Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS 4

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 Retornar
	Exercício: GST0616_EX_A4_201506414737 
	Matrícula: 201506414737
	Aluno(a): RENATO DE JESUS FERREIRA COUTINHO
	Data: 02/10/2015 10:58:13 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201506503169)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No cenário atual as empresas buscam profissionais que possuem diferenciais em sua qualificação e atuação. Para que o profissional seja valorizado no mercado de trabalho é essencial que esteja atualizado com os métodos e técnicas para a realização do seu trabalho, além disso, é fundamental saber trabalhar em equipe e ter plena consciência da sua importância no contexto geral da organização, não limitar-se em fazer suas atividades rotineiras, mas ser crítico na busca contínua pelo aperfeiçoamento e pela melhoria dos resultados efetivos para a empresa. Sabendo que a atividade de Compras assumiu um papel estratégico nas empresas para a geração de lucro, um profissional de Compras deve:
		
	
	Decidir sozinho tudo o que se refere às Compras, afinal os outros setores fazem as requisições e a partir daí não têm que se intrometer no processo de Compras porque não entendem nada deste assunto e só dificultam o trabalho, principalmente o pessoal da Qualidade. Cada um cuida do seu trabalho, o setor de Produção só produz, o setor de Engenharia desenvolve o processo e o produto, o setor de Vendas se preocupa em vender os produtos para os clientes e o setor de Compras é quem realiza o trabalho de comprar.
	 
	Trabalhar com fornecedores qualificados, conhecer o desempenho dos fornecimentos recebidos, estabelecer relações de parcerias com os fornecedores, realizar as cotações para fomentar a competitividade entre os fornecedores, administrar os níveis de estoque de maneira lógica e fundamentada para evitar custos desnecessários e também não permitir a interrupção da operação por falta de matéria-prima ou outro componente, questionar as solicitações de compras para evitar a compra desnecessária de itens, buscar constantemente alternativas que proporcionem a redução de custo sem comprometer outros aspectos (qualidade, prazo, garantia, entre outros), interagir com os demais setores da empresa para alinhar a atuação de Compras, praticar o benchmarking.
	
	Reduzir os estoques ao máximo, independente da consequência que isto trará para a empresa, afinal a responsabilidade do comprador é comprar, e estoques custam muito, além de que o comprador é quem será cobrado se os estoques estiverem altos.
	
	Comprar tudo o que é solicitado, rapidamente, afinal o solicitante da compra é o responsável por analisar a necessidade real de comprar o item que está solicitando. Cabe ao setor de Compras atender prontamente a solicitação, assim o solicitante irá perceber que o setor de Compras é altamente eficiente e ágil.
	
	Optar "sempre" pelo menor preço, afinal é isso o que a empresa espera de um profissional de Compras.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506528619)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Como se chama o conjunto de princípios e diretrizes orientados para a consecução dos objetivos da função Compras?
		
	
	Manuais.
	 
	Procedimentos.
	 
	Política.
	
	Normas.
	
	Instruções.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507029394)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque a opção que indica a ordem correta das etapas de cadastramento e acompanhamento de fornecedor.
		
	
	pesquisa de fornecedor; cadastro inicial; processo de compra; acompanhamento e registro do desempenho de fornecedor; avaliação de fornecedor; e cadastramento do fornecedor habilitado.
	 
	pesquisa de fornecedor; cadastro inicial; avaliação de fornecedor; processo de compra; cadastramento do fornecedor habilitado; acompanhamento e registro do desempenho de fornecedor.
	
	acompanhamento e registro do desempenho de fornecedor; cadastramento do fornecedor habilitado; processo de compra; avaliação de fornecedor; cadastro inicial; e pesquisa de fornecedor.
	
	cadastro inicial; pesquisa de fornecedor; ; avaliação de fornecedor; processo de compra; cadastramento do fornecedor habilitado; acompanhamento e registro do desempenho de fornecedor.
	
	pesquisa de fornecedor; cadastro inicial; cadastramento do fornecedor habilitado; processo de compra; avaliação de fornecedor; e acompanhamento e registro do desempenho de fornecedor.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506694971)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Os fornecedores são responsáveis pela qualidade dos materiais entregues na empresa e estão comprometidos com a qualidade final do produto montado."
Sobre a atividade de seleção de fornecedores foram feitas as seguintes afirmações:
I - A seleção de fornecedores é etapa que antecede a de cotação.
II - Na seleção de fornecedores, são analisados o preço, a qualidade, a capacidade produtiva do fornecedor, o prazo de entrega e as condições de pagamento.
III - No contexto competitivo em que as empresas se encontram os critérios de avaliação e seleção de fornecedores podem ser utilizados na obtenção de diferenciais para sobrevivência em um mercado em constante mudança.
Está (ão) correta (s):
		
	
	somente I e III
	 
	I, II e III
	
	somente III
	
	somente I
	
	somente II
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507025070)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Analise as fases típicas de um processo de compras, relacionadas a seguir:
1 - Solicitação de Propostas aos Fornecedores (cotação)
2 - Análise e Julgamento das Propostas
3 - Análise da Solicitação de Compras
4 - Negociação
5 - Seleção de Fontes de Fornecimento
Considere que, além dessas fases, existem duas últimas fases desse processo - a contratação e a administração do fornecimento, não listadas anteriormente. Nesse contexto, a sequência correta desde o início do processo até o início dessas duas últimas fases é:
		
	
	4 - 3 - 2 - 5 - 1.
	
	2 - 4 - 5 - 1 - 3.
	 
	5 - 1 - 4 - 3 - 2.
	
	1 - 5 - 3 - 4 - 2.
	 
	3 - 5 - 1 - 2 - 4.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506508796)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Dentro das atividades da função compras encontra-se a negociação, que é fator decisivo ao alcance de determinados objetivos, dentre eles:
		
	
	Obter do fornecedor a prorrogação dos prazos e condições contratuais acordadas.
	 
	Obter do fornecedor o cumprimento dos prazos e condições contratuais acordados.
	
	Convencer o fornecedor a oferecer produtos/serviços a preços de custo.
	
	Convencer o fornecedor a dar a mínima cooperação.
	
	Obtenção de preços baixos independente de qualidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes