Buscar

Lista 1 - de Exercícios Básicos - Wilson Souza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de exercícios Básicos de Física
Prof. Wilson
�
1) O fumo é comprovadamente um vício prejudicial à saúde. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, um fumante médio, ou seja, aquele que consome cerca de 10 cigarros por dia, ao chegar à meia-idade terá problemas cardiovasculares. Qual a ordem de grandeza do número de cigarros consumidos por este fumante durante 30 anos ?
2) Um barco é erguido 24m, no interior de uma eclusa, num intervalo de tempo de 20min. Qual sua velocidade média de ascensão em m/s?
3) Um veículo movimenta-se numa pista retilínea de 18km de extensão. A velocidade máxima que ele pode desenvolver no primeiro terço do comprimento da pista é 15m/s, e nos dois terços seguintes é de 20m/s. O veículo percorreu esta pista no menor tempo possível. Pede-se:
a) a velocidade média desenvolvida;
b) o gráfico v x t deste movimento.
4) O gráfico a seguir representa a posição em função do tempo de um objeto em movimento retilíneo. Qual a velocidade média do objeto, em m/s, correspondente aos primeiros quatro segundos?
5) O gráfico a seguir representa o movimento de uma partícula.
a) Qual a posição inicial da partícula?
b) O movimento em questão é progressivo ou retrógrado?
c) Qual a velocidade média da partícula entre t=0 e t=30s?
6) As estatísticas do Metrô do Rio de Janeiro informam que, em média, 450 mil passageiros passam diariamente pelas 32 estações. Qual a ordem de grandeza do número de passageiros que passam mensalmente pelas 32 estações Metrô do Rio de Janeiro ? 
 
7) Em um hotel com 500 apartamentos, o consumo médio de água por apartamento durante o verão é de 170 litros por dia. Qual a ordem de grandeza do consumo total de água do hotel, durante um mês no verão, considerando todos os apartamentos ocupados nesse período ? 
� EMBED PBrush ���
� EMBED PBrush ���

Outros materiais