoa está intimamente ligado a dimensões conhecimento, habilidade, atitude - que interagem entre si e devem ser avaliados sob diferentes aspectos, respectivamente:
		
	 
	saber fazer, poder fazer, querer fazer.
	 
	saber, saber fazer, querer fazer.
	 
	poder fazer, querer fazer, conhecer.
	 
	saber; querer fazer, saber fazer.
	 
	querer fazer, saber, saber fazer.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 696083)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A definição: "capacidade de qualquer organização em cumprir a sua missão, com mais êxito do que outras organizações rivais, baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, de acordo com seus objetivos estratégicos." está ligada à:
		
	 
	produtividade.
	 
	efetividade.
	 
	competitividade.
	 
	eficácia.
	 
	eficiência.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 696150)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Peter Drucker, o pai da Administração Contemporânea avalia o desempenho do trabalhador quanto à sua melhor escolha de acordo com a estratégia organizacional, capacidade de decisão quanto a fazer o que é preciso ser feito. Para o autor, a condição correspondente a fazer a coisa certa e alcançar os resultados é:
		
	 
	Competitividade.
	 
	Eficácia.
	 
	Produtividade.
	 
	Qualidade.
	 
	Eficiência.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 667755)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paulo é gerente de RH da empresa ABC e identificou que muitos dos empregados recém contratados, estavam solicitando seu desligamento antes de seis meses de contratação. Nas entrevistas de desligamento, Paulo apurou que a principal queixa das pessoas que pediam o desligamento era sobre apoio da chefia e dos colegas de trabalho na execução das suas atividades. Eles se sentiam largados à própria sorte, tendo que descobrir quais eram os procedimentos corretos, quem era quem na estrutura organizacional e aspectos relacionados aos seus direitos e obrigações. O que Paulo deve fazer para resolver essa situação?
		
	
	Promover a troca das chefias das áreas com esse problema
	 
	Montar um programa de integração de novos colaboradores que envolva o apoio das chefias
	
	Promover reuniões entre as chefias e os empregados
	
	Mudar o sistema de recrutamento e seleção, alterando perfil dos cargos , testes e dinâmicas
	
	Negociar melhores salários e benefícios que inibam a saída dos colaboradores
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 208565)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ter o subsistema treinamento numa organização como função de staff, significa:
		
	
	Atuar juntamente com todos os gerentes de todos os setores para montar um programa de qualidade de vida para os funcionários
	
	Comprar pacotes de treinamento, administrar sua execução e avaliar seus resultados
	
	Recrutar e selecionar, treinar e desenvolver, gerir planos de benefícios e avaliar o desempenho dos funcionários
	 
	Avaliar as necessidades de treinamento de todos os setores juntamente com seus respectivos gestores, programar, executar e avaliar os programas dentro da empresa
	
	Ter um departamento que trace um programa de educação corporativa, um ¿guarda-chuva estratégico¿ para o crescimento e desenvolvimento da organização.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 696081)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A avaliação dos processos é a comparação do resultado com os indicadores planejados. Ocorre durante a realização das atividades ou após o seu encerramento. A estes dois estilos de avaliação estão associados respectivamente:
		
	 
	desempenho e conformidade.
	 
	risco e desempenho social.
	 
	monitoramento e a posteriori.
	 
	dimensão jurídica e por conformidade.
	 
	impacto social e qualidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 575022)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Este conceito: "é um sistema de formação de pessoas pautado por uma gestão de pessoas com base em
competências, devendo, portanto, instalar e desenvolver nos colaboradores, internos e externos, as competências consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócio, promovendo um processo de aprendizagem ativo e permanente vinculado aos propósitos, valores, objetivos e metas empresariais", está associado, segundo Marisa Eboli, In: BOOG, Gustavo e BOOG, Magdalena (2007, p. 59), a:
		
	
	Desenvolvimento de Talentos
	
	Recrutamento de Pessoas
	
	Seleção de Executivos
	 
	Treinamento de Pessoas
	 
	Educação Corporativa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais