Buscar

HISTOLOGIA - ESTUDO DIRIGIDO II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO DIRIGIDO II
1. Cite os tipos de fibras e suas principais características.
Colágenas e Reticulares: Essas duas fibras são formadas pela proteína colágeno.
As fibras colágenas são grossas e resistentes, distendendo-se pouco quando tensionadas. Presentes na derme, conferindo resistência a pele, evitando que ela se rasgue quando esticada.
As reticulares são ramificadas formando um traçado firme que liga o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos.
Elásticas: Compostas principalmente pela proteína elastina. São fibras responsáveis pela elasticidade ao tecido conjuntivo frouxo, completando a resistência das fibras colágenas.
2. Quais são as características dos diferentes tipos de tecido conjuntivo propriamente dito?
Tecido Conjuntivo Frouxo: Contém todos os elementos estruturais (células, fibras e substância fundamental). As células mais numerosas são os fibroblastos e macrófagos, mas todos os outros tipos celulares do tecido conjuntivo estão presentes também, além de fibras dos sistemas colágeno e elástico. Este tecido possui uma consistência delicada, é flexível, bem vascularizado e não muito resistente a trações.
Tecido Conjuntivo Denso Modelado: É formado pelos mesmos componentes encontrados no tecido conjuntivo frouxo, entretanto, existem menos células e uma clara predominância de fibras colágenas. Esse tecido é menos flexível e mais resistente à tensão que o tecido conjuntivo frouxo.
Tecido Conjuntivo Denso não Modelado: As fibras colágenas são organizadas em feixes sem uma orientação definida. As fibras formam uma trama tridimensional, o que lhes confere certa resistência às trações exercidas em qualquer direção. Este tipo de tecido é encontrado na derme profunda da pele. Todas as cartilagens hialinas, exceto as cartilagens articulares, são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo, denso na sua maior parte, denominado pericôndrio. 
3. Cite os tipos de tecidos cartilaginosos e suas principais características.
Cartilagem Hialina: Formada em 40% do seu peso seco, por fibrilas de colágeno tipo ll associadas ao ácido hialurônico, proteoglicanas muito hidratadas e glicoproteínas. Estão presentes nas extremidades de ossos, nas articulações, e também no nariz (fossas nazais), brônquios e na traqueia.
Cartilagem Elástica: Encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na trompa de Eustáquio, na epiglote e na cartilagem cuneiforme da laringe. Semelhante a cartilagem hialina, porém, com escassas fibrilas de colágeno tipo II, mais com uma abundante rede de fibras elásticas, contínuas com as do pericôndrio.
Cartilagem Fibrosa: Com características intermediárias entre o conjuntivo denso e a cartilagem hialina. Este tipo de cartilagem é encontrado nos discos intervertebrais, nos pontos de inserção de alguns tendões e ligamentos e na sínfise pubiana. Possui matriz formada por fibras de colágeno tipo I (encontrados em locais que resistem grandes tensões).
4. Quais são as principais funções do tecido ósseo?
Constituinte principal do esqueleto, o tecido ósseo, serve de suporte para as partes moles e protege órgãos vitais, como os contidos nas caixas craniana e torácica e no canal raquidiano. Aloja e protege a medula óssea, proporciona apoio aos músculos esqueléticos, transformando suas contrações em movimentos úteis, e constitui um sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração muscular. Além disso, funcionam como depósito de cálcio, fosfato e outros íons armazenando-os e liberando-os de forma controlada, mantendo uma concentração constante destes importantes íons no organismo; responsável por guarda a medula óssea.
5. Cite as células do tecido ósseo e suas respectivas funções.
Osteoblastos: Sintetizam a parte orgânica da matriz óssea não calcificada, denominada osteóide, que é composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz. Os osteócitos originam-se de osteoblastos, quando estes são envolvidos completamente por matriz óssea.
Osteócitos: Células achatadas, localizadas em cavidades ou lacunas dentro da matriz óssea. Têm um papel fundamental na manutenção da integridade da matriz óssea. É a célula óssea madura.
Osteoclastos: participam dos processos de absorção e remodelação do tecido ósseo. São células gigantes e multinucleadas, extensamente ramificadas, derivadas de monócitos que atravessam os capilares sanguíneos.
6. Quais hormônios estimulam o metabolismo do tecido ósseo?
Hormônio de Crescimento (somatotrofina): Secretado pela hipófise, é responsável pelo crescimento dos ossos.
Calcitonina: Produzida pela tireóide, inibe a atividade osteoclástica e acelera a absorção de cálcio pelos ossos.
Paratormônio: Sintetizado pelas paratireóides, aumenta a atividade e o número de osteoclastos, elevando a taxa de cálcio na corrente sanguínea.
