Buscar

AV - FORMAÇÃO DE INSTRUTORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0532_AV_201407217666 » FORMAÇÃO DE INSTRUTORES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	CESAR AUGUSTO LESSA PINHEIRO
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 17/11/2015 11:20:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201407503674)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Como constatado, as rápidas mudanças no mercado empresarial e consumidor exigiu das empresas uma postura diferente em relação ao desenvolvimento humano. Isso impulsionou a área de aprendizagem no trabalho. Como o treinamento e desenvolvimento pode colaborar para que as empresas atendam melhor seus consumidores? Dê dois exemplos e explique.
		
	
Resposta: Com o desenvolvimento do colaborador, esse trabalhará mais satisfeito e se sentirá valorizado, fazendo com que a produtividade aumente, diminua o retrabalho e melhore a qualidade dos produtos e serviços.
	
Gabarito: O aluno deve explicar a importância do treinamento e desenvolvimento para o crescimento das organizações, que sofrem cada vez mais pressão do mercado consumidor em busca de qualidade. Os exemplos podem ser situações de empresas reais ou uma situação hipotética que seja condizente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407877401)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O treinamento on the job, ou seja treinamento no próprio trabalho, é uma técnica bastante utilizada nas empresas, de forma assistemática, especialmente nas de pequeno e médio portes. Cite uma vantagem e uma desvantagem dessa técnica.
		
	
Resposta: Vantagem - O treinamento ser no próprio trabalho, podendo aprender com a prática Desvantagem - O Aprendiz pegar os vícios do trabalho do treinador
	
Gabarito: Vantagem: ¿ para instruir o novo funcionário sobre o funcionamento de determinadas máquinas ou equipamentos. É usada também para orientar novos funcionários nas tarefas administrativas. ¿ O treinando tem a oportunidade de aprendizagem na prática e no próprio local de trabalho. ¿ Por ser desenvolvida no próprio local de trabalho e não requerer instalações especiais, torna-se uma prática de treinamento bastante econômica. ¿ Outra vantagem é que ela proporciona uma alta retenção da aprendizagem. Desvantagem: ¿ o aprendiz acabar aprendendo os mesmos vícios do oficial instrutor. ¿ Outra desvantagem é o oficial ver no ajudante ou aprendiz a figura de um futuro rival, alguém que no futuro poderá tomar o seu lugar. ¿ como o treinando aprende fazendo o seu próprio trabalho, nos treinamentos operacionais, pode acabar sendo dispendioso, devido ao desperdício de materiais e ao retrabalho, já que o treinando aprende produzindo. ¿ Outra desvantagem refere-se ao fato de como o treinando aprende fazendo o seu próprio serviço, normalmente a prioridade recai mais sobre a produção das suas tarefas, do que sobre o seu próprio treinamento. Prevalece a produção sobre o treinamento.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407991396)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os recursos instrucionais escolhidos e utilizados em programas de educação corporativa podem ser classificados em uma escala que leva em consideração o fato de tais recursos serem abstratos ou concretos, dependendo de sua capacidade de garantir, de forma clara, direta e precisa, o alcance dos objetivos de treinamento. Dos recursos listados a seguir, considera-se como mais concreto
		
	 
	demonstração
	
	exposição verbal
	
	projeção de filmes
	
	projeção de slides
	 
	quadro e piloto
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407481692)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As organizações estão cada vez mais intensificando o seu quadro de instrutores internos. Atuar como um instrutor interno implica em dominar um assunto relevante para a organização e que precisa ser disseminado para outros funcionários. Para que o treinamento seja eficaz é necessário que o instrutor também tenha didática e saiba como transmitir aquilo que precisa ser multiplicado através do ensino-aprendizagem. Quem é o instrutor interno de treinamento?
		
	
	Profissional contratado pelo T&D através de pesquisa de mercado.
	
	Psicólogo da empresa que ministra todos os treinamentos.
	
	É o consultor externo que a empresa contrata.
	 
