Resenha sobre Lev Vygotsky
3 pág.

Resenha sobre Lev Vygotsky


DisciplinaPsicologia da Educação II272 materiais4.650 seguidores
Pré-visualização1 página
Resenha sobre Lev Vygotsky
	Lev Semenovich Vygotsky foi um psicólogo Bielo-russo, pensador que desenvolveu um importante trabalho que fala sobre o desenvolvimento intelectual das crianças em função das interações sociais e condições de vida. Quando estudante na Universidade de Moscou foi um leitor assíduo de temas como Linguística, Ciências Sociais, Psicologia, Filosofia e Artes, concluiu seus estudos em Direito e Filologia (conjunto de conhecimentos necessários para se interpretar um texto). Lecionou Literatura e Psicologia em Gomel e fundou a revista literária Verask.
Por volta de 1924 iniciou seu trabalho sistemático com auxilio de estudantes e colaboradores, com uma série de pesquisas em Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Psicopatologia. E em 1934 morreu vítima de tuberculose.
Em sua obra Vygotsky fala que o desenvolvimento mental da criança é um processo contínuo de aquisição de controle ativo sobre funções inicialmente passivas. O desenvolvimento intelectual e linguístico da criança está relacionado à interiorização do diálogo em fala interior e pensamento e que o desenvolvimento do agrupamento conceitual das crianças, onde inicialmente há um amontoado de conceitos, será um mundo complexo de conceitos, pseudoconceitos e, finalmente, conceitos verdadeiros. 
A capacidade de impor estruturas superiores no interesse de ver as coisas de modo mais simples e profundo é tida como um dos poderosos instrumentos da inteligência humana. Essa capacidade evita que, ao contato com novos conceitos, a criança tenha de reestruturar os conceitos já incorporados. Para Vygotsky o brinquedo é o mundo imaginário onde a criança pode realizar seus desejos. A Zona de Desenvolvimento Proximal \u2013 é a \u201clacuna\u201d entre aquilo que o indivíduo pode realizar sozinho e aquilo em que ele vai precisar da ajuda de alguém.
Vygotsky foi de grande importância na área educacional pois sua teoria é estruturalista assim com a de Piaget, porém ele estudou o individuo inserido num contexto sócial, e não isolado, onde o seu desenvolvimento e formação de estruturas cognitivas, através de instrumentos simbólicos, como a linguagem e os signos- simbologias usuais e cotidianas-, dependiam do meio que o ser estava inserido, ou seja, um ambiente propicio para a troca de experiências. 
___________________________________________________________________________
Referências:
Disponível em <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2150/duarte>
Disponível em < http://www.infoescola.com/biografias/vigotski/> 
Disponível em < http://revistaescola.abril.com.br/formacao/lev-vygotsky-teorico-423354.shtml> 
 AIRTON JOSÉ DIAS LEAL
RESENHA SOBRE LEV VYGOTSKY
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
		
PARNAÍBA-PI
MAIO DE 2015