Buscar

Avaliação de Planejamento Escolar minha

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0360_AV_201307387047 » PLANEJAMENTO ESCOLAR
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307387047 - PRISCILA FELIX DE OLIVEIRA MACHADO
	Professor:
	DALTA BARRETO MOTTA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 14/11/2015 16:39:25
	
	 1a Questão (Ref.: 201307691676)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Gandin (1999) nos oferece um roteiro para construção do Projeto Político Pedagógico na escola, sendo as primeiras a Preparação e a Elaboração do Plano Global de Médio Prazo. Na Preparação se faz a análise dos pontos básicos, a motivação do grupo e também se realiza a introdução do trabalho com conteúdos que auxiliem a definição dos marcos de referência. Agora é a sua vez, escreva como se compõe a etapa de Elaboração do Plano Global de Médio Prazo.
		
	
Resposta: Define-se os princípios, busca-se eficiência, elabora-se o diagnóstico e executa-se as ações.
	
Gabarito: Nessa etapa organizamos as seguintes etapas: - Elaboração do Marco Referencial - o que queremos alcançar? - Princípios/Valores/Crenças; Proposta sociopolítica; - Elaboração do Diagnóstico: - Pesquisa e Análise. - Elaboração da Programação ¿ Ações, Normas e Atividades Permanentes - Revisão geral
	
Fundamentação do(a) Professor(a): - Elaboração do Marco Referencial - o que queremos alcançar? - Princípios/Valores/Crenças; Proposta sociopolítica; - Elaboração do Diagnóstico: - Pesquisa e Análise. - Elaboração da Programação ¿ Ações, Normas e Atividades Permanentes - Revisão geral
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307689981)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Para construir um Projeto político-pedagógico na escola, de acordo com Vasconcellos (2000) o plano inclui três partes, porém antes de iniciar a construção deve-se preparar o grupo, em seguida vamos construir a primeira etapa, então: a) Identifique a etapa que estamos nos referindo. b) Explique o que é e como ela se compõe.
		
	
Resposta: a)O marco referencial. b) Ele se refere a tudo que o PPP vai buscar para expressar seus fundamentos com a finalidade de aproximar a escola que planeja à realidade com sua ideologia e elementos do senso comum.
	
Gabarito: a) Marco referencial b) Se compõe do marco situacional, doutrinal e operativo. (Situacional-Doutrinal-Operativo). É a explicitação das idéias e posicionamento dos educadores ¿ princípios e fundamentos da instituição.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308073730)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Afirmar que o planejamento escolar, muitas vezes, cumpre apenas um papel burocrático significa dizer que, nesse caso, tal processo estaria priorizando sua dimensão:
		
	 
	Administrativa;
	
	Educativo-cultural;
	
	Político-social;
	
	Sociocultural.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307546184)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trabalho coletivo é muito importante na construção do Projeto Pedagógico, é principalmente que contemple todos segmentos da escola. Par tanto é fundamental que não percam de vista a necessidade de identificação dos responsáveis por determinadas ações assumidas no coletivo. Neste sentido os pensadores modernos defendem que:
		
	
	professores regentes, funcionários, pessoal administrativo, os alunos e suas famílias devem assinar um documento se comprometendo a cumprir suas responsabilidades e ações.
	
	a SEE fique alerta ao que acontece nas escolas para garantir que as ações sejam definidas e encaminhadas, conforme a determinação da SEE.
	
	os gestores da unidade de ensino determinem se as ações definidas como prioridades pelos segmentos são realmente viáveis e garantir seu encaminhamento através de sua autoridade.
	 
	todos os envolvidos devem discutir e avaliar periodicamente como as ações estão sendo encaminhadas e, se necessário, retomá-las, corrigindo o seu fluxo e verificando sua viabilidade.
	
	a direção envie uma carta aos pais solicitando que eles cobrem diretamente dos professores, funcionários e do pessoal administrativo o cumprimento das suas tarefas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307532986)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Desenvolve-se num nível macro das relações políticas de um país e geralmente fica a cargo de especialistas da educação e autoridades educacionais no Ministério da Educação, bem como, dos conselhos de Educação e dos órgãos específicos relacionados a cada segmento de ensino. 
Este fragmento está se referindo ao:
		
	
	Planejamento Estratégico
	 
	Planejamento Operacional
	
	Planejamento Participativo
	 
	Planejamento Educacional
	
	Planejamento Setorial
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308163945)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para uma gestão que seja capaz de transformar a realidade política, social e cultural de seus alunos, onde todas as pessoas sejam igualmente sujeitos de direitos, respeitadas e valorizadas em suas diferenças, o diretor escolar precisa ter incorporado algumas funções, sejam elas:
		
	
	Promover uma gestão escolar hierarquizada e funcional.
	
	Gestão exercida em diferentes níveis, modalidades e bairros, com envolvimento dos professores.
	 
	Ser um educador, ter desenvolvidas suas competências técnicas, políticas e sociais e ser capaz de dividir o poder de decisão com professores, funcionários, pais e alunos
	
	Ser capaz de centralizar o poder de decisão, ter competência técnica e dividir o poder.
	
	Ter habilidade com a comunidade, porém, não permitindo intromissões e sem dividir o poder de decisão.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308161859)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENADE 2008) A Escola Municipal Maíra vem modificando as características de sua gestão. Ampliou as ligações com a comunidade em seu entorno e fortaleceu o conselho escolar, que tem acompanhado a freqüência e o desempenho dos alunos. Quando surgem problemas, os membros do conselho, formado por professores, alunos, pais, funcionários e representantes da comunidade, conversam entre si, com os professores e a família do aluno. Além disso, o conselho participa das decisões pedagógicas e administrativas, inclusive no que tange ao uso dos recursos financeiros da escola, seja para obras de manutenção, para passeios educativos ou para a compra de materiais didáticos. De acordo com a regulamentação municipal, haverá novas eleições para o conselho escolar no próximo ano. A escola apresentada nesse texto está atuando: I - de forma equivocada, pois envolve os alunos nas decisões pedagógicas e administrativas; II - em consonância com as concepções democráticas de gestão, pois redefine os membros do conselho por meio de eleições periódicas; III - em desacordo com a LDBEN 9.394/1996, pois permite que pessoas de fora da escola interfiram em sua gestão; IV - de acordo com a LDBEN 9.394/1996, pois tem um conselho escolar atuante, com participação comunitária. Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
		
	
	IV
	
	II
	 
	II e IV .
	
	III
	
	I e III
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307635797)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando a equipe escolar começa a problematizar a realidade global com a finalidade de aproximar a instituição que planeja à realidade com sua ideologia e elementos do senso comum, podemos afirmar que a equipe está na etapa do planejamento denominada MARCO:
		
	
	DOUTRINAL para definir princípios.
	
	OPERATIVO para executar ações.
	
	PROGRAMÁTICO para buscar eficiência.
	 
	SITUACIONAL para elaborar o diagnóstico.
	 
	REFERENCIAL para expressar seus fundamentos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307692367)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Identifique na lista abaixo, quais as atividades podem ser consideradas permanentes na escola:
		
	 
	Conselho de classe e reunião de pais.
	
	Organização dos objetivos e debates.
	
	Marco doutrinal e diagnóstico.
	
	Conselho de pais e marco operativo
	 
	Plano de longo prazo e plano de curto prazo.10a Questão (Ref.: 201307626904)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A proposta pedagógica da escola, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, se caracteriza por ser o planejamento realizado pelos professores para:
		
	
	padronizar a prática pedagógica e uniformizar a apresentação dos conteúdos em todas as escolas do sistema público de ensino;
	 
	garantir a contextualização dos conteúdos programáticos, considerando a realidade dos alunos, estabelecendo a maneira como a equipe escolar vai organizar o tempo e o espaço na escola.
	
	estabelecer o que e o como se ensina, o modelo de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e do espaço da escola;
	
	padronizar as abordagens dos temas constantes nas diretrizes curriculares, possibilitando um trabalho pedagógico uniforme com a aceitação dos professores;
	
	estabelecer a maneira como a equipe escolar vai se organizar para cumprir as necessidades oriundas dos conteúdos a serem ensinados;

Continue navegando