Buscar

AV PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV_201407314815 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201407314815 - JOEL SOUZA SANTOS
	Professor:
	TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9040/AA
	Nota da Prova: 5,7    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1  Data: 16/11/2015 21:11:00
	
	 1a Questão (Ref.: 201407395645)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A secretaria municipal de educação de uma capital, que possui uma rede de educação infantil composta por 250 unidades, contratou um pedagogo para fazer um programa de formação em serviço dos educadores de creche. No primeiro encontro para a formação, você deixou os grupos formados por 30 educadoras cada falarem um pouco sobre os problemas ou diferenças que têm no seu cotidiano. O problema que recebeu maior destaque foi o processo de retirada de fraldas nas crianças de 2 anos de idade, porque os educadores acreditam que as crianças não têm higiene com as fezes, porque são provenientes da classe popular. Como você explicaria as características da fase anal para as educadoras de creche, tendo como fundamento a teoria freudiana.
		
	
Resposta: As crianças nesta fase, entende suas fezes como um produto interessate e que possa ser oferecido. Estas crianças estão na fase de desenvolvimento anal. Não se trata, portanto, que as crianças não tenham higine com as fezes, nem por serem provenientes da classe popular.
	
Gabarito: Nesta fase as crianças inauguram o conhecimento sobre as regras morais a partir do descobrimento dos seus excrementos e da possibilidade de controlar a sua retenção e eliminação. Sentem prazer em evacuar e urinar, bem como em falar sobre esses elementos. Para terem o controle dos esfíncteres, precisam ter um tempo mínimo de maturação de 24 meses de idade e toda uma aprendizagem sobre a utilização do banheiro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407395633)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	A loja de cosméticos para criança Vida Natural contratou pedagogo para realizar uma pesquisa sobre a fase de desenvolvimento na faixa etária de 5 anos de idade. De acordo com os gerentes desta empresa, essa faixa etária é responsável pelo maior número de consumo de produtos de higiene pessoal e, desta forma, a empresa deseja compreender qual fator do desenvolvimento que impulsiona esse consumo. Na primeira reunião com a gerência, o pedagogo precisa levar um documento que explique o desenvolvimento da criança nos domínios: biossocial, cognitivo e psicossocial. O objetivo é apresentar como a criança de 5 anos de idade já amadureceu algumas habilidades, como ele pensa e como a sua personalidade está sendo estruturada. Se esse profissional utilizar as teorias de Piaget e Freud, como descreveria esse desenvolvimento da criança de 5 anos de idade. Explique as características das crianças de 5 anos nas fases pré-operatória e fálica, respectivamente.
		
	
Resposta: Nesta fase, observando o aluno pelo ponto de vista do desenvolvimento biossocial, o aluno cresce de por volta de 2,5 a 6 ou 7 cm por ano, então uas vestimentas e calçaos precisam ser trocados todos os anos. Visto pelo lado cognitivo, seu desenvolvimento, também requer itens, como brinquedos e roupas mais apropriados para sua idade, pois eles passam a ser mais exigentes, além do que eles precisam mostrar a seus amiguinhos suas novas aquisições. E os pais querem que seus "homenzinhos" ou suas "mocinhas" se sintam felizes e enquadrados em um contexto de terem um pouco mais de responsabilidade e autocrítica, intereção dele com os demais amiguinhos é muito maior e as brincadeiras constantes Nesta fase, a criança também come mais do que em outras biossocial, cognitivo e psicossocia a criança de 5 anos de idade já amadureceu algumas habilidades essa faixa etária é responsável pelo maior número de
	
Gabarito: a)Na fase pré-operatória essa criança estaria imersa num mundo simbólico em que o faz-de-conta se mesclaria ao seu conhecimento da realidade. Ela seria uma criança egocêntrica, pois em suas cognições usaria apenas o seu ponto de vista para compreender a realidade. E por fim, seria uma criança em franco desenvolvimento da linguagem nos aspectos oral, pictórico e escrita. Já na fase fálica, seria uma criança na fase de construção da sua identidade sexual e da compreensão sobre os diferentes gêneros, a partir das análises e deduções que faz dos comportamentos dos homens e das mulheres. Estaria vivendo uma dinâmica edipiana com seus pais em que se apaixonaria (inconscientemente) pelo progenitor do sexo oposto e se manteria como uma rival do progenitor do mesmo sexo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407920754)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tendo com base o conceito de embriogênese de Jean Piaget, podemos afirmar como verdadeiro:
		
	 
	Diz respeito ao desenvolvimento do corpo, mas também ao desenvolvimento do sistema nervoso e ao desenvolvimento das funções mentais.
	
	Diz respeito à construção de estruturas variáveis que, ao lado de características que são constantes e comuns a todas as idade.
	
	É desenvolvida apenas na infância, em decorrência das necessidades inerentes ao processo de formação motor e psicológico.
	
	É processo mental pelo qual os dados das experiências se incorporam aos esquemas de ação e aos esquemas operatórios existentes.
	
	É o processo pelo qual reorganizamos o pensamento, mudamos nossas estratégias, aperfeiçoamos nossas habilidades.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408050770)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com os estudos de Vygotsky, marque a alternativa correta:
		
	 
	As mudanças que ocorrem em cada um de nós têm sua raiz na sociedade e na cultura
	
	A criança não sofre influência do meio.
	 
	Desenvolvimento é fruto de maturação biológica
	
	A aprendizagem é mecânica
	
	Desenvolvimento e aprendizagem são inatos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407587388)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Num debate sobre o tipo de formação que ofereciam para os alunos do colégio Zeus, o professor Roberto trouxe o referencial da aprendizagem significativa para nortear as aulas de ciências. Dentro desse referencial, qual seria a postura correta do professor para o ensino de ciências?
		
	
	trabalhar com questões do ENEN afim de mostrar o significado das questões nos exames nacionais.
	
	trabalhar com o conhecimento do estado da arte do tema pesquisando tudo o que já foi sistematizado sobre ele e que tenha significado na vida do aluno.
	
	iniciar os estudos sobre a produção científica sobre o tema e concluir com experimentos práticos que mostrem o significado das teorias estudadas.
	 
	retratar a explicação científica tendo a cultura do aluno e suas experiências anteriores sobre o tema estudado como âncoras que serão usadas na memorização do conhecimento .
	
	evocar as memórias dos alunos sobre os fatos da natureza, corrigindo todas as distorções da realidade e apresentando os erros que eles têm na construção do pensamento significativo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408007278)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todo professor precisa conhecer sobre o TDAH para mediar à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na escola. A  seletividade  aos estímulos relevantes é condição necessária para a ocorrência da aprendizagem em geral e, em especial, as escolares. Estamos falando de qual processo psicológico?
		
	
	Memória
	
	Imaginação
	
	Motivação
	 
	Atenção
	
	Percepção
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407376996)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao observar seu bebê de 6 meses de idade, Marta percebe que ele realiza uma atividade de forma repetitiva: jogar a chupeta no chão. Como não compreende essa atitude, já que o bebê gosta e se acalma ao usar a chupeta, Marta pergunta para a educadora da creche por que ele faz isso. Como resposta, a educadora responde que é um esquema de conhecimento que faz parte das reaçõescirculares. Marque a única alternativa que responde corretamente sobre o que são reações circulares na obra de Jean Piaget.
		
	 
	São reações que objetivam provocar resposta de outra pessoa ou objetivo de acordo com o comportamento do bebê.
	
	São reações típicas de birra que se iniciam quando a criança já tem tônus muscular para ficar sentada.
	
	É uma reação típica dos primeiros dias de vida quando o bebê vive um ciclo temporal que se limita a dormir e se alimentar.
	
	Reações comportamentais que são motivadas pelo interesse em objetos que normalmente não são oferecidos ao bebê e geram muita ansiedade diante do seu desejo.
	 
	Essas reações acontecem como um ciclo vicioso quando o bebê está insatisfeito com o tratamento que lhe é dispensado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407915737)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Márcia tem 8 anos de idade, cursa o 3º. ano do ensino fundamental. Estava no laboratório de ciências de seu colégio realizando experiências com água em diferentes tubos de ensaio. Num desses experimentos, Márcia conta que ao passar a água de um tubo de ensaio fino para outro com um diâmetro maior de largura, percebeu que o volume de água se mantinha o mesmo e podia ser identificado na numeração do tubo. Entretanto, seus amigos foram categóricos em afirmar que a água tinha diminuído a quantidade quando foi passada para o tubo mais largo. Marcia tentou provar a inconsistência da fala dos amigos, retornando com a água para o tubo anterior e mostrando que o volume era o mesmo. Qual das operações abaixo foi realizada por Marcia neste experimento?
		
	 
	O pensamento hipotético-dedutivo
	
	A permanência do objeto
	
	A simbolização
	 
	A reversibilidade
	
	A conservação da massa
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407969781)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Já é a segunda vez que Pedro Marcus é reprovado no quinto ano do ensino fundamental. Os professores foram enfáticos ao expressarem o seu descontentamento com o comportamento e a falta de interesse de Pedro Marcus. Ana Laura, a orientadora educacional, trouxe o seguinte texto para a discussão na reunião de professores:
Cada aluno tem um ritmo e uma forma diferente de aprender. A aprendizagem é um complexo processo que sempre envolve a mediação de outra pessoa. Muitas vezes, quem mais precisa de estratégias diversificadas de mediação para construir e sistematizar os conhecimentos, é alijado do processo educativo sob rótulo do desinteresse e da rebeldia.
Após a leitura, ela pediu alternativas que ajudassem o referido aluno a ter melhor desempenho acadêmico tendo em vista que ele é portador de TDAH. Marque a alternativa correta abaixo:
I) Despertar a sua motivação através da premiação e do reconhecimento dos seus êxitos escolares.
II) Sentar o aluno próximo do professor e manter com ele uma mediação diferenciada, chamando-o muitas vezes pelo nome para reforçar um elo de companheirismo entre ambos e fazendo perguntas pertinentes que aumentem o foco atencional.
III)Iniciar o processo de exposição oral das matérias motivando-o, focando a sua atenção, através da sua participação sistemática em todo o processo explicativo.
Está(ão) correta(s):
		
	 
	Apenas a alternativa I
	 
	Todas as alternativas
	 
	Apenas as alternativas II e III
	 
	Apenas a alternativa III
	 
	Apenas as alternativas I e III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408018761)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A construção da identidade é um processo psíquico que ocorre ao longo da vida, entretanto, na adolescência, ela passa por novos desafios. No que se refere à construção da identidade do adolescente, são importantes elementos que precisam ser reorganizados em sua vida:
		
	
	Noções de conservação de massa e volume
	
	Compreensão simbólica sobre os objetos
	
	Conhecimento sobre artes e outros temas joviais
	 
	Tamanho, forma do corpo e sexualidade
	
	Os conceitos matemáticos e geométricos

Outros materiais