Hormônios Sexuais: Também estão envolvidos nesse processo, ajudando na atividade osteoblástica e promovendo o crescimento de novo tecido ósseo.
7. Cite as células da neuroglia e suas respectivas funções.
Oligodendrócitos: Produzem bainha de mielina para os neurônios do Sistema Nervoso Central.
Células de Shwann: Produzem bainha de mielina para os neurônios do Sistema Nervoso Periférico.
Astrócitos: Ligam os neurônios aos capilares sanguíneos e à pia-máter (uma delgada camada de tecido conjuntivo que reveste o Sistema Nervoso Central).
Microglia: São pequenas e alongadas, com prolongamentos curtos e irregulares. São fagocitárias e derivam de precursores que alcançam a medula óssea através da corrente sanguínea, representando o sistema mononuclear fagocitário do Sistema Nervoso Central e participando dos processos de inflamação e reparação.
Células Ependimárias: São células epiteliais colunares que revestem os ventrículos do cérebro e o canal central da medula espinhal. Em algumas regiões, estas células são ciliadas, facilitando a movimentação do líquido cefalorraquidiano.
8. Desenhe um neurônio motor indicando seus principais constituintes.
9. Descreva as principais características dos diferentes tipos de tecidos musculares.
Estriado Esquelético: Formado por feixes de fibras longas, cilíndricas, multinucleadas, e núcleos localizados na região periférica da fibra. Apresenta estriações transversais devido à repetição de unidades iguais denominadas de sarcômeros e também tríades (cisterna de retículo sarcoplamático + túbulo T + cisterna de retículo sarcoplasmático). Cada fibra ou célula muscular está envolvida pelo endomísio, os feixes de fibras pelo perimísio e o músculo ou grupo de feixes pelo epimísio. É um tecido muscular de contração rápida e voluntária.
Estriado Cardíaco: Formado por células musculares alongadas, ramificadas (possuem anastomoses), uni ou bipolares, com estriações transversais (sarcômeros) e um ou raramente dois núcleos centrias. Apresentam disco intercalar (complexos juncionais: junção de adesão, desmossomos e junções comunicativas), e também díades (túbulo T + cisterna de retículo). Possui intenso metabolismo aeróbio: 40% do volume celular é ocupado por mitocôndrias. É um tecido muscular de contração rítmica e involuntária.
Liso: Formado por células alongadas, fusiformes, com núcleo único e central. O citoplasma é acidófilo, homogêneo e não apresenta estriações transversais. O sarcolema apresenta cavéolas (contém íons Ca+). As fibras musculares lisas podem aparecer isoladas, em pequenos grupos ou formar uma camada espessa de musculatura lisa (exemplo: nas vísceras e vasos sanguíneos). É um tecido muscular de contração lenta e involuntária.
10. Explique o mecanismo de contração do músculo estriado esquelético.
A contração muscular depende da disponibilidade de íons de cálcio (Ca+), e o relaxamento muscular está na dependência da ausência destes íons. O fluxo de íons de Ca+ é regulado pelo retículo sarcoplasmático, para a realização rápida dos ciclos de contração muscular. 
Quando despolarizado, o retículo sarcoplasmático libera os íons Ca+
passivamente até os filamentos finos e grossos. Ao ser polarizado novamente, o retículo transporta o íon de volta às cisternas, interrompendo a atividade contrátil.
A contração uniforme de cada fibra muscular é responsabilidade do sistema de túbulos. Esse sistema é constituído por uma rede complexa de invaginações tubulares do sarcolema da fibra muscular.
Nervos motores controlam a contração normal das fibras musculares esqueléticas. Ramificados dentro do tecido conjuntivo do perimísio neste local de inervação, o nervo perde sua bainha de mielina e forma a dilatação que se situa dentro de uma depressão da superfície da fibra muscular. Esta estrutura é chamada de placa neural, onde o axônio possui inúmeras mitocôndrias e vesículas sinápticas, e libera acetilcolina, que se difunde através da fenda sináptica, da placa motora e vai se prender a receptores específicos aos sarcolemas das dobras juncionais.
Uma fibra nervosa pode inervar uma única fibra muscular, ou se ramificar e inervar até 160 fibras musculares, formando uma unidade motora. O número de unidades motoras em determinado músculo é relacionado com a delicadeza de movimentos requerida do músculo.
Bibliografia
www.sogab.com.br/apostiladehistologia.pdf 
www.todabiologia.com/anatomia/cartilagem.htm
www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio20.php
www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio12.php
Histologia Básica – Texto | Atlas – Luís C. Junqueira e José Carneiro

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais