Buscar

revisão para prova de farmacologia av1 Estacio de sá juiz de fora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)O que farmacocinetica ? 
É o caminho que o fármaco faz pelo organismo 
2) Quais as fases da farmacocinética ?
Começa desde a via da administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. A via intravenosa e intra enteral não passa por esse processo , entram direito na corrente sanguinea .
3) Como ocorre a passagem do fármaco pela membranas?
Difusão direta através dos lipídios (membrana celular), Difusão através de poros formados pelas proteínas que atravessam a membrana (H2O, íons inorgânicos, gases) , atravé de proteína transportadora transmembrana, Pinocitose: é um processo de invaginação para dentro da célula com consequente formação de vesículas intracelulares contendo material extracelular, é particularmente importante no transporte de macromoléculas.
4) As moléculas pequenas dos fármacos para serem absorvidas atravessam as membranas celulares que constituem barreiras a essas moléculas. Essa moléculas dos fármacos podem cruzar essas membranas através de mecanismos fisiológicos que são:
R: Difusão; através das proteínas transportadoras; e pinocitose ou transcitose
5) O que Trasporte ativo 
R: Transporte ativo – necessita de energia celular para transportar o medicamento de uma área de menor concentração para outra de maior concentração.
6) via de administração na absorção dos fármacos ?
R: Os fármacos pode ser administrado via Enteral: efeito sistêmico (não-local); recebe-se a substância via trato digestivo. Parenteral: efeito sistêmico; recebe-se a substância por outra forma que não pelo trato digestivo Ex: são as intravenosa (IV), intramuscular (IM) e a subcutânea (SC).
7) Quais os fatores que afetam a absorção oral?
Lipossolubidade e ionização principal àrea de absorção intestinal , Formulação farmacêutica , Motilidade gastro intestinal (a capacidade dos intestinos de realizarem movimentos peristálticos para expelir do organismo o bolo fecal). Alimentos com carboidratos e frutas com pectina retardam sua absorção, interação com outras substância no trato gastro intestinal.
8) Causas da baixa biodisponibilidade do fàrmaco?
Incompleta liberação do fármaco na corrente sanguinea , destruição pleo intestino , má absorção , e eliminação de primeira passagem que é um fenômeno do metabolismo da droga no qual a concentração da droga é significantemente reduzida pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica.Após uma droga ser ingerida, ela é absorvida pelo sistema digestivo e entra no sistema porta hepático. Antes de atingir o resto do corpo, ela é carregada através da veia porta hepática para o fígado. O fígado metaboliza muitas drogas, às vezes de tal maneira que somente uma pequena quantidade de droga ativa é lançada a partir do fígado em direção ao resto do sistema circulatório do corpo.
9) como ocorre a distribuição do fármaco?
É a passagem que ocorre da corrente sanguínea para líquido intersticial e intracelular,essa passagem pode ser afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico-quimicas da substância, isso ocorre porque substâncias menos lipossolúveis têm mais dificuldade de atravessar as membranas biológicas, com isso acaba sofrendo restrições na distribuição. O contrário ocorre a substâncias muito lipossolúveis, que podem até acumular em tecidos adiposos o que prolonga a permanência do fármaco no organismo, além disso, a ligação com as proteínas pode alterar a distribuição do fármaco e limitar o acesso a locais de ação intracelular
10) Explique o que é Biotransformção e eliminação ?
O figado é o principal local de biotransformação , O rim o principal local de eliminação . 
Envolve dois processo : A molécula torna se mais lipofóbica com objetivo de reduzir a possibilidade de reabsorção pelo tubos renais . e em seguida e conjugada para reduzir seus efeitos para ajudar na eliminação, móleculas de fármacos pequenas atravessam rapdamente as membranas.
11) Explique a excresão ?
Pela excreção que os compostos são removidos do organismo para meio externo, Fármacos hidrossolúveis carregados ionicamente são filtrados nos glomerúlos ou secretado nos tubos renais não sofrendo reabsorção tubular , pois tem dificuldade em atravessar a membrana , excretam portanto na forma ativa do fármaco.
12) O que é Farmacologia ?
E o estudo do mecanismo pelos quais os fármacos fetam a função do tecidos do hospedeiro e combatem o microorganismo infecciosos .
13) Quais os principais alvos dos fármacos ?
Receptores : Proteínas possuidoras de um ou mais sítios que, quando ativados por substâncias endógenas, são capazes de desencadear uma resposta fisiológica.
Enzimas : São proteinas transmembrana que contém sitios de união para ligantes 
Canais íonicos: são proteínas de membrana que formam poros aquosos através da bicamada lipídica, pelos quais passam os íons entre o meio extracelular e intracelular. 
Transportadores : ocorrer transporte de fármacos através de complexos protéicos
DNA: Atua na descrição do DNA , nesse processo a membrana é penetrada pelo fármaco ou ligantes ocorrendo reações intracelulares 
14) Diferencie e explique os fármacos agonista e antagonista ?
agonista refere-se às ações ou estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. Os agonista pode ser Plenos , parciais e inverso 
antagonistas agem como bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista.
15)O qué é Dessensibilização e tolerância ?
Quando utilizamos um medicamento repetidamente ele pode sim "perder" o seu efeito, a esse processo damos o nome de dessensibilização é esse fenômeno pode ser chamado também de tolerância, em geral utilizado quando o fenômeno demora dias ou semanas para iniciar gerando insucesso na manuntenção da ação medicamentosa.
16) Descreva os aspecto moleculares da ação dos farmacos ?
Os fármacos atuam em receptores para exercerem seus efeitos no organismo . Existem 4 recptores : Acomplado a proteina G proteinas ligantes de nucleotideo e guanina e receptores metabotrópicos . ligados a canais íonicos inotrópicos , afetam a transcrição génica ligados a enzimas quinases.
17) Diferencie proliferaão celular e apoptose ?
Proliferação celular : Ocorre continuamente no corpo humano , bilhões de células novas são geradas apartir das células exitente .
Apoptose: Significa morte celular programada 
18) Onde a poliferação celular está envolvida ?
Crescimento celular , reposição de células eritrócitos e leucócitos , reparo e regeneração após lesão , inflamação aguda e crônica , hipertrofia e hiperplasia .
19) Diferencie hipertrofia de hiperplasia ?
hipertrofia : Aumento do número de celula 
hiperplasia: Aumento do número de células 
20) O que é Ciclinas ?
 São assim chamadas porque suas quantidades variam durante o ciclo celular , são sintetizadas em fases especificas de acordo com sua necessidade e destruida após sua utilização .
21) Como ocorre Apoptose por causas patologicas ?
Ocorre por indução à apoptose por lesão de material génetico celular. E lesão por isquemia ou hipoxia .
22) Quais as vias apoptóticas ?
Via mitocondrial : Ativada pelo receptores de morte celular , estimulando a mitocondria a liberar citocromo . e vias de receptores de morte : receptor mais morte , mais caspases iniciadora e efetuadoras 
23) O que é Caspases ?
 São grupos de proteases baseada em cistéinas capazes de se clivar outras proteinas depois de um residuo de ácidos aspártico , são essenciais na apoptose celular , no sistema imune e para maturação da citocinas .

Outros materiais