	Funcionário da organização que foi contratado para ocupar determinado cargo na empresa e além de suas atividades técnicas também ministra treinamentos para a organização.
	
	O instrutor interno não tem vinculo empregatício com a organização.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407909520)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São elementos inerentes à elaboração de um material didático/apostila:
		
	
	Margem das páginas, introdução.
	
	Capa, referência bibliográfica.
	 
	Todas as repostas estão corretas
	
	Sumário, Número das páginas.
	
	Desenvolvimento.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407284594)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando há o desafio de se programar um treinamento, o número de alunos é irrelevante se o instrutor for experiente e souber utilizar todos os equipamentos adequadamente.
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras, pois levam em conta aspectos distintos em sua análise.
	
	a afirmativa é incorreta, pois o instrutor deverá ter domínio sobre o tema, ser só experiente em sala de aula, ou mesmo com turmas grandes, não justifica a afirmação.
	
	a afirmativa é incorreta.
	 
	a afirmativa está correta do ponto de vista da possibilidade de treinar um contingente numeroso, porém, do ponto de vista da possibilidade de troca, transformação do conhecimento, interação, participação, envolvimento e qualidade do ensino e aprendizagem há um impacto negativo nessa forma de treinar.
	
	do ponto de vista acadêmico, o ideal é uma turma até quarenta alunos e todos eles com conhecimento prévio das temáticas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407980238)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto à educação à distância, leia as assertivas a seguir e julgue-as conforme as alternativas: I. A educação à distância é um recurso de incalculável importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida. II. Para não decrescer na qualidade, a educação à distância necessita de um planejamento detalhado e de uma comunicação didáticopedagógica adequada, a fim de que ensino e aprendizagem ocorram de forma que o aluno se mobilize para essa atividade. III. A escolha da modalidade da educação à distância como meio de dotar as instituições educacionais de condições para atender às novas demandas por ensino e treinamento ágeis, céleres e qualitativamente superiores, tem por base a compreensão de que, a partir dos anos sessenta, a educação à distância começou a aparecer como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender com eficácia aos anseios de universalização do ensino e, também, como meio apropriado à permanente atualização dos conhecimentos gerados de forma cada vez mais intensa pela ciência pela cultura humanas. IV. Um dos grandes desafios da educação à distância tem sido manter os alunos do início ao fim nos cursos propostos, uma vez que a cultura educacional ainda está presa à concepção presencial.
		
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	 
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407978193)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de comunicação em sala de aula é "recheado" de situações que podem comprometer a eficácia do trabalho do Instrutor. Alguns hábitos são incorporados à maneira de falar. Podemos dizer que causam "ruídos" que comprometem a comunicação. Assinale o item que caracteriza um ruído ou barreira na comunicação entre instrutor e seu público.Incluir exemplos na explicação do assunto pode atrapalhar a exposição.
	
	Instrutor que interage com a turma pode causar problemas na fluência da comunicação.
	 
	Instrutor que usa frequentemente termos técnicos para público que é leigo (não entende do assunto) .
	
	Perguntas durante a aula podem comprometer a compreensão do assunto.
	
	Instrutor que além de falar também escreve acaba passando muita informação e atrapalha.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407335529)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mariana é colaboradora de uma empresa do ramo alimentício e está trocando idéias com Mirtes, sua supervisora, sobre um elenco de temas, assuntos, informações, habilidades e competências a serem transmitidas para que os objetivos sejam atingidos. Assinale o tema da conversa:
		
	 
	Conteúdo programático.
	
	Seleção.
	
	Saúde ocupacional.
	
	Recrutamento.
	
	Avaliação do desempenho.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407493765)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem vários tipos de avaliações envolvidas no processo de treinamento.  Somente uma das avaliações tem o objetivo de buscar a opinião dos participantes do treinamento para poder, posteriormente,  aperfeiçoar o processo.  Qual é essa avaliação?
		
	
	Avaliação somativa.
	 
	Avaliação de reação.
	
	Avaliação de resultados.
	
	Avaliação diagnóstica.
	
	Avaliação da aprendizagem.

Outros materiais