Buscar

educação especial

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0249_AV_201505463718 » EDUCAÇÃO ESPECIAL      
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201505463718 - BEATRIZ HAFNER GOMES
	Professor:
	REGINA FATIMA CURY AZEVEDO
	Turma: 9031/AD
	Nota da Prova: 7,0   Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.:2     Data: 13/11/2015 17:59:10 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 42306)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Ter um aluno portador de deficiência física mobiliza a ação e o cuidado de vários educandos na classe, mas deve contar também com uma intervenção objetiva por parte do educador que precisa saber de alguns dados para melhor educar seu aluno e acompanhar seu desenvolvimento. Relacione alguns desses conhecimentos.
		
	
Resposta: Saber até onde vão as limitações do aluno. Ter uma prática pedagógica diferenciada para as necessidades específicas, o mobiliário adequado a mobilidade, levar em consideração a forma como o aluno irá se locomover na instituição de ensino e fazer adaptações aos métodos que serão utilizados para o desenvolvimento do aluno.
	
Gabarito:
A escola precisa, quando houver necessidade, providenciar adaptações curriculares e acessibilidade ao currículo, removendo os obstáculos que impedem a inclusão do aluno com deficiência física. É importante que o professor conheça algumas especificidades destes alunos, como: motricidade, linguagem e o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 42297)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O senso comum diz que a pior cegueira é a da alma. Certamente ele se refere às pessoas que não querem ou não podem enxergar algum conteúdo por este ser ameaçador. Situação diferente ocorre com o cego que procura enxergar com os elementos que têm a sua disposição. Liste e explique 3 elementos que ajudam o cego a perceber e se orientar no mundo em que vive.
		
	
Resposta: Bengala- ajuda na colomoção dos deficientes visuais. Braille- Ajuda na escrita e leitura Ábaco- ajuda na resolução de cálculos matemáticos. Posso citar o tato, onde os cegos poderam perceber o mundo através de toques. A audição, onde poderá detectar o que ocorre ao seu redor por meio dos sons.
	
Gabarito:
Sistema braille, sorobã, lupa, reglete. Recursos de auxílio auditivo como gravadores, livro falado ou gravado, bolas com guizo, sinais de trânsito sonoros etc. Recursos eletrônicos calculadoras que falam, computadores com sintetizadores de voz, computadores com impressão aumentada gerada por hardware para aluno com baixa visão, programas e equipamentos atuais, o DOSVOX (decodifica a imagem visual em acústica).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 624700)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente no processo educacional,  a   política de educação inclusiva  impõe  que as escolas brasileiras:
		
	
	 recebam  os alunos com deficiência, somente após  liberação da equipe de saúde.
	
	encaminhem o aluno com deficiência para uma avaliação pedagógica multidisciplinar, que irá verificar  a possiblidade do aluno frequentar, ou não,  a escola regular.
	
	 integrem o  aluno  com deficiência  como ouvinte, sem  a  realização das adaptações curriculares necessárias.
	 
	realizem a matrícula  de todos os alunos, independente da deficiência que porta.
	
	somente recebam  alunos com deficiência, após realizarem as adaptações necessárias no espaço físico e  na proposta pedagógica.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 41821)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia a descrição que se segue: "Quando essa criança nasceu, toda a família acreditou que se tratava de um castigo divino, pois apenas o pecado pode explicar o fato de um bebê nascer cego". Ela se refere a uma concepção de deficiência como castigo. Concepção esta que já foi muito vivenciada em qual período histórico?
		
	
	Idade Contemporânea
	 
	Antiguidade
	
	Idade Moderna
	
	Primeira metade da Idade Moderna
	
	Idade Média
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 270016)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A inclusão provoca um esforço de modernização e reestruturação das condições da maioria de nossas escolas É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais estão escritas abaixo, EXCETO  em:
		
	
	Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor.
	
	Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para a cooperação.
	
	Estimular o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico entre a comunidade.
	 
	Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que segregue.
	
	Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 249991)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações. Peter Mittler.
 Ao investigamos as características e as necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência física, concluímos que:
		
	
	deve frequentar escola especial, pois apresenta retardo identificado nos primeiros anos de vida.
	 
	há uma grande diversidade de tipos e graus de deficiência física, que requer a pesquisa sobre as necessidades individuais de cada aluno, para que se possa oferecer serviços adequados.
	
	deve ser atendido somente em clínicas, pois, depende totalmente de serviços necessários para sua total sobrevivência, necessitando de um acompanhamento de 24 horas.
	
	a inclusão de aluno com deficiência física em classe comum, não pode acontecer, pois irá impossibilitar a aprendizagem de todos os alunos.
	
	deve ser atendido em classe especial para alunos que apresentam deficiência física.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 41355)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em se tratando de pessoas cegas ou com baixa visão, assinale qual dos equipamentos abaixo NÃO pode ser utilizado por eles, por se tratar de uma incompatibilidade perceptiva.
		
	
	Sorobã
	
	Reglete para Braille
	 
	Libras
	
	Bengala
	
	Programa DOSVOX
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 49776)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir do pensamento de Vygotsky, podemos afirmar que o aluno com deficiência intelectual:
		
	
	possui características que limitam ou inviabilizam a aprendizagem e não justificam o investimento de um trabalho pedagógico.
	
	não conseguirá construir conhecimentos devido às limitações cognitivas.
	
	deve ser segregado do convívio social e receber atendimento especializado.
	
	apresenta incapacidades e o trabalho pedagógico deve priorizar essas dificuldades e limitações.
	 
	deve participar de um processo pedagógico que se baseie na organização especial de suas funções e em suas características mais positivas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 41564)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito do autismo infantil ou autismo clássico é correto dizer que:
		
	
	Engloba a elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas de atividade do educando.
	 
	Há diferentes graus e extensão do comprometimento: alguns casos afetam poucas áreas do desenvolvimento, em outros a maioria ou totalidade das áreas são afetadas.
	
	De acordo com o diagnóstico, podem ser de ordem: ortopédica- osteomielite, reumatismo, ausência de membros, escolioses, etc.
	
	É um problema de total desadaptação social, devendo o paciente ser internado em hospitais psiquiátricos.
	
	É uma doença caracterizada por uma anomalia congênita onde a ausência de uma enzima que processa o aminoácido com o nome de fenilalanina faz com que ele se acumule no organismo tornando-se tóxico.Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 41569)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marta é uma professora da educação infantil e está especialmente intrigada com Igor - um menino de 5 anos de idade que apresenta um potencial elevado e grande envolvimento com suas tarefas escolares, desenvolvimento intelectual acima do esperado para a sua faixa etária, e liderança sobre os seus colegas. Igor apresenta característica de qual condição que é tratada na Educação Inclusiva?
		
	
	Oligofrenia
	 
	Altas Habilidades
	
	Síndrome de Asperger
	
	Autismo
	
	Transtorno de Personalidade

Continue navegando