Buscar

projeto de pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é um projeto de pesquisa?
É uma atividade de planejamento. É como se fosse um “mapa” do que se vai estudar, das perguntas das hipóteses, do método a ser seguido, rumo ao TCC. O projeto não é a pesquisa, mas a intenção de executá-la, de produzir um conhecimento sistemático e não repetitivo sobre um assunto. 
Apresentar, em linhas gerais, de modo sucinto e objetivo, o tema e sua delimitação, os objetivos (gerais e específicos), o problema (a questão colocada pelo projeto, podendo ser formulada na maneira de uma ou várias perguntas, com uma breve referência a livros/autores, que vão balizar o trabalho e a metodologia a ser usada). 
É um processo pelo qual o assunto vai sofrendo um “afunilamento”, eliminando-se elementos que não pertencem à problemática central.
2- Objetivos (gerais e específicos)
É o que se quer atingir. 
O objetivo geral é o fio condutor da pesquisa, enquanto o específico é o desdobramento do geral. Os objetivos específicos podem ser vistos também como as ações do conhecimento indispensáveis para se atingir o objetivo geral. 
Exemplos de verbos que podem ser usados na escrita dos objetivos: 
Conhecer: apontar, citar, definir, relatar.
Compreender: concluir, deduzir, iluminar, discutir, diferenciar, interpretar.
Aplicar: desenvolver, empregar, organizar, traçar.
Analisar: comparar, criticar, debater, diferenciar, examinar.
Avaliar: contrastar, escolher, medir.
Realizar síntese: compor, construir, debater, diferenciar, examinar. 
3. Justificativa
É a exposição dos motivos para a execução da pesquisa, da relevância de se pesquisar o tema escolhido e da contribuição do projeto ao tema escolhido e ao campo de estudos onde está inserido. 
4. Referencial Teórico, Quadro Conceitual ou Marco Teórico
É a linha ou a escola de pensamento e de pesquisa com a qual o projeto vai-se identificar ou a ela se filiar. Serve para diferenciar ou fundamentar o modo como a pesquisa vai ser encaminhada.
5- Problemas e Hipóteses
Problematizar é levantar perguntas e questões a partir da literatura existente sobre o assunto, de experiências pessoais, profissionais etc. A problematização passa por um questionamento que o pesquisador se faz e faz aos leitores. 
Pode ser formulada de maneira afirmativa (a relação entre a exposição à TV e atitudes agressivas na infância) ou de maneira interrogativa (qual a relação entre a exposição à TV e as atitudes agressivas na infância?). Iniciantes: prefiram o modo interrogativo.
Diferente dos problemas práticos, o problema da pesquisa remete a uma temática passível de investigação dentro dos rigores metodológicos próprios dos métodos qualitativos ou quantitativos. O problema objeto da pesquisa não é um obstáculo ou dificuldade. É uma questão cuja resposta se desconhece e se necessita conhecer. 
Questões de ordem prática não constituem problemas de pesquisa, mas podem ser transformados nestes últimos. Para isso, é necessário retirar o “como” e inserir os “porquês”. 
Exemplo: Como diminuir o índice de violência contra a mulher em Vitória-ES? -> Quais as causas do alto índice de violência contra mulher em Vitória-ES? 
Para algumas áreas científicas e em determinadas metodologias de pesquisa (quantitativa, por exemplo) é possível o uso de hipóteses. Estas são respostas provisórias às questões/problemas que a pesquisa e as intuições do pesquisador propõem, baseadas na observação e leitura dos fenômenos a serem estudados. No caso do projeto de pesquisa, a hipótese pode servir de guia, no sentido do desenvolvimento da investigação. 
Nas abordagens qualitativas, em geral, não se trabalham com hipóteses. Tenta-se compreender o fenômeno sem se partir de suposições prévias. Neste caso, trabalha-se não com perguntas a serem respondidas, mas com uma questão geradora, que serve de fio condutor para a busca do pesquisador.
6 – Metodologia 
É a descrição, por extenso, do conjunto das atividades e instrumentos a serem desenvolvidos pra a aquisição de dados (teóricos ou de campo) com os quais se desenvolverá a questão proposta pela pesquisa. 
Procedimento para a coleta de dados: quantitativo ou qualitativo. 
Qualitativo: devem-se enfatizar análises de cunho interpretativo, buscando-se possíveis significados objetivos e subjetivos do assunto em questão. Instrumentos utilizados: entrevistas, estudos de caso, histórias de vida, observação participante etc.
Quantitativo: a ênfase recairá sobre dados empíricos. Coletas estatísticas (amostras), surveys (pesquisas de opinião) etc. Neste caso, deve-se definir, pela teoria da amostragem, a quem e a quantas pessoas serão aplicados os instrumentos de coletas de dados (questionário, entrevista, etc).
7 – Cronograma
Consiste na distribuição, ao longo de uma linha temporal, das fases/atividades da pesquisa (da escolha oficial do tema até a defesa da monografia).
8- Referências Bibliográficas
As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Devem ser organizadas em ordem alfabética
Elementos essenciais: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação.
Autor: Último sobrenome em letras maiúsculas, seguido pelos demais nomes com as iniciais em maiúsculas. Ex.: CARDOSO, Fernando Henrique.
Até 3 autores: informar os 3, separados por ponto e vírgula. Ex:
DAVIS, G. B.; PARKER, C. A. Writing the doctoral dissertation: a systematic approach. New York: Barron's Educational Series, 1979. 148 p. 
Mais de 3 autores: Menciona-se apenas o primeiro autor seguido da expressão et al.
Ex: IUDÍCIBUS, S. de et al. Contabilidade introdutória. 6.ed. São Paulo: Atlas, 1983. 300 p.
APRESENTAÇÃO GRÁFICA
FORMATO
Em seu aspecto extrínseco, as dissertações e teses devem ser apresentadas de acordo com os seguintes parâmetros:
 a) em papel branco, formato A-4 (21 cm x 29,7 cm) na posição vertical;
 b) digitadas ou datilografadas na cor preta, exceção para ilustrações, utilizando fonte tamanho 12 e tamanho menor para as citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e das tabelas. Quando o trabalho for datilografado, deve ser observado um recuo de 4 cm da margem esquerda para as citações;
c) escritas no anverso da folha, exceto a folha de rosto, que traz no seu verso a ficha catalográfica. 
MARGEM:
a) esquerda – 3cm;
b) superior – 3 cm;
c) direita – 2 cm;
d) inferior – 2 cm.
ESPACEJAMENTO
A parte textual deve ser datilografada ou digitada em espaço 1,5,
porém devem ser digitados em espaço simples:
as citações de mais de 3 linhas;
as notas explicativas;
as notas de referências;
os resumos em vernáculo e os resumos em idioma estrangeiro.
Nas partes pré e pós-textuais, devem ser digitadas em espaço simples:
as referências;
as legendas de ilustração;
as legendas de tabelas;
a ficha catalográfica (no verso da folha de rosto);
a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetida, a área de concentração (no anverso da folha de rosto).

Outros materiais