Buscar

Prova Discursiva Currículo e organização escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
 
“Parece não haver dúvidas quanto à importância do currículo no processo educativo escolar. É por intermédio do currículo que as “coisas” acontecem na escola. No currículo se sistematizam nossos esforços pedagógicos. O currículo é, em outras palavras, o coração da escola, o espaço central em que atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração. O papel do educador no processo curricular é, assim, fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula. Daí a necessidade de constantes discussões e reflexões, na escola, sobre o currículo e sobre os estudos que o tomam como objeto de análise.”
 
MOREIRA, A.; CANDAU, V. Currículo, Cultura e Sociedade.  In Indagações sobre o currículo no ensino fundamental.Programa Salto para o futuro. Boletim 17. Setembro 2007. p. 21. Disponível em: < http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/155518indagacoes.pdf#page=20>. Acesso em 28/12/2014.
 
O currículo tem papel central no processo educacional, e por isso ha a necessidade latente de se debater e revê-lo constantemente.
Com base no texto dado e nos conteúdos do livro-base, descreva:
Quais são as consequências (implicações) do currículo sobre o campo educacional?
De que forma o currículo escolhido pela escola a afeta?
Nota: 16.0
	O currículo traz em si concepções politicas e sociais. As implicações referem-se a uma série de valores que, implícita ou explicitamente, estão atrelados às finalidades sociais, políticas e econômicas de uma instituição escolar.  O valor social e politico da escola se manifesta de diferentes maneiras a partir de um determinado currículo, independente do discurso e das declarações que tentam justifica-lo.
(LIVRO BASE, p. 76)
.
Questão 2/5
A gestão escolar deve estimular, portanto, uma forma de educação que aporte “um caráter prático a fim de facilitar ao aluno a transição entre a escola e a realidade integral da existência, a fim, de capacitá-lo a compreender seu meio a se dirigir autonomamente.
WELLEN, Henrique. WELLEN Hericka. Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica. Curitiba: Intersaberes, 2012 p.176
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a função da escola hoje.
Nota: 20.0
	A função da escola vai além do simples ato de transmitir conteúdos, mas é espaço de socialização e de produção de conhecimento. Ela não é estática, mas um espaço de troca, do contraditório e da busca por uma sociedade justa e igualitária, caminhando neste contexto para uma concepção de educação que busque formar o aluno na sua integralidade, abrangendo os aspectos que formam como humano, agente transformador social (p 139-140)
Questão 3/5
( ...) o que observamos hoje nas escolas é que, do ponto de vista teórico, há uma busca pela gestão democrática e participativa, por um projeto educacional construído com a participação de todos, por um processo de decisão colegiadas e por um ideal no qual os alunos sejam comparticipes de suas aprendizagens.
BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.56 e 57)
  
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a gestão democrático-participativa.
Nota: 20.0
	Esse estilo de gestão baseia-se na participação de todos e na responsabilidade coletiva, tendo como eixo a interação da direção e o envolvimento de todos os componentes da instituição de ensino. (p. 95).
Questão 4/5
[...] A nomenclatura utilizada para denominar o gestor da escola é a de diretor. Ficou também evidenciado que as atribuições do cotidiano de trabalho desses diretores exigem competências e habilidades necessárias para atender aspectos políticos, administrativos, pedagógicos e sociais. Apareceram como atribuições mais frequentes: ser observador, ouvinte, ter conhecimento da legislação vigente, dirigir, acompanhar, coordenar, avaliar, responder pelas questões administrativas e pedagógicas da escola, delegar atribuições, integrar escola/família/comunidade, solicitar verbas, manter um clima harmonioso no ambiente escolar, preservar o bom funcionamento da escola e resolver conflitos decorrentes do dia- a- dia.
FRANCISCO, Denise Arina. SCHNEIDER, Elaine Cristina Araújo (Organizadoras). Ações, reflexões e desafios na formação do pedagogo na contemporaneidade [recurso eletrônico]. Novo Hamburgo: Feevale, 2010 (p 60)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva as principais características da formação de um diretor escolar.
Nota: 20.0
	A formação do diretor escolar deve contemplar: reflexões teóricas: entendimento das políticas educacionais no contexto sócio-político-cultural, instrumentalizando para a intervenção nos espaços políticos, pedagógicos e curriculares. Desenvolvimento de habilidades de interlocução entre os diferentes sujeitos do espaço escolar, visando a construção dos processos pedagógicos nas instituições educativas ou nos movimentos sociais, conduzidos pela obrigação com a democratização das relações sociais. Aproximação teórica sobre o planejamento e a gestão dos sistemas de ensino, considerando as ferramentas metodológicas e tecnológicas usadas como propiciadoras de diálogo interno e articulação com os movimentos da sociedade civil (p. 31-32)
Questão 5/5
A LDBEN expressa os valores e os princípios que devem orientar a ação educativa nas escolas. Os valores são os do interesse social, o direitos e deveres dos cidadão, os do respeito ao bem comum e à ordem democrática, da tolerância, da solidariedade e do fortalecimento dos laços familiares; os princípios são da ética, da politica e da estética.
Os princípios apresentam-se como um nível mais concreto dos valores, considerando tanto as características culturais, da produção, do trabalho e do conhecimento no interior da sociedade contemporânea, quanto as condições especificas da sociedade brasileira.
CASTRO, Amélia D. C.; CARVALHO, Anna M. P. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005. p. 38.
 
Com base nas aulas, no texto dado e nos conteúdos abordados no livro-base, explique qual é o papel da LDBEN na educação nacional.
Nota: 16.0
	Espera-se que o aluno compreenda que a LDB define:
As diretrizes e bases, os princípios e regras da educação nacional, que deverão ser seguidos por todas as escolas brasileiras.
Estabelece orientações sobre os princípios a serem seguidos para elaborar a Proposta Pedagógica da escola;
Determina as regras para a educação a nível nacional: como a carga horária e período letivo mínimo;
Delineia aspectos gerais para a organização do trabalho pedagógico nas escolas;
Define orientações para todos os níveis de educação, determinando qual a finalidade desta e seus objetivos.
(LIVRO BASE, p.163-168)

Outros materiais