Buscar

Prova Lingua Portuguesa 4 periodo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0354_AV_201401310826 » CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA      
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401310826 - MARCELLE APARECIDA SANTANA E SILVA
	Professor:
	ANGELA MARIA THEREZA LOPES
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,5   Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.:1,5     Data: 13/11/2015 10:39:09 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 85729)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O trecho abaixo é parte da conferência que Paulo Freire fez na abertura do 3º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, promovido pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), em 1982.
A retomada da infância distante, buscando a compreensão do meu ato de "ler" o mundo particular em que me movia -  e até onde não sou traído pela memóriame é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, e re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre nós " à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava em riscos menores que me preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço - o sítio das avencas de minha mãe" - o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi o meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, andei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras.... Os "textos", as "palavras", as "letras" daquele contexto se encarnavam no canto dos pássaros -  o do sanhaço, o do olha-pro-caminho-quem-vem, o do bem-te-vi, o do sabiá; na dança das copas das árvores sopradas por fortes ventanias que anunciavam tempestades, trovões, relâmpagos; ás águas da chuva brincando de geografia: inventando lagos, ilhas, rios, riachos.....Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos meus pais. O chão foi o meu quadro-negro; gravetos, o meu giz. (FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 29a. ed. S. Paulo: Cortez, 1994, p. 12-15).
 Escreva como se deu o processo de alfabetização de Paulo Freire e porque este depoimento ainda é tão importante e atual.
		
	
Resposta: O processo de alfabetizaçao se deu por empenho de Paulo Freire, em meia situaçao de muita dificuldade,os professores de hoje emdia nao tem total empenho como os de antigamente,alguns por baixos salarios, outros por so estarem na educaçao pela segurando do emprego, por isso a educaçao tem caido tanto no país, seu depoimento devereia ser seguido por muitos,e grande parte dos professores deveriam aplica essa tecnica de ensino a seus alunos, para que nossa educaçao fosse cada vez melhor.
	
Gabarito: Espera-se que o aluno coloque a importância de se alfabetizar a partir de momentos significativos para a criança. De nada adiante alfabetizar com palavras fora da vivência da criança. Paulo Freire nos lembra que a leitura do mundo precede a palavra, isso nos mostra através de sua experiência de quando nos primeiros anos aprendeu a ler em sua própria casa, rodeado de árvores e animais. Na verdade, aquele mundo era o mundo de suas primeiras leituras. O ¿texto¿, as ¿ palavras¿, as ¿letras¿ daquela realidade que ele experimentava mais aumentavam a capacidade de perceber os objetos, os sinais que iam se desenvolvendo ao conviver com eles e com sua família. A leitura do mundo foi fundamental para compreensão da importância do ato de ler e escrever ou de reescrever, transformando numa prática consciente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 267298)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para que o aluno possa desenvolver sua competência discursiva. (PCN). os PCN estão fundamentados na concepção de linguagem como forma de interação social, com o objetivo de desenvolver na escola a dimensão discursiva da linguagem, isto é , a linguagem produzida nas mais variadas situações de interação. Diante disso, apresente uma proposta de ação pedagógica que ajude no desenvolvimento dessa competência?
		
	
Resposta: a troca de ideias entre os alunos e uma otima interaçao social, como por exemplo, a troca de escolas, se pegassermos os alunos da escola x, e levassemos para fazer um passeio na escola y,porem todos no mesmoano escolar, a troca de interatividade seria de grande importancia,pois cada escola tem uma realidade social, tem suas regras.A troca de experiencia seria fundamental para o aprendizado, e tambem para o desenvolvimento.
	
Gabarito: Um trabalho que se assente no uso dos gêneros textuais , por exemplo, um projeto para a criação de um jornal escolar. Possibilitar ao aluno o acesso a diferentes gêneros de texto desenvolvendo a dimensão discursiva da linguagem, ou seja, a linguagem produzida nas mais variadas situações de interação para que ele saiba tanto interpretar como produzir a linguagem , suas condições de uso, sua adequação ao contexto..
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 92954)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A função primordial do processo de avaliação "tanto em relação à leitura quanto em relação à escrita" é:
		
	
	permitir o uso de instrumentos de medida mais exatos quanto à eficácia do ensino.
	
	permitir o acompanhamento sistemático, pela gestão escolar, do progresso dos alunos.
	 
	assegurar o controle sobre as condições de estudo dos alunos frente aos conteúdos vistos.
	 
	possibilitar um conhecimento mais global acerca do processo de ensino/aprendizagem.
	
	favorecer ao professor o discernimento sobre que notas e conceitos atribuir aos alunos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 264796)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos dizer que linguagem é:
		
	
	a forma de comunicação dos seres humanos com os animais.
	
	um sistema conhecido de comunicação utilizado por animais que só podem expressar um número finito de enunciados que são na sua maioria transmitidos geneticamente.
	
	Composta por falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informática, metalúrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros.
	
	o conjunto de sinais que determinadas comunidades usam para se comunicar, também entendida como regras gramaticais.
	 
	o modo, meio, maneira, com que naturalmente o ser humano se comunica, seja por meio de expressões, palavras, gestos, imagens, sons, cores, etc., daí classificarmos a linguagem como verbal e não verbal.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 92517)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Affonso Romano de Sant'anna afirma que "Tudo é leitura. Tudo é decifração . Ou não. Depende de quem lê. ......Não é só quem lê um livro que lê." (Jornal O Globo. 8/11/2000). Assinale o item que apresenta a reflexão mais compatível com a ideia expressa por Romano:
		
	
	Devemos considerar que somente os alfabetizados funcionais conseguem decifrar vários textos.
	
	Nem sempre decifrar um texto significa levar o leitor à compreensão da leitura.
	
	Não podemos considerar que haja leitura fora dos textos que se encontram em um livro didático ou literário.
	
	Devemos considerar que somente os analfabetos não conseguem ler o mundo que os cerca.
	 
	Podemos considerar que existem outras leituras a serem feitas além de livros: jardins, traçado de uma cidade, desfile de escola de samba,exame de ultrassonografia.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 245507)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A variação linguística faz parte de todos os sistemas linguísticos e podemos percebê-la, sem grande esforço, se observamos as diferenças na fala e, emalgumas situações, até mesmo na escrita, em decorrência das questões geográficas, sociais, históricas, de grupos e familiares. Considerando essa premissa, qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?
		
	 
	Apesar de toda a variação linguística, a escola não deve ser o espaço da diversidade e deve ignorar os diferentes modos de produção da fala.
	
	Para cada momento, para cada espaço social, a fala deve ser produzida adequadamente ao contexto de modo que o interlocutor compreenda e possa ter sentido para a situação.
	
	Os falantes nativos usam a língua conforme as regras próprias de seus dialetos, ou seja, cada falante constrói e segue as regras próprias de sua comunidade linguística.
	
	Embora haja diferenças dialetais entre os indivíduos, o que deve ser considerado em questão é o valor da transmissão da informação e da compreensão desta no contexto estabelecido.
	
	O conceito de certo, errado e diferente deve pressupor a relação do falante com os espaços sociais, regionais e os níveis formais e informais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 567052)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Linguística, ciência que estuda a linguagem humana, trouxe importantes contribuições à forma como o professor de Língua Portuguesa atua em sala. Sabendo-se que ao chegar à escola, o aluno traz sua variedade da língua do meio em que vive, das alternativas a seguir, qual apresenta um comportamento que o professor NÃO deve seguir?
		
	
	Desenvolver a competência comunicativa, a reflexão e a capacidade crítica de modo que o aluno compreenda que as aulas de Língua Portuguesa vão muito além do ensino de regras.
	
	Proporcionar diversos conhecimentos e aprendizagens, de modo que o aluno seja capaz de adequar seus usos ao ambiente.
	
	Respeitar a variedade de uso do aluno e ensinar a variedade padrão como mais uma possibilidade de uso da língua, adequada a contextos formais.
	 
	Valorizar somente a língua padrão já que ela é o modelo que deve ser seguido.
	
	Propiciar um ensino de qualidade a todos, respeitando os conhecimentos que cada um traz consigo e ampliando esses conhecimentos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 92545)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Língua Portuguesa declaram: A questão não é falar certo ou errado, mas saber qual forma de fala utilizar, considerando as características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas (p.31). A afirmativa que está de acordo com esse trecho é:
		
	
	Todas as variedades da língua apresentam valores controversos.
	
	A língua padrão é a única que pode orientar a fala da escola.
	 
	O uso linguístico dialetal não é por si errado, é apenas diferente do uso de um outro dialeto.
	
	A língua escrita deve ser usada como o único caminho para orientar a língua falada.
	
	O ensino da gramática normativa orienta a única concepção de padrão correto de uso de uma língua.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 264801)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com os PCNs, qual seria o objetivo do trabalho com a leitura:
		
	
	Uma estratégia de um esquema restrito para obter, avaliar e utilizar informação.
	 
	a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores.
	 
	A construção dos sentidos que são construídas extraindo informação, decodificando-as.
	
	a possibilidade de produzir textos que não sejam eficazes para a prática da leitura.
	
	de formar escritores no sentido de profissionais da escrita, de pessoas capazes de escrever com eficácia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 669273)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O significado de Gramática Internalizada é o saber :
		
	
	da variante culta ou norma padrão
	
	prescritivo das regras da norma culta
	
	das regras gramaticais adquirido na escola .
	 
	intuitivo do falante antes dele ingressar na escola.
	
	das regras gramaticais da norma de prestígio
		 Gabarito Comentado.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais