Buscar

Fundamentos do Comércio Exterior - Aula 6 a 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1ª Questão:
O pagamento do imposto de exportação será realizado na forma e no prazo fixado pelo Ministro de Estado da Fazenda que poderá determinar sua exigibilidade antes da efetiva saída do território aduaneiro da mercadoria a ser exportada. É contribuinte do imposto: 
	O exportador.
2ª Questão:
A configuração da NCM é representada:
	Pelos itens no 7º digito, e os subitens pelo 8º. Quando não existirem as subdivisões nestes níveis, serão representados pelo número 0.
3ª Questão:
A tarifa Externa Comum(TEC), passou a vigorar em 01/01/1996 em substituição à Tarifa Aduaneira do Brasil(TAB), consolidando a:
	Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM
4ª Questão:
Após entregar sua mercadoria a uma empresa comercial exportadora responsável pela exportação, a empresa fabricante foi informada que a operação foi concluída com sucesso. A consequência disso foi:
	A empresa fabricante e a empresa comercial exportadora fizeram jus aos mesmos incentivos fiscais relativos à operação.
5ª Questão:
(ARF 2002.1) A venda de uma mercadoria no exterior a preços inferiores aos normalmente praticadas no mercado de origem configura prática comercial denominada:
	Dumping.
6ª Questão:
O Brasil, como os demais países que praticam o comércio internacional, aderiu ao Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias constituindo uma nomenclatura própria. Após a sua entrada no Mercosul, esta nomenclatura passou a designar-se:
	NCM
1ª Questão:
COST AND FREIGHT – CFR pode ser praticada no transporte marítimo?
	CFR é uma sigla aquaviária, portando pode ser utilizada para transporte via marítima, lacustre ou fluvial.
2ª Questão:
Quem é responsável pelo pagamento do frete internacional, na sigla FOB?
	A responsabilidade é de quem compra as mercadorias, neste caso, o importador.
3ª Questão:
FREE ON BOARD – FOB é uma sigla do Incoterms 2010. Do ponto de vista do embarque das mercadorias, em que momento cessam as responsabilidades do exportador?
	O FOB estabelece que o exportador termina com a responsabilidade da carga quando embarca a bordo do navio, no ponto de origem, sem avarias.
4ª Questão:
CARRIAGE AND INSURANCE PAID – CIP é uma sigla dos Incoterms 2010 aquaviária ou multimodal?
	O CIP é multimodal, pois a carga deve ser entregue a uma transportadora, que pode ser aérea, rodoviária ou ferroviária.
5ª Questão:
Os Incoterms tratam única e exclusivamente dos riscos e responsabilidades entre as partes envolvidas nas negociações(importador e exportador). Uma mercadoria importada DDP chegou atrasada ao porto destino gerando custos ao importador. Neste contexto, assinale a única resposta correta:
	Os custos são de inteira responsabilidade do exportador. Ele deve reembolsar o importador pelo não cumprimento do contrato.
6ª Questão:
O que os Incoterms determinam no Comércio Internacional?
	As responsabilidades assumidas entre importadores e exportadores. 
1ª Questão:
Assinale a afirmativa correta:
	A carta de crédito é um meio de recebimento mais seguro para o exportador, por representar o comprimisso de pagamento do banco emissor.
2ª Questão:
No Brasil, o regime adotado pelo Banco Central varia de acordo com a oferta e demanda de moeda estrangeira, promovendo a valorização ou desvalorização da moeda nacional. De que regime cambial estamos falando:
	Câmbio Flutuante
3ª Questão:
O importador escolhe um banco e negocia com ele a Carta de Crédito. Este banco assume todas as responsabilidades e risco inerentes a esta modalidade de pagamento, inclusive o pagamento ao exportador caso o importador não o faça na data do vencimento. De que banco estamos falando?
	Banco Eminente.
4ª Questão:
O pagamento antecipado é uma modalidade de pagamento que deixa o importador absolutamente vunelável. Por que?
	Porque o importador efetua o pagamento da mercadoria antes da mesma ter sido despachada(embarcada) para o país de destino.
5ª Questão:
Como são chamadas no Brasil as moedas estrangeiras transacionadas no mercado de câmbio brasileiro?
	Divisas.
6ª Questão:
Conceitua-se como Cobertura Cambial:
	Valor passível de pagamento ao exterior em consequência de importação realizada por pessoa física ou jurídica domiciliada no País.
1ª Questão:
O Despacho Aduaneiro é o procedimento fiscal mediante o qual se processa o desembaraço da mercadoria para o exterior, seja ela exportada a título definitivo ou não, segundo o Regulamento Aduaneiro. Ele se inicia no momento em que o exportador, já com o seu RE efetivado, registra no SISCOMEX. Marque a única opção correta:
	Declaração de Despacho de Exportação(DDE)
2ªQuestão:
Somente poderão ser credenciados para terem acesso ao SISCOMEXa exercerem atividades relacionadas com a fase comercial das exportações. Marque a única opção FORA do contexto:
	Auditor Nacional
3ª Questão:
Na fase inicial do despacho aduaneiro de exportação, as mercadorias devem esta à disposição da __________, normalmente em _______, acompanhadas da documentação exigida, conforme Art. 580 do Regulamento Aduaneiro. Marque a única opção correta:
	Secretaria da Receita Federal/Recinto Alfandegado.
4ª Questão:
No despacho aduaneiro, as exportações passam pela “seleção parametrizada”, onde, de acordo com uma série de fatores, a critério da Secretaria da Receita Federal, a operação recebe. Marque a única opção correta:
	CANAL VERDE – Implicando liberação para embarque.
5ª Questão:
O Registro de Exportação – RE emitido pelo exportador no SISCOMEX é um documento obrigatório para efeitos dp desembaraço aduaneiro junto à Receita Federal no Brasil no local de embarque e fronteira. Pergunta: Quais são os efeitos decorrentes do uso do RE?
	O RE tem efeitos decorrentes do tipo administrativo, aduaneiro e cambial, pois através dele a Receita Federal autorizou a desnacionalização da mercadoria.
6ª Questão:
É o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria, aos documentos, aos documentos apresentados e à legislação específica.
	Despacho Aduaneiro de Exportação.
1ª Questão:
O procedimento de despacho aduaneiro é iniciado na parametrização da carga em canais, onde é submetida á análise fiscal e selecionada para um dos canais de conferência. Os canais de conferência são quatro: verde, amarelo, vermelho e cinza. Considerando esse contexto, avalie as afirmações: 
I- A importação selecionada para o canal verde é desembarcada automaticamente, sem qualquer verificação. 
II- No caso da seleção para o canal vermelho ocorre a conferência documental, mas não ha verificação física da mercadoria.
III- No canal amarelo é realizada a verificação física da mercadoria e a aplicação de procedimento especial de controle aduaneiro, para verificação de elementos indiciários de fraude. É correto o que se afirma em:
	I, apenas.
2ª Questão:
A revisão aduaneira é o ato pelo qual serão apurados, após o desembaraço aduaneiro, os seguintes itens:
	A conferência dos documentos apresentados pelo exportador após 5 anos.
3ª Questão:
Iniciado o despacho aduaneiro na importação, a Declaração de Importação – DI após registrada é submetida á analise fiscal e selecionada para um dos canais de conferência. Sinalize a única opção FORA do contexto.
	Canal Azul – Conferencia do Despacho Aduaneiro
4ª Questão:
Os impostos de importação e exportação possuem um cunho:
	Regulação dos mercados e politica macroeconômica e preocupação com o desabastecimento interno.
5ª Questão:
Quais os canais de parametrização usados no despacho aduaneiro de importação?
	Verde, amarelo, vermelho e cinza.
	
6ª Questão:
Nas importações sujeitas aos licenciamentos não-automático, o importador deverá:
	Prestar, no Siscomex, as informações necessárias para registro, previamente ao embarque da mercadoria no exterior